
O Sesc São Paulo foi destaque no Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2025, com duas unidades premiadas: Sesc Franca e Sesc 24 de Maio. Os votantes da premiação escolheram o projeto arquitetônico do Sesc Franca como a melhor Obra de Arquitetura em São Paulo, enquanto a exposição HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break, em cartaz no Sesc 24 de Maio, foi considerado o ganhador do Projeto Especial de Música Popular.
O Prêmio APCA é a mais tradicional premiação cultural do país, com quase 70 anos de história. Fundada em 1951 como Associação Paulista de Críticos Teatrais, a entidade expandiu sua atuação ao longo das décadas e hoje reconhece trabalhos em 12 áreas: arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música erudita, música popular, rádio, teatro, teatro infantojuvenil e televisão. A arquitetura foi incorporada à premiação em 2010, consolidando o reconhecimento da produção arquitetônica como manifestação cultural essencial.
Os vencedores são escolhidos anualmente por críticos de arte, jornalistas e profissionais da área cultural, em um processo democrático e criterioso que avalia obras e realizações ao longo do ano. Cada crítico vota exclusivamente dentro de sua área de atuação, garantindo que a análise seja feita por especialistas que acompanham de perto a produção cultural brasileira.
Nesta edição, os membros da associação avaliaram obras e realizações desenvolvidas em 2024 e 2025. A cerimônia de entrega dos troféus está prevista para maio de 2026, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, em parceria com a Associação Paulista Amigos da Arte e a Secretaria de Estado da Cultura. Será a 70ª edição da premiação.

O projeto arquitetônico nasceu de um concurso público realizado em 2013, vencido pelos escritórios Apiacás Arquitetos e SIAA. A unidade foi inaugurada em novembro de 2024 e desde então tem se consolidado como importante equipamento cultural e de convivência para a cidade de Franca e região, oferecendo programação diversificada em esportes, artes, educação ambiental, alimentação e lazer para todas as pessoas, de todas as idades.
O Sesc Franca é a maior unidade do Sesc no interior de São Paulo e está em um terreno de 20.197 m², totalizando 35.555 m² de área construída total. A unidade fica na Avenida Doutor Ismael Alonso Y. Alonso, 3071, Jardim Piratininga II. Conheça a programação e os serviços oferecidos.

A exposição HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break, aberta para visitação até 29 de março de 2026, convida o público para uma jornada que devolve à cidade gestos, sons e imagens de uma geração que criou com poucos recursos e máxima potência. O projeto tem idealização e curadoria compartilhada por vozes e testemunhas da cena, como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay (DJ histórico dos Racionais MC’s), Thaíde, as pioneiras Sharylaine e Rose MC e o b-boy ALAM Beat.
Sob curadoria coletiva e com mais de 3 mil peças reunidas de forma inédita, a mostra reconstrói a revolução urbana que transformou inúmeros pontos da cidade em palcos de resistência – entre eles a estação São Bento, a Praça Roosevelt, o Parque Ibirapuera e a famosa esquina da 24 de Maio com a Dom José de Barros, onde está localizado o Sesc 24 de Maio, que sedia a exposição.
Confira a programação aqui: HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.