11ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

12/02/2026

Compartilhe:

Em 2026, a Mostra acontece de 6 a 15 de março. Ao longo de dez dias, artistas nacionais e internacionais participam dos quatro principais eixos do festival: Mostra de Espetáculos, MITbr – Plataforma Brasil, Ações Pedagógicas e Olhares Críticos. As vendas de ingressos começam a partir do dia 12 de fevereiro.

A 11ª edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo traz cinco espetáculos e uma abertura de processo internacionais, uma série de oficinas, mesas de debates e conversas – entre outras atividades reflexivas e formativas – e a diversificação da MITbr – Plataforma Brasil, com espetáculos selecionados via convocatória nacional.  

Questões como violência, vigilância, homofobia, imigração e controle social são alguns dos temas trabalhados nas peças que compõem a mostra. O espetáculo História da Violência, adaptação do livro homônimo do autor francês Édouard Louis, com direção de Thomas Ostermeier e produção da Schaubühne (Berlim), faz a abertura desta edição, no Teatro Liberdade.  

>>> Conheça a programação completa da mostra em www.mitsp.org. As vendas de ingressos para todos os espetáculos começam a partir do dia 12 de fevereiro, às 12h. 

Espetáculos no Sesc SP 

Espetáculo Quem matou meu pai. Foto: Jean-Louis Fernandez

Sesc Pinheiros recebe a encenação de Quem Matou Meu Pai [Qui a Tué Mon Père], obra do autor francês Édouard Louis, dirigida por Thomas Ostermeier, tem o próprio autor em cena, e coloca lado a lado a violência, a ignorância e a fragilidade da figura de seu pai. Ao adoecer, o pai, que sempre foi homofóbico e agressivo, inspira compaixão do filho humilhado durante a infância. 

Quem Matou Meu Pai
Sesc Pinheiros
Dias 11, 12 e 13 de março | 90 min.
Ingressos a partir de 12/2, às 12h, aqui.

Espetáculo Do lado de cá. Foto de Sean Hart.

O artista congolês Dieudonné Niangouna apresenta o solo Do Lado de Cá [De ce côté], em que atua e dirige, no Sesc Vila Mariana. O espetáculo reflete sobre exílio e teatro político, questionando o lugar do artista quando ele deixa para trás sua história pessoal, seu público e seu país. “Um dos dramaturgos mais importantes do continente africano”, nas palavras de Antonio Araujo, diretor artístico da mostra desde 2014. Apesar de ser o segundo trabalho de Dieudonné apresentado na MITsp, desta vez o artista participa presencialmente do festival: em 2019, por questões políticas, ele não conseguiu vir ao Brasil acompanhar sua peça. 

Do Lado de Cá
Sesc Vila Mariana
Dias 13, 14 e 15 de março | 55 min | 14 anos.
Ingressos a partir de 12/2, às 12h, aqui.

Para ver a programação completa da mostra, acesse www.mitsp.org

Ações Formativas no Sesc SP

Aula-magMa com Thomas Ostermeier: Uma perspectiva sociológica sobre o teatro
Sesc Pinheiros | 7 de março, sábado, das 14h às 15h30 | Grátis 

Neste encontro, o encenador alemão Thomas Ostermeier, uma dos maiores nomes do teatro mundial, expõe como a sociologia influencia diretamente seu trabalho teatral — da abordagem artística aos temas que escolhe. Para ele, a questão do pertencimento de classe é uma fonte fundamental de inspiração para situações dramáticas e constelações específicas de personagens em uma obra. Uma perspectiva treinada pela ciência social abriu o olhar do encenador alemão para as peças de Henrik Ibsen.

A Palavra em Risco: Uma conversa com Dieudonné Niangouna
Sesc Vila Mariana | 14 de março, sábado, das 14h às 16h | Grátis, Retirada de ingressos 1h antes, no térreo.

Guilherme Terreri conduz uma conversa com Dieudonné Niangouna sobre a palavra como disputa política e forma de sobrevivência pública. A partir de uma trajetória atravessada pela guerra no Congo, pela experiência do deslocamento e por uma dramaturgia em que corpo e território não são metáforas, mas condição de enunciação, Niangouna aborda o que custa falar quando a língua e a cena carregam heranças coloniais e regimes de legitimação cultural. O encontro destaca a escrita como lugar de confronto, entre memória, risco e presença e pergunta que estratégias permitem sustentar complexidade quando a palavra é tratada como ameaça.

>>> Acesse a programação da MITsp nas unidades do Sesc: sescsp.org.br/mitsp

___

Em 2026, a MITsp tem apresentação do Ministério da Cultura, Laranjinha Itaú e Olhares Instituto Cultural, patrocínio da Vale e copatrocínio do iBT – Instituto Brasileiro de Teatro. A mostra tem parceria institucional do Instituto Goethe e Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, do Consulado Geral da França em São Paulo e do Instituto Francês. A realização do evento é da Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção, Itaú Cultural, Sesc São Paulo, Sesi SP, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, Funarte e Ministério da Cultura – Governo Federal. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.