
Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro, o Sesc Bom Retiro traz uma programação que inclui uma feira, rodas de conversa e uma apresentação musical. O evento faz parte do projeto Modos de Acessar, ação para todos os públicos que coloca a educação como eixo para fortalecer atitudes anticapacitistas, na perspectiva de valorização do potencial de cada pessoa.
A Feirinha do BomRá traz a exposição e venda de produtos variados advindos da arte e do empreendedorismo de pessoas com deficiência. O espaço busca promover o encontro de diferentes narrativas, histórias e afetos a partir da visibilização de projetos, ideias e saberes voltados para a geração de uma economia criativa e solidária. A produção a ser exposta e comercializada é composta de trabalhos artesanais, como livros, materiais gráficos, tecidos e vestuário, e até tecnologias educacionais que podem auxiliar na comunicação e facilitar a inclusão de pessoas com deficiência.
A programação inclui ainda uma roda de conversa e um bate-papo durante o dia, ambos gratuitos. A primeira, Parentalidades Atípicas, com Fabio Sousa (Tio .faso), Liz Miranda, Adriana Barros e Eliseu Acácio e mediação de Lígia Zamaro, traz a experiência de pais de crianças e jovens neurodivergentes e/ou com deficiência. A partir das trajetórias pessoais serão abordados temas que vão desde o desenvolvimento de aspectos físicos, emocionais e comportamentais, passando pelas adaptações necessárias e a importância das redes de apoio, bem como os cuidados com quem cuida.
Depois, é a vez de Empreendedorismo Para e Com Pessoas com Deficiência, com Priscila Siqueira, Naty Souza e Fabiane Campos. A partir de suas trajetórias pessoais e profissionais as convidadas desse bate-papo apresentam suas iniciativas e estratégias para desenvolver negócios sociais usando os mecanismos do mercado para se sustentarem financeiramente, além de possíveis caminhos para superar as barreiras capacitistas que ainda existem no mercado de trabalho.
A atividade contará ainda com a apresentação do pianista Ari Protázio. O músico, que é cego, apresenta o show solo “Escolhi Ser Feliz”, celebrando os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – às 16h, na Praça de Convivência, grátis.
Confira a programação:
Feirinha do BomRá – Modos de Acessar
com Divesca, Atucá Brinquedos Especiais, Vale PCD, Projeto Psiquê, Projeto Somos, 28 Presentes, Mães que Escrevem, Tio .faso, Henrique Yasuhiro – HEY, Valkiria Arts, Crochê com Amor e Idealibras
21/9, domingo, 13h às 17h30
Praça
Acessibilidade: a ação terá intérprete em Libras no local.
Parentalidades Atípicas
com Fabio Sousa, Liz Miranda, Adriana Barros e Eliseu Acácio. Mediação de Lígia Zamaro
21/9, domingo, 13h30
Sala de Oficinas 1
Grátis. Retirada de senhas no local, com 30 minutos de antecedência.
Acessibilidade: atividade com interpretação em Libras.
Empreendedorismo para e com Pessoas com Deficiência
com Priscila Siqueira, Naty Souza e Fabiane Campos, e mediação de Fernanda Mayra
21/9, domingo, 15h
Praça
Acessibilidade: atividade com interpretação em Libras.
Ari Protázio
Show Escolhi Ser Feliz
21/9, domingo, 16h
Praça
Acessibilidade: show com Libras e audiodescrição.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.