
Em agosto, o Sesc Itaquera apresenta uma programação especial em celebração à cultura hip hop, alinhada ao seu aniversário mundial, comemorado em 11 de agosto. Mais do que música, o hip hop representa uma força cultural que atravessa gerações e territórios, com raízes profundas na história da população negra, especialmente em São Paulo, onde o movimento se fortaleceu e ganhou identidade própria.
Localizado na Zona Leste de São Paulo, o Sesc Itaquera tem um público diverso, mas com forte conexão com as expressões da cultura negra. Entre elas, a black music e o hip hop ocupam lugar de destaque.
Pensando nisso, nasce o projeto bienal Realeza Negra, uma iniciativa que reconhece e valoriza a importância histórica e cultural do hip hop no Brasil e no mundo.
Mais do que uma homenagem ao hip hop, o projeto Realeza Negra é uma afirmação da importância da cultura negra na formação da identidade brasileira. A programação traz shows, oficinas, encontros e intervenções que reforçam o papel transformador da arte e da memória coletiva.
A cada edição, a proposta é oferecer experiências que estimulem o pensamento crítico, a valorização da história e o fortalecimento dos vínculos com o território — tudo isso através do protagonismo negro e da linguagem potente do hip hop.

Confira abaixo as atividades que integram a edição 2025 do projeto Realeza Negra no Sesc Itaquera:
Com Barbara Tristão, Plyor Artitude, Coletivo Arte Indigesta, Coletivo Kãocreto e Confecção Identidade (Artes Visuais)
Sesc Itaquera – Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Horário de funcionamento do Sesc Itaquera: quartas a domingos e feriados, das 9h às 17h – Acompanhe também no Instagram
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.