Data e horário
De 17/02 a 17/02
Bloco de carnaval para toda a família, com musicistas do Bixiga. Venha cantar e dançar junto com o Bloco da Dona Yayá.
Em março de 2000 nasceu o YAYARTES Bloco Carnavalesco Casa de Dona Yayá, dentro da União de Mulheres do Município de São Paulo, sediada no bairro do Bixiga, criada em 1981.
O Bloco nasceu de uma parceria com o movimento antimanicomial para chamar a atenção para a Casa da Dona Yayá – desocupada desde a década de 60 com a morte de sua mais famosa moradora e caracterizada como patrimônio histórico desde a década de 70 além de incentivar o diálogo sobre o uso do espaço pela comunidade local. O “Bloco da Dona Yayá” vem saindo às ruas todo domingo anterior ao domingo de Carnaval, desde que surgiu, no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Seu nome homenageia Dona Yayá, nascida Sebastiana de Mello Freire, de rica e influente família paulista, figura feminina emblemática de uma mulher à frente de seu tempo que cedo foi considerada insana e incapaz e confinada.
Sobre os músicos
Kezia Aparecida da Silva – Mestre de bateria
Mulher negra, musicoterapeuta, Promotora Legal Popular, Mestranda pela USP, Especialista em Prevenção e Enfrentamento da violência, trabalhadora do SUS, e terapeuta na Casa na Casa de Marias. Possui formação nas áreas de teoria musical, violão, percussão, e percussão corporal realizadas na Escola de Música EMESP – Tom Jobim. É docente do curso de pós-graduação em Musicoterapia da Faculdade Santa Marcelina.
Márcio Miele – Regente
Atua como musicista, educador, pesquisador e performer. As suas 3 grandes áreas de interesse (composição, performance e educação musical) se unem através da abordagem da música como parte integrante da sociedade que a produz (perspectiva etnomusicológica), e na intersecção entre música e humor como elementos de desenvolvimento humano no contexto pós-moderno. Tem intensa carreira como showman, músico e humorista, com um repertório que abarca de MPB, tango, bolero, choro, rock, fado, repertório infantil, soul music, samba, marchinhas de carnaval a composições próprias em vários desses
gêneros.
Elaine Guimarães – Cantora e Compositora
Autodidata, começou a cantar após participar de experimentos musicais num processo de formação em artes cênicas. Dividiu o palco com grandes artistas da música brasileira como Elza Soares, Luiz Melodia, Zezé Motta, Chico César, Maria Alcina, entre outros. É pesquisadora da música brasileira, tendo em seu repertório canções de várias épocas, da música de seresta à bossa nova, samba, jovem guarda, forrós e baiões. Em 2009, produziu e gravou o CD Saudosismo, com releituras de clássicos brasileiros, que teve participação especial de Luiz Melodia. Desde 2009, atua como cantora e produtora artística da Banda Glória, renomada banda paulistana. Fundou em 2017, o coletivo Cabaré Feminista onde desenvolve um trabalho autoral de composições musicais de enfrentamento à violência contra mulher.
Paula Reis – Mulher Negra, Periférica, 50+, Educadora Popular, Atriz e Poeta. Ativista dos Direitos Humanos com foco na Mulher, Criança e Adolescente e na Luta Antimanicomial.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.