9 feiras de iniciativas sociais no Sesc SP

16/03/2022

Compartilhe:

Feira de Iniciativas sociais. Foto: Renata Teixeira

Muitas vezes não percebemos, mas as nossas escolhas – por mais simples que sejam – causam impacto no mundo. Repensar sobre o que compramos é o primeiro passo para praticar o consumo consciente e solidário.  

Ao consumirmos um produto, escolhemos também que tipo de cadeia produtiva iremos apoiar e qual a nossa interferência no meio ambiente. Procurar se informar sobre a história, a origem das matérias-primas, o tipo de trabalho empreendido e o resíduo produzido são questões fundamentais que devemos nos fazer muito antes de colocar aquele item na sacola (reutilizável, por favor!). 

Comprar de pequenos produtores, redes e cooperativas pode impactar positivamente toda a cadeia de consumo. Com o aumento do apoio à produção socialmente responsável, mais pessoas poderão se engajar e expandir este modo de produção. Assim, novos produtos, alinhados eticamente com os consumidores estarão disponíveis no mercado

Para te ajudar a conhecer algumas dessas cooperativas, redes de produtores locais e empreendimentos comunitários, apresentamos esta lista com nove feiras de iniciativas sociais que acontecerão em seis unidades do Sesc SP entre os dias 18 e 27 de março de 2022, dentro do projeto institucional “Nós: criação, trabalho e cidadania”. 

Além das feiras, a programação conta com cursos, oficinas e bate-papos, em atividades presenciais e on-line. Com essas ações, o Sesc pretende fomentar processos educativos que visam ampliar as possiblidades de melhoria das condições de vida e o desenvolvimento comunitário. 

A programação completa você pode acessar em www.sescsp.org.br/nos 


SESC CAMPO LIMPO 

Feira de Iniciativas Sociais 

Mostra de trabalho de empreendedores locais da zona sul de São Paulo. A partir da atuação dessas iniciativas, verifica-se a efetivação do conceito da economia solidária, a prática de saberes diversos e seus impactos positivos na comunidade em que vivem.

Com Artes Jão, Morada das Suculentas, As Vieiras, Marcenaria Sustentável HT, Flor do Gueto Brechó, Amô Aromas Afetivos, Arts da Nina, Bel Prandina, Ateliê Ivonete Fontes, Com Papel Encadernação Artesanal.

De 19 a 27/3. Sábados e domingos, das 11h às 18h
Local: Praça das Corujas do Sesc Campo Limpo   


 
SESC ITAQUERA 

Feira Valoriza Ação! 

Espaço de trocas onde iniciativas sociais, culturais e ambientais da Zona Leste expõem seus projetos, produtos, ideias e saberes. A feira é uma forma de ampliar a visibilidade desses grupos e contribuir com a geração de renda local a partir de fazeres inspirados no território, com base em boas práticas de valorização do trabalho, inclusão produtiva e sustentabilidade.  
Com Associação de Agricultores da Zona Leste, Sítio Recanto Paradiso, Mulheres do GAU, Da Lama Studio, Coletivo Meninas Mahin, Soudpano, Kitanda das Minas, Revitalize, Abelhas Nativas, Herborá, Instituto Agroterra, São Matheus em Movimento, Recicla Beleza Sustentável. 

Dias 26 e 27/3. Sábado e domingo, das 10h às 16h
Local: Praça de Eventos   


SESC JUNDIAI

Mulheres e Resistências 

A feira é uma oportunidade de conhecer o trabalho de mulheres artesãs e empreendedoras que geram renda com projetos de economia criativa e solidária. Será promovida uma roda de conversa para que cada participante possa contar um pouco de sua história. Participação da DJ Maravilha, com som ambiente, e show do grupo, Odisseia das Flores.  

Com Silvia Marcelino, da Preta Eu, Clarissa Oliveira, da Maria das Três, Flávia Ryssi, da Trança Fios, Jacqueline Diniz, da Sussuarana biojóias, Donate Alcione, da Donate papel Reciclado, Flávia Praxedes, da Quê COLAB, Ariadna Nascimento, da Negrita Arteira, Chaiane Mendes, da Chai Chik, Letícia Arruda, da Lapidados Diamante, Collab e Iolê Skate Rua e Georgete Maloupas (Jô) da Dona Vera Vest.   

Dias 26 e 27/3. Sábado e domingo, das 10h às 16h
Local: Terraço


SESC PINHEIROS 

Rede nóis por nóis 

Rede de produtoras locais situada no Grajaú, que busca soluções e conexões para o desenvolvimento econômico local e conta com um núcleo de apoio a empreendedores e moradores que buscam desenvolvimento profissional e pessoal. 

Dia 18/3. Sexta, das 18h30 às 21h30
Local: Praça (térreo)   

Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã 

Apresenta rede de produtoras que tem como objetivo a comercialização direta de produtos agroecológicos e artesanais na localidade e na cidade. Realizam evento mensal no bairro do Butantã (Zona Oeste de SP) com diversas atividades culturais. 

Dia 19/3. Sábado, das 14h às 18h
Local: Praça (térreo)   

Feira Afro Meninas Mahin 

Mostra de produtos com o objetivo de fomentar o empreendedorismo da mulher preta e contribuir no combate às desigualdades raciais. O Coletivo atua mediante atividades afirmativas e práticas de integração por meio de atividades artesanais, artísticas, esportivas, musicais, literária, oficinas, ações de cidadania, entre outras.
Com o Coletivo Meninas Mahin.    

Dia 20/3. Domingo, das 14h às 18h
Local: Praça (térreo)    


SESC RIO PRETO

Feira Cultural Independente 

Artistas e artesãos de Rio Preto e região se encontram para o projeto “Tecendo a Rede de Saberes”. São convidados a expor e comercializar seus produtos diretamente ao público frequentador da Unidade.

Dia 18/3. Sexta, das 17h às 21h30
Dia 19/3. Sábado, das 10h às 18h30
Local: Comedoria – Área externa


SESC SÃO CAETANO

Mostra Agroecológica – Circuitos Sustentáveis  

Circuitos Sustentáveis é um projeto de fomento das cadeias produtivas na agricultura orgânica e agroecológica. A mostra agroecológica convida agricultores locais e de outras regiões do estado para apresentar seus produtos oriundos de técnicas de preservação do solo e da biodiversidade.
Com Coopafasb, Ideia Natural e Terra Viva.

Dias 19 e 26/3. Sábados, das 10h às 15h
Local: Convivência e Jardim

Mostra – ABC da Economia Solidária 

Você sabe o que é Economia Solidária? 
Essa mostra trará algumas iniciativas de economia solidária realizadas na região do ABC. São trabalhos diversos de sustentabilidade com a venda de orgânicos, empreendimentos de saúde mental, artesanato, finanças solidárias e alimentação na geração de renda. 

Dias 19 e 26/3. Sábados, das 10h às 15h
Local: Convivência e Jardim


Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.