Temporada França-Brasil 2025 

01/08/2025

Compartilhe:

Sesc São Paulo promove diálogos entre culturas e a difusão artística em programação com mais de 20 atividades nas unidades da capital e do interior (foto: Last Supper)

De agosto a dezembro, é realizada a Temporada França-Brasil 2025, acordo entre os governos dos dois países para a promoção de um conjunto de ações que celebram os 200 anos de suas relações diplomáticas, com atividades em 15 cidades brasileiras. O Sesc São Paulo integra a programação com atividades nas áreas de artes visuais, teatro, música, dança, literatura, circo, cinema, sustentabilidade e direitos humanos.    

De acordo com o Diretor do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina, a iniciativa bilateral expressa valores fundamentais para a instituição, como a diversidade de expressões, o intercâmbio cultural e a colaboração entre indivíduos, instituições e países. “Com essa significativa participação na Temporada França–Brasil, o Sesc São Paulo fortalece sua atuação como agente de difusão artística e plataforma de diálogo entre culturas, promovendo o acesso à arte e ao conhecimento por meio de experiências plurais, inovadoras e transformadoras junto à França”, afirma.   

A abertura oficial da Temporada em São Paulo é realizada no Sesc Pompeia com duas ações. A exposição “O Poder de Minhas Mãos”, reunião de artistas contemporâneas africanas e afro-diaspóricas, tem visitação a partir de 24/8, domingo – uma parceria com o Musée d’Art Moderne de Paris e Paris Muséees. No Teatro da unidade, nos dias 23 e 24/8, o Concerto Brasil-França apresenta orquestra formada especialmente para a ocasião, reunindo músicos franceses, brasileiros e africanos, com curadoria e participação de Lucas Santtana. No repertório, releituras de clássicos do cancioneiro brasileiro e francês, além de músicas dos artistas.  

No mesmo final de semana, o espetáculo Les voyages, do Collectif Cie XY, que também integra o CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, ocupa o Parque da Independência, transformando-o em um palco de experimentações acrobáticas imprevisíveis.  

Ainda entre os destaques da programação, estão as exposições FITE – Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand, no Sesc Pinheiros, com abertura em 24/8; e O Mundo Segundo a I.A., a partir de 27/11 no Sesc Campinas, que reafirma a parceria longeva do Sesc com o centro de arte Jeu de Paume.   

Confira a programação completa em: sescsp.org.br/francabrasil2025 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.