Este ciclo propõe destacar a produção de três escritoras brasileiras contemporâneas por meio de encontros que articulam leitura, análise literária e diálogo direto com as autoras. Cada eixo do curso parte da leitura prévia de uma obra, incentivando a formação de leitores e qualificando as conversas a partir da reflexão crítica sobre os textos.
O formato prevê dois encontros por escritora. O primeiro funciona como um Clube de Leitura, em que a mediadora apresenta à trajetória da autora (que não estará presente) e discute a obra lida, analisando elementos narrativos e compartilhando impressões de leitura. No segundo, ocorre uma conversa com a escritora (que estará presente), abordando o livro debatido, seu projeto literário, temas recorrentes, possíveis especificidades da escrita de mulheres e aspectos relevantes de seu percurso, com participação ativa do público.
PROGRAMAÇÃO
Ciclo 1:
inscrições online dia
29/5
10 de junho, às 19h30 – Clube de Leitura – Perifobia
(Editora Todavia, 2025)
17 de junho, às 19h30 – Encontro com Lilia Guerra
Lilian Guerra é escritora paulistana, autora de romances, contos e crônicas voltados às vivências negras e periféricas. Sua obra destaca personagens historicamente invisibilizados, articulando literatura, memória, território e questões sociais.Perifobia reúne contos que retratam moradores das periferias urbanas e suas formas de resistência diante da desigualdade. Com linguagem potente e sensível, o livro transforma experiências marcadas pela exclusão em histórias de afeto, dignidade e sobrevivência.
8 de julho, às 19h30 – Clube de Leitura – Cantagalo (Editora Todavia, 2025)
15 de julho, às 19h30 – Encontro com Fernanda Teixeira Ribeiro
Fernanda Teixeira Ribeiro nasceu em Uberaba (MG), é pesquisadora em neurobiologia das emoções, jornalista e editora de ciência. Seu romance de estreia recebeu o Prémio Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa, destacando sua escrita pela força histórica e literária.Cantagalo acompanha gerações de mulheres ligadas a uma fazenda de café na Minas Gerais pós-abolição. A partir de um casamento arranjado, o romance explora heranças familiares, poder, raça e violência, revelando permanências históricas que atravessam o Brasil.
12 de agosto, às 19h30 – Clube de Leitura – Carga Viva (Editora Rocco, 2025)
19 de agosto, às 19h30 – Encontro com Ana Rüsche
Ana Rüsche é escritora e pesquisadora. Autora de romances, ensaios e livros de crítica, desenvolve pesquisas sobre literatura, ecologia e imaginação política contemporânea, sendo reconhecida pela experimentação
formal e reflexão social em sua obra.Carga Viva entrelaça diferentes histórias marcadas por amor, perda e transformação. Transitando entre tempos e personagens, o romance aborda fragilidades humanas, crises coletivas e afetos persistentes, construindo uma narrativa intensa sobre resistência, memória e desejo.
As autoras participam apenas do segundo encontro de cada ciclo.
Será necessário se inscrever para cada um dos três ciclos.
O valor de R$ 20 (vinte reais) é por ciclo (inclui dois encontros).
Beth Leites é jornalista, pós-graduanda em Literatura e Filosofia, curadora e mediadora de diversos clubes de leitura, além de mediar mesas de lançamentos e encontros com escritores.