4º Festival Sesc de Música de Câmara

18/05/2022

Compartilhe:

Ilumina Musica | Foto: Rodrigo Rosenthal

De 9 a 26 de junho o Sesc Consolação recebe a 4ª edição do Festival Sesc de Música de Câmara. Ao todo são 34 concertos e ações educativas variadas que circulam pelas unidades Guarulhos, Jundiaí, Sorocaba, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto,  

Com a curadoria de Claudia Toni e Cristian Budu, o Festival reúne cameristas brasileiros residentes no Brasil e no exterior, intérpretes estrangeiros e jovens músicos profissionais, com diversidade de repertório e de formação dos grupos. 

Neste ano os espetáculos são protagonizados pelo quinteto de sopros dinamarquês Carion; o ensemble de cordas Ilumina, reunindo músicos do Brasil, Colômbia, Dinamarca e Estados Unidos ; o quarteto de violões Maogani; o conjunto Sampaensemble; o Quarteto Carlos Gomes; a orquestra de câmara São Paulo Chamber Soloists com Gabriele Leite e Cristian Budu como solistas; Baderna Moderna, conjunto de câmara com um programa especial para crianças e famílias; e um espetáculo que reúne Osusp, o Coro dos Meninos Cantores de Hamburgo, a Ocupação Cultural Jeholu e solistas sob a regência do paulista radicado na Europa Luiz de Godoy

“A dimensão educativa dessa iniciativa avigora-se com os debates, vivências e atividades formativas para distintos públicos, incluindo um concerto concebido para crianças, buscando o desenvolvimento de uma escuta mais qualificada. Outro aspecto é a ampliação do fomento de obras nacionais, essencial para o estímulo à criação da música de concerto contemporânea brasileira”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, reafirmando o compromisso do Sesc com a democratização cultural.

O Festival também homenageia duas importantes datas nesta edição. A Semana de Arte Moderna é representada pelo Quarteto Carlos Gomes, com Quarteto n.3 de Villa-Lobos, obra que foi executada durante a Semana de 22. Já o bicentenário da Independência é lembrado pela Missa de Santa Cecília, do Padre José Maurício Nunes Garcia, importante compositor brasileiro de sua época. Raramente tocada, a obra de 1826 foi escrita para cinco solistas vocais, coro e orquestra. 

São Paulo Chamber Solists foto: Fernando Mucci

Assim como na edição anterior, o Festival Sesc de Música de Câmara traz obras exclusivas encomendadas a compositores brasileiros. Desta vez são três novas composições e um arranjo. A São Paulo Chamber Soloists, que interpreta o Concerto n.3 de Beethoven em versão para quinteto de cordas e piano, estreia uma obra de João Luiz Rezende Lopes para violão e cordas, com solo de Gabriele Leite. Já o Ilumina Music apresenta pela primeira vez Iluminuras, de André Mehmari, além de tocar outros repertórios contemporâneos, enquanto What has been will be again, do paulistano Alexandre Lunsqui, estreia pelo Quarteto Carlos Gomes. 

O arranjo inédito para Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga, é do compositor Rodrigo Morte, tocado pelo quinteto Carion. O grupo traz forma diferente de apresentação, com integrantes tocando sem partitura e se movimentando pelo palco. 

Mais uma estreia do Festival é a canção de câmara, com o Sampaensemble interpretando diferentes trios que combinam voz, piano, clarinete, flauta e violoncelo. Formado especialmente para o evento, o grupo traz a meio-soprano Joyce Tripiciano, o pianista Ricardo Ballestero, a violoncelista Heloisa Meirelles, o flautista Renan Mendes e o clarinetista Bruno Ghirardi.   

Já os violonistas do Maogani trazem para o Festival a música popular para a Música de Câmara, com características particulares e próprias do Brasil, num repertório que vai de Villa-Lobos e Ernesto Nazareth a Gilberto Gil e Milton Nascimento.  

A música para crianças e adolescentes está novamente presente neste ano com o conjunto paulista Baderna Moderna. Especialmente concebido para esta edição, o espetáculo Tem música nos meus olhos, é feito por músicos brasileiros e traz a música contemporânea para o universo infantil.  

A venda de ingressos tem início no dia 31/5. Conheça a programação completa em www.sescsp.org.br/musicadecamara 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.