Duração: 150 minutos
atividade presencial
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Inscrições a partir das 14h de 10/2 para Credencial Plena, e a partir das 14h de 30/1 para demais categorias.
O cinema noir e o neo-noir chamam atenção pelas suas tramas sombrias de visual marcante e, em sua maioria, com protagonistas homens. Mas como mulheres, negros e pessoas da comunidade LGBTQIAP+ são retratadas nessas obras?
O curso traz um panorama de como as minorias sociais foram representadas no cinema noir e como evoluíram dentro do cinema neo-noir, as diferenças de retratação desses grupos em cada estilo cinematográfico e como cada um desenvolve a representatividade dentro das suas narrativas.
Carissa Vieira é natural de Recife/PE e radicada em São Paulo, é formada em Artes Cênicas e Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É curadora dos eventos Cine PE e Tela Brasileira, além de já ter passado pela curadoria e júri de vários outros festivais e mostras de cinema. Roteirista audiovisual, é professora e dá consultoria de roteiro focadas em questões de gênero e raça. Produz, também, conteúdo nas redes sociais sobre questões de gênero e raça dentro do cinema e televisão.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.