foto: Lucas Sousa
foto: Lucas Sousa

Baile da Bicharada

Com Carimbó é o bicho!

Santana

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Só chegar!

Datas e horários

De 14/02 a 17/02

Sábado

Das 14h30 às 15h30

Terça

Das 16h30 às 17h30

foto: Lucas Sousa
foto: Lucas Sousa

Nesse show musical divertido, dançante e interativo, voltado a crianças de todas as idades, o grupo Carimbó é o Bicho! apresenta um dos ritmos mais contagiantes do Brasil, o carimbó paraense, além de promover a participação do público, convidado a dar vida e movimento às saias floridas levadas pela trupe. Os bichos são o tema central do repertório, com músicas que falam sobre cobra, macaco, peixe-boi e maçariquinho (ave), entre outros animais amazônicos. Outras contam costumes paraenses. Há também uma rápida e prática aula para aprender a dançar o carimbó, transformando a apresentação numa grande brincadeira!

O carimbó é um ritmo e uma dança paraense, sendo uma das mais importantes formas de expressão artísticas do Pará e região amazônica. Em 2014, recebeu o título de patrimônio cultural brasileiro. Nasceu na região do Salgado — no extremo norte paraense, banhado pelo mar. A palavra “carimbó” vem da língua tupi: curi quer dizer pau oco e m’bó, escavado — praticamente a própria descrição do curimbó, instrumento tradicional feito de um tronco escavado e pele de animal, que marca o ritmo da dança. Tem elementos indígenas, africanos e europeus na sua composição, revelando “brasilidade”. Os instrumentos musicais tradicionais são: curimbó, maracas, banjo e flauta. No Carimbó é o Bicho!, a tradição dá lugar à contemporaneidade, representada pela bateria, violão e saxofone.

Carimbó é o Bicho! — Grupo formado por Caçula Brito (voz, dança e maracas), Afonsinho Menino (percussão), Vavá Couto (banjo e violão), Sergio Santos (saxofone) e Leandro Batuk (manipulação das alegorias, dança e curimbó). Desde sua formação em 2017, o grupo já se apresentou em diversos locais, entre eles Sesc Interlagos, Sesc Santo André, Biblioteca Pública Infantil Monteiro Lobato, Parque da Água Branca, Centro Cultural Serraria (Diadema/SP), Circuito Cultural Paulista (Pirassununga, Palmeira d’Oeste, Rio Claro e Capela do Alto), entre outros. Em 2021, Carimbó é o Bicho!, juntamente com Carimbolando, foram contemplados pelo ProAC por histórico de banda, com gravação no Teatro Clara Nunes, de Diadema.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.