
Amplamente ilustrado, O Théâtre du Soleil: os primeiros cinquenta anos narra a epopeia de um grupo que se destaca pela originalidade de seu funcionamento e método de trabalho
Fundado por Ariane Mnouchkine há mais de cinquenta anos, o Théâtre du Soleil marcou época por sua trajetória exemplar, longevidade e renome de seus espetáculos. Revolucionárias no começo, fascinantes hoje em dia, suas práticas continuam uma referência para grupos de teatro no mundo inteiro. Em O Théâtre du Soleil: os primeiros cinquenta anos, a autora Béatrice Picon-Vallin narra a epopeia desse grupo que se destaca pela originalidade de seu funcionamento e método de trabalho. Coerente com seu subtítulo, esse volume – enriquecido por uma iconografia em sua maioria inédita – é o primeiro relato histórico dos primeiros cinquenta anos do Théâtre du Soleil.
Béatrice Picon-Vallin é especialista em teatro do século XX. Suas pesquisas incluem a história do teatro russo, as questões relativas ao teatro europeu, à encenação, ao trabalho do ator, compreendendo ainda as relações entre a cena e as imagens (cinema, vídeo, novas tecnologias), a pedagogia do trabalho da cena e a relação com as neurociências. É diretora de pesquisas no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), professora de história do teatro no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris, diretora das coleções Arts du spectacle (CNRS) e diretora de teatro. Além disso, tem colaborado com as principais publicações especializadas em teatro na França, na Rússia e em diversos outros países.
O Théâtre du Soleil mapeia o caminho ao mesmo tempo que conta como foi a viagem capitaneada por Ariane Mnouchkine ao longo de cinco décadas. Entre o prólogo – que descreve os primeiros anos da formação da trupe – e o epílogo – que traz uma reflexão sobre os aspectos que nortearam o trabalho desenvolvido pelo Soleil –, sete capítulos permitem que o leitor acompanhe, peça a peça, detalhes dos processos de produção, das apresentações e dos desdobramentos de cada espetáculo. Imagens raras, croquis e anexos (onde encontram-se as referências cronológicas e os programas das peças) completam o livro, uma coedição entre as Edições Sesc São Paulo e a editora Perspectiva.
Veja também:
:: Trecho do livro:
—
Produtos relacionados
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.