Créd.: divulgação.
Créd.: divulgação.

Videogames e criação de novos mundos

com Gabriel Massan, artista visual, e mediação de Thiago de Paula.

Jogatório

24 de Maio

Duração: 60 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Varanda da Convivência | 3º andar

Data e horário

16/08 a 16/08

16/08 • Domingo • 15h00
Créd.: divulgação.
Créd.: divulgação.

Gabriel Massan (n. 1996, Rio de Janeiro, Brasil) é um artista radicado em Berlim que trabalha com escultura, animação 3D, jogos, vídeo performance, som e instalação. Sua prática reúne worldbuilding, machinima, live gameplay e sistemas interativos para criar ambientes especulativos atravessados por violência, extração, deslocamento e sobrevivência. A partir da lógica dos jogos, da simulação e da imaginação política, Massan desenvolve sistemas narrativos nos quais espaços virtuais operam como infraestruturas sociais, territórios ficcionais e zonas de conflito.

Esta conversa convida o público a pensar os videogames como um território fértil para artistas, pesquisadores e desenvolvedores interessados nas relações entre tecnologia e sociedade.

A atividade integra o Festival Jogatório, feira voltada à cena brasileira de jogos independentes, que reúne produções analógicas e digitais.

Sobre o artista

Gabriel Massan realizou exposições individuais em instituições como BOZAR, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Serpentine Galleries e The Photographers Gallery. Seu trabalho também foi apresentado no HEK Basel, Centre Pompidou-Metz, MAAT, Bienal de Arte de Bangkok e Instituto de Design de Hong Kong. Integra as coleções da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Nacional da República e Fundação Julia Stoschek. Entre suas comissões e projetos especiais estão Serpentine Art Technologies, Madonna para a The Celebration Tour, Bulgari, Apple e Instituto Moreira Salles. Em 2024, recebeu a comissão do Programa de Arte Pública de Genebra MIRE e o Prêmio de Distinção da Ars Electronica na categoria Arte Interativa. Em 2027, desenvolve uma nova comissão para a Factory International, com estreia prevista como parte do Festival Internacional de Manchester.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.