Duração: 150 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: CPF - 4º andar
Data e horário
21/08 a 21/08
Dia 21/8, sexta, das 19h às 21h30
O filme documentário de longa-metragem Território (91min) oferece uma perspectiva sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a democracia. A exibição é seguida de debate com a diretora do filme e com Caio Ferraz, roteirista e diretor.
Gravado ao longo de 2024 no território do M’Boi Mirim, o filme acompanha Geraldo, uma importante liderança comunitária local, enquanto ele faz campanha para o cargo de vereador na Câmara Municipal de São Paulo. Em meio à campanha eleitoral, por meio de um olhar etnográfico e sensível, o filme também registra como moradores desse território experienciam o momento político e, em particular, o dia da eleição. Entre os temas que o filme levanta estão as narrativas da igreja, do crime e do empreendedorismo, que, ao oferecer alternativas de amparo e/ou saída da pobreza, muitas vezes se colocam em oposição ao Estado de bem-estar social e reconfiguram o engajamento político.
Com Telma Hoyler, pesquisadora, artista visual e documentarista interessada em estudar a coexistência de vidas no planeta. Possui doutorado em Ciência Política pela USP e dedica-se à difusão científica por meio de cursos, exposições, oficinas e trabalhos de arte visual, com ênfase na discussão sobre democracia. *Território* é seu primeiro filme etnográfico. Desde 2008, encontra na etnografia uma maneira de estudar e se relacionar com o mundo. Para realização de sua tese, indicada ao Prêmio da Anpocs, durante cinco anos acompanhou o trabalho de vereadores e lideranças comunitárias em territórios da cidade de São Paulo.
Inscrições a partir do dia 28/7, às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br. A declaração será encaminhada em até 30 dias.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por e-mail: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.