Jogo da Memória Nheengatu

09/09/2025

Compartilhe:

O Nheengatu foi a primeira língua presente na exposição Assojaba Tupinambá Umbeumbesàwa: o manto tupinambá canta e conta a história, com todos os textos traduzidos também para o português. Essa escolha coloca as línguas indígenas em posição de protagonismo, afirmação e valorização, tanto na mostra quanto no Brasil de forma mais ampla.

Dentro dessa proposta, o Jogo da Memória Nheengatu surge como uma ferramenta pedagógica que busca promover reflexões e debates não apenas sobre o Nheengatu, mas também sobre outras línguas indígenas, em diferentes contextos educativos e formativos.

O material deve ser impresso em papel A4, frente e verso, recortado e plastificado para garantir maior durabilidade.

Para jogar, a dinâmica é simples: encontrar os pares de cartões e ler os nomes em português e em Nheengatu em voz alta. Ganha quem formar mais pares, mas o grande objetivo é proporcionar contato e aproximação com o Nheengatu!

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.