Foto de Divulgação
Foto de Divulgação

Construindo a Brincadeira: Engenhoca com Bolinhas

Renato M. Barboza

Santana

L

atividade presencial

Grátis

Local:  Quiosque

Grátis - Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência

Datas e horários

02/08 a 30/08

02/08 • Domingo • 15h00
09/08 • Domingo • 15h00
16/08 • Domingo • 15h00
23/08 • Domingo • 15h00
30/08 • Domingo • 15h00
Foto de Divulgação
Foto de Divulgação

A instalação interativa Engenhoca com Bolinhas convida adultos e crianças a trabalharem em equipe na construção de divertidos circuitos para bolinhas de gude, utilizando materiais reutilizáveis do cotidiano de formas não convencionais.

Inspirada na abordagem Tinkering, a Engenhoca com Bolinhas permite que crianças e adultos criem, de maneira simples e dinâmica, circuitos para bolinhas de gude com uma grande variedade de materiais versáteis. A experimentação, baseada na tentativa e no erro, favorece o desenvolvimento das engenhocas a partir da exploração de ideias e materiais, em um ciclo contínuo de construção do conhecimento.

A riqueza dessa proposta permite diferentes formas de apropriação por públicos diversos, acolhendo de maneira significativa pessoas neurodivergentes, pessoas com deficiência e crianças bem pequenas, sempre com a presença atenta de seus adultos de referência.

Renato M. Barboza

Ecobrinquedista, arte-educador e designer de ecobrinquedos, atua como difusor das linguagens do brincar e de suas materialidades. É pesquisador de materiais e acredita na abundância e no potencial dos materiais reutilizáveis, reconhecendo-os como importantes recursos oferecidos tanto pelos sistemas industriais quanto pelos ecológicos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.