Festival do Turismo
Festival do Turismo

Da cidade à Vila-diálogos entre turismo e cartografias de paisagens em mutação

Com Thiago Allis e Gabriela Leirias, com mediação de Ricardo Luis Silva

Festival de Turismo

Vila Mariana

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local:  Sala Juventudes, (Torre A, 5° Andar)

Inscrições online no Portal do Sesc e app Credencial Sesc a partir de 23/09, 14h. 

Data e horário

29/09 a 29/09

29/09 • Terça • 19h00
Festival do Turismo
Festival do Turismo

Os encontros intitulados como roda de conversa, que integram a ocupação Ceda el Paso, assumem a premissa de promover reflexões e debates onde se possa intercambiar experimentações transdisciplinares dos temas da Arquitetura, do Urbanismo e da Antropologia Urbana, enfocando na Alteridade, nas Leituras Etnográficas, no Caminhar como prática estética e na busca por politizar o olhar diante das distintos territorialidades e contextos urbanos para além do âmbito acadêmico.

A segunda roda de conversa Da cidade à Vila – diálogos possíveis entre turismo social e cartografias de paisagens em mutação, parte do entendimento de que as transformações urbanas rompem de maneira abrupta diferentes territorialidades, sejam elas situadas em áreas centrais ou nas franjas da grande metrópole paulistana. O aumento acelerado de empreendimentos imobiliários, demolições, demais medidas revestidas de políticas públicas em prol do desenvolvimento e a crise climáticas, muitas vezes inferem descaracterizações profundas em bairros, paisagens, deturpam registros e vinculações de afeto e memória entre o morador, território e potencial visitante. Contudo, apesar de tais inferências, tem crescido a formação de grupos comunitários e coletivos que identificam aspectos identitários, históricos e simbólicos valorosos em seus áreas e buscam promover iniciativas de turismo e ações que se distanciam das narrativas e das práticas “turísticas” percebidas na áreas central. A partir das experiências profissionais e de pesquisa dos convidados pretende-se entender aproximações possíveis entre o turismo social e as cartografias alternativas mediante o desafio intermitente das paisagens em mutação.

Thiago Allis é Livre docente em turismo, professor e pesquisador na Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa em Mobilidades e Turismo (MobTur).

Gabriela Leirias é Curadora, educadora e artista caminhante. Doutoranda em Artes Visuais pela UNICAMP, mestre em Artes pela ECA/USP, especialista em História da Arte pela EMBAP/PR e graduada em Geografia pela USP. Desenvolve projetos de arte contemporânea a partir de discussões sobre territórios, corporalidades, cartografias alternativas, arte pública, modos de cultivo e relações com a (T)terra. Colaboradora da Revista Latente de artes visuais e curadora da Plataforma Jardinalidades e do projeto Poéticas de las (T)tierras – Red Sur Brasil México.

Ricardo Luis Silva é Doutor em Crítica, Estética e Leituras Urbanas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2017. Desde 2010 é professor e pesquisador do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Senac, onde leciona e investiga o cotidiano da cidade, suas temporalidades, seus personagens ordinários, conflitos e constituições subjetivas dos indivíduos urbanos. É cofundador do Estúdio Ceda el Paso.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.