Duração: 180 minutos
atividade presencial
Local: Sala de Oficina 1 - 2º andar
Inscrições de 27/1 a 3/2, na Central de Relacionamento ou App Credencial Sesc SP.. Vagas Limitadas.
Esta oficina pretende resgatar, na cena, o gestual natural, orgânico, que, de alguma forma, negamos ou esquecemos que nos habitam. Pretende trazer a memória para a cena, seja através de uma pessoa ou de um lugar. O corpo reagirá a intervenções, textos e ações propostas, por intermédio de vários exercícios e trocas. A escuta e a memória como principal fonte de presentificar um corpo no espaço.
O filósofo Henry Bergson nos ensina, em seu livro Matéria e Memória: “Quando nos limitamos a reagir a um estímulo externo, não temos consciência do que estamos a fazer. Estamos no lugar do corpo, ou seja, no presente. Qualquer tomada de consciência envolve um tempo de paragem entre um estímulo e a resposta … o cérebro limita-se a orientar a memória para a ação presente. O cérebro insere lembranças no presente com o propósito da ação. O cérebro tem uma função prática. O corpo é o centro da ação.”
É preciso dar voz e escuta para esse corpo encontrar, na cena, o acolhimento e entendimento possíveis ao fazer teatral.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.