Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Área de Convivência | Mezanino / Sala de Múltiplo Uso - 3º andar
Retirada de ingressos, 30 minutos antes do início da atividade
Datas e horários
11/06 a 02/07
Quatro encontros musicais onde as artistas convidadas compartilharão histórias de suas trajetórias profissionais e quais as “mandingas” construídas em seus caminhos que percorreram em suas carreiras artísticas. Com Ana Maria Carvalho, Érica Silva, Sthe Araujo e Anastácia. Mediação de Thaís Ribeiro. A cada encontro, um tema central será abordado a partir da trajetória de cada convidada.
Mandinga enquanto técnica da Capoeira, aqui compreendida como conjunto de estratégias, artimanhas, esperteza, sagacidade e improvisos desenvolvidas por mulheres musicistas para atravessar as dinâmicas do patriarcado e da cultura machista. Tecnologias enquanto processos, métodos, práticas, meios e instrumentos de sobrevivência e desenvolvimento.
Desta forma, o objetivo é estabelecer uma conexão e fortalecimento de vínculos com o público e as histórias de mulheres musicistas, sendo o encontro em si uma maneira de atravessar o apagamento de trajetórias, linguagens e musicalidades femininas. Além disso, promover a troca com mestras, a fim de recuperar histórias e memórias que bebem da fonte da ancestralidade.
Retirada de ingressos, 30 minutos antes do início da atividade.
11/06 e 18/06: Área de Convivência | Mezanino – 19h30 às 21h30
25/06 e 02/07: Sala de Múltiplo Uso (3º andar) – 19h às 21h
Sobre a mediadora:
Thaís Ribeiro é cantora, compositora, sanfoneira, flautista, historiadora e educadora. Há 8 anos, acompanha Tião Carvalho, artista maranhense e fundador do Grupo Cupuaçu, do qual Thaís é integrante. Na cena do forró, acompanha artistas como Anastácia e Daniel Gonzaga, além de ter realizado shows e/ou gravações com Liv Moraes, Fagner, Zeca Baleiro, Mariana Aydar e Enok Virgulino. Foi multi-instrumentista e arranjadora do espetáculo “Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto”, do Grupo Clariô, com direção de Naruna Costa. É fundadora do Trio Macambira, que pesquisa na linguagem do forró a influência das línguas bantu (Quicongo e Quimbundo) e tupi em nosso “pretuguês”. Atualmente, está em processo de lançamento do show “Plantio de Amor: Thaís Ribeiro canta Dominguinhos”, com releituras de composições do artista e parceiras, no qual o tema central é o amor.
A atividade integra o projeto “A Roda Delas”.
Datas e temas:
11/06: Ana Maria Carvalho – Ancestralidade e tradição
18/06: Érica Silva – Produção musical: do estúdio ao palco
25/06: Sthe Araújo – Percussão brasileira e afrobeat
2/07: Anastácia – Composições e trajetória da Rainha do Forró
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.