Divulgação
Divulgação

Clube de Leitura – O Que Os Homens Negros Sentem?

Nelson Flávio Moraes, Bruno Barra, Issaka Maïnassara Bano, Jordan Pivete Musa, Kayode Cajota, Wellington Nisterac

Biblioteca Pompeia

Pompeia

Duração: 90 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local:  Biblioteca

Grátis.

Datas e horários

02/09 a 09/09

02/09 • Quarta • 19h30
10/09 • Quinta • 19h30
16/09 • Quarta • 19h30
23/09 • Quarta • 19h30
30/09 • Quarta • 19h30
01/01 • Quarta • 00h00
Divulgação
Divulgação

O clube de leitura “O que os homens negros sentem?” propõe refletir sobre o direito de sentir por meio da literatura, entendendo a escrita como um elemento estruturante na centralização de uma figura historicamente marginalizada nos países em diáspora. Trata-se de um círculo voltado para o público em geral, como leitores e leitoras interessados/as em conhecer e aprofundar-se na produção literária de homens negros.

A proposta é valorizar a produção literária de autores negros (cis/trans) e compreender de que maneira esses escritores utilizam a literatura como artifício para a discussão de novas visões sobre o masculino negro.

Será realizado um ciclo de cinco encontros no mês de setembro, com a curadoria e mediação do pesquisador (doutorando) na área de literatura e masculinidades negras Nelson Flávio Moraes. A cada encontro, haverá um convidado especial, como pesquisadores, poetas, escritores e críticos literários cuja trajetórias de vida tenham sido atravessadas pela leitura e que, a partir dela, reflitam sobre as masculinidades negras.

Veja a programação abaixo:

  • Dia 02/09, quarta-feira – Primeiro encontro:
    Convidado: Bruno Barra
    Livro escolhido: ‘De onde eles vêm’, de Jeferson Tenório (2024)
  • Dia 10/09, quinta-feira – Segundo encontro:
    Convidado: Jordan Pivete Musa
    Livro escolhido: ‘Johnny, você me amaria se o meu fosse maior?’, de Brontez Purnell (2022)
  • Dia 16/09, quarta-feira – Terceiro encontro:
    Convidado: Kayode Cajota
    Livro escolhido: ‘Eu não falei que não havia futuro’, de Esteban Rodrigues (2025)
  • Dia 23/09, quarta-feira – Quarto encontro:
    Convidado: Wellington Nisterac
    Livro escolhido: ‘Por que amamos – o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor’, de Renato Noguera (2020)
  • Dia 30/09, quarta-feira – Quinto encontro:
    Convidado: Issaka Maïnassara Bano
    Livro escolhido: ‘Homens de verdade’, de Mohamed Mbougar Sarr (2022)

Nelson Flávio Moraes – Curadoria e Mediação 
Doutorando em estudos literários (UNIFESP) e Mestre em Letras, com foco em literatura negro-brasileira, estudos de gênero e masculinidades negras. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de São Paulo, atua como docente de língua portuguesa, literatura e em projetos voltados para educação antirracista. Também desenvolve e participa de iniciativas de formação de professores. Prestou assessoria curatorial literária ao Kitanda Café, projeto na Biblioteca Mário de Andrade.

Bruno Barra Nasceu no Paraná e atualmente vive em São Paulo. É graduado em Letras (UEM) e mestrando em Estudos Comparados de Literaturas de língua portuguesa (USP). É professor, realiza trabalhos no campo da mediação cultural e, vez ou outra, escreve algum verso.

Issaka Maïnassara Bano – Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-Unicamp, mestre em Educação pela Faculdade de Educação-Unicamp e bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Tem experiência na área de imigração, sociologia, educação e literaturas africanas.

Jordan Pivete Musa  É poeta, ensaísta e crítico literário, seus escritos abordam a afetividade negra. Em 2023 ganhou o Prêmio Caio Fernando com seu livro de poesia “Coisa Feita”, hoje é uma das principais vozes quando falamos de homens negros gays que produzem literatura.

Kayode Cajota – É poeta de rua, nerd maloqueiro, transmasculino do gueto, acadêmico de quebrada, pcd de fibra, educador da vida, pedagogo, slammer, multiartista e pesquisador que vive pela arte enquanto escreve para gritar contra as mãos invisíveis que tentam lhe sufocar. Cria de Caracas City, Zona Ouro de SP e yawo de Odé e Oxum. Dissidente em tudo que não escolheu e desobediente em tudo que não lhe faz sentido, ocupa hoje o lugar de doutorando em Ciências Humanas pelo PPGHDL Diversitas, da FFLCH | USP, sendo mestre pela mesma casa.

Wellington Nisterac – Psicólogo clínico (CRP 05/84294) formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em psicologia pela mesma instituição e doutorando em psicologia na área de subjetividade, política e exclusão social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor do livro “O despertar da negritude: quando homens negros se defrontam com suas identidades”. Em seu doutorado, pesquisa sobre afetividade para homens negros.

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.