Caminhabilidade é um conceito que avalia o quão fácil, seguro, confortável e agradável é caminhar em determinado espaço urbano. Ele está diretamente ligado à qualidade de vida nas cidades e envolve diversos fatores que influenciam a experiência do pedestre.
E um desses fatores é a Acessibilidade, ou a facilidade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, crianças e pessoas com deficiência.
Uma caminhada para levantar pontos que dificultam a acessibilidade ao espaço – como é o andar nas ruas para pessoas cegas, pessoas com baixa visão, ou que tenham dificuldades de locomoção por outros vários motivos. Como garantir o direito a uma cidade acessível? Um pensar o entorno para um público que quer discutir a cidade.
Propomos uma caminhada no entorno do Sesc Galeria, e uma conversa sobre a acessibilidade e mobilidade nas ruas de São Paulo. Vamos falar sobre a acessibilidade de forma geral e debater com os participantes sobre o que é ser acessível e como lidar com as diferentes deficiências nos acessos pelas ruas e estabelecimentos da cidade. Abordando, por exemplo, sobre as dificuldades no acesso a alguns prédios históricos e como tentar acabar com essas barreiras. Além de mostrar a importância de ter funcionalidades que atendam as diversas necessidades para que o pertencimento nos espaços de lazer, educação, saúde, entre outros, seja de fato para todos.
Na conversa durante a caminhada, mediada por Flavia Mariano, audiodescritora roteirista e narradora, falaremos das experiências vividas no dia a dia pelas perspectivas de Lara Souto, professora de inglês e audiodescritora consultora, Alessandra Paulo, atleta de paracurling, e Marcelo Itikawa, massoterapeuta e audiodescritor consultor, usuário de cão-guia.
Flavia Mariano
Bacharel em Hotelaria, pós-graduada em Tradução Inglês-Português, com especialização em audiodescrição. Busca uma sociedade mais acessível, disponibilizando cultura e lazer com tradução, legendagem para surdos e ensurdecidos e audiodescrição. Fez a narração de audiodescrição de peças como “Legalmente Loira”, “Elvis – a Musical Revolution” e “Petra”. No Sesc, participou da equipe de acessibilidade das peças “Luvas e Anéis”, “Furacão”, “Um dia, um rio”, “Deserto”, do show “Pastoras do Rosário”, da palestra com Rashid e Itamar Vieira Junior, entre outros eventos, como “A São Paulo de Chico Buarque”, “Trilha do Chão” e coordena o projeto “Avenida Paulista às Cegas”.
Lara Souto
Lara é graduada em Letras, bacharelado e licenciatura em Inglês/Português e Pedagogia. É especialista em linguagens da arte, inclusão e gestão das diferenças e a Arte de ensinar a Arte. Foi coordenadora de desenvolvimento de programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Atualmente, cursa pós-graduação em Audiodescrição pela PUC-Minas, é professora de inglês na rede municipal de São Paulo e consultora em acessibilidade, audiodescrição e educação inclusiva.
Alessandra Paulo
Alessandra é atleta de paracurling e pratica algumas atividades radicais. Já fez descida de rapel em pedreira, ponte e balão, além de participar de corridas de inclusão. É mãe de um rapaz de 24 anos.
Marcelo Itikawa
Marcelo é bacharel em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2013 trabalha como massoterapeuta no Hospital Samaritano. Paralelamente, também é audiodescritor consultor. É uma pessoa com deficiência visual e usuário de cão-guia.
Roteiro:
Saída: Sesc 24 de Maio – Foyer
Teatro Municipal/ Sesc Galeria
Galeria do Rock
Largo Paissandu
Av. São João
Vale do Anhangabaú
Acessibilidade: Libras e Audiodescrição