Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Letter to a Friend

Direção: Emily Jacir | Documentário | Palestina | 43 min. | 2019

Frestas - Trienal de Artes

Sorocaba

Duração: 43 minutos

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Grátis. Retirada de ingressos 1 hora antes.

Datas e horários

28/02 • Sábado • 15h00
28/02 • Sábado • 17h00
11/03 • Quarta • 20h00
18/03 • Quarta • 20h00
25/03 • Quarta • 20h00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Letter to a Friend, dirigido pela artista palestina Emily Jacir, é um documentário que se constrói a partir de uma carta escrita a seu amigo Eyal, após uma ação militar em sua rua, em Belém, deixar o espaço tomado por cápsulas vazias de gás lacrimogêneo Triple Chaser — um dos mais destrutivos utilizados pelas forças de repressão. 

A partir desse episódio, o filme propõe uma investigação sensível e minuciosa de uma casa e de uma rua, entrelaçando imagens, texturas, movimentos, vestígios e sons acumulados ao longo de mais de um século. O gesto íntimo da carta se expande em uma narrativa que atravessa a história familiar da artista e as camadas profundas de uma cidade antiga, constantemente submetida à ameaça da violência. 

Ao articular memória pessoal e história coletiva, Letter to a Friend revela como o cotidiano, o espaço doméstico e o território urbano são atravessados por forças políticas e militares, transformando o ato de lembrar em uma forma de resistência e testemunho. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.