
De 19 a 21 de setembro de 2025 o Sesc São Paulo participa da 15ª edição da Virada Sustentável, festival de mobilização que promove uma diversidade de ações gratuitas de sustentabilidade pela cidade. E neste ano apresenta como eixo condutor a pergunta: “O que é importante informar sobre mudanças climáticas e sustentabilidade?”, reforçando a importância de informação de qualidade sobre as Mudanças do Clima para a população.
O festival propõe também a aproximação do público a temas como consumo consciente, água, biodiversidade, mobilidade urbana, cidadania, inclusão social, justiça climática, entre outros. No ano que o Brasil sedia a COP 30, a Virada Sustentável promove a discussão sobre mudanças climáticas para pessoas, grupos, organização da sociedade civil, coletivos de cultura, movimentos sociais e instituições públicas e privadas, buscando ampliar a presença e o protagonismo do Brasil sobre a pauta socioambiental.
Como parceiro do festival, o Sesc São Paulo realiza atividades gratuitas de Educação para a Sustentabilidade com vivências, oficina, visitas mediadas e espetáculo:
No Sesc Interlagos, a vivência Observando os Rios, convida o público a realizar a análise da qualidade da água da represa Billings através de medições físicas e químicas. Na atividade, Plantação de Brincadeiras, realizada no Jardim das Brincadeiras, espaço ambiental da unidade,estimula as crianças a construírem suas brincadeiras a partir da interação com uma diversidade de elementos naturais que o ambiente oferece: terra, troncos, gravetos, sementes, folhas, flores e muitos outros.
No Sesc Itaquera, a oficina Mãos na Terra: Técnicas de Compostagem e Adubação o público é convidado a cultivar diversas mudas de hortaliças e ervas aromáticas com o composto orgânico coletado da composteira da unidade, com Reciclaorgânico. A visita mediada, Trilha da Samambaiaçu: Mata Atlântica e Emergência Climática, realiza uma reflexão sobre como a regeneração da Mata Atlântica pode nos ajudar na adaptação e indicar caminhos sobre a crise climática, com Agentes de Educação Ambiental.
No Sesc Galeria, a visita mediada, Pelo Centro: Caminho das Árvores propõe um olhar sensível e crítico sobre o ambiente urbano, valorizando a memória e a observação das dinâmicas sociais e culturais do território, com Instituto Trilhas. No Sesc Vila Mariana, o espetáculo Plantando Água: Bloco Fluvial do Peixe Seco no Plantio Global, embala um o mutirão com suas reflexões musicais sobre as águas da cidade e suas maiores guardiãs, as árvores, com Bloco Fluvial do Peixe Seco.
A programação completa pode ser acessada em sescsp.org.br/viradasustentavel.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.