Duração: 900 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Anexo 1
Enviar e-mail com carta de interesse para: cursos.cinesesc@sescsp.org.br a partir do dia 21/9
Datas e horários
29/09 a 13/10
O curso propõe uma imersão nos processos de criação de microfilmes poéticos para redes sociais, combinando pesquisa, escrita, reflexão crítica e experimentação audiovisual. A partir do contato com acervos de imagens e sons em domínio público e licenciados em Creative Commons, os participantes são convidados a explorar materiais já existentes como matéria-prima para novas narrativas, ampliando repertórios visuais e descobrindo possibilidades criativas de baixo custo para a produção audiovisual.
Metodologia:
Inicialmente, são realizadas rodas de conversa e atividades de análise de obras audiovisuais selecionadas, que servirão de referência para a compreensão das potencialidades expressivas da montagem, da narração e da ressignificação de arquivos. Paralelamente, os participantes terão acesso a acervos digitais e serão orientados em processos de pesquisa e curadoria de imagens, identificando elementos visuais e sonoros capazes de dialogar com suas próprias experiências e interesses.
Em sequência, o curso concentra-se no desenvolvimento de autorretratos audiovisuais. Por meio de exercícios de escrita, cada participante será convidado a construir uma narrativa pessoal que articule aspectos de sua trajetória, relações afetivas, território, cotidiano, memórias e percepções sobre o mundo contemporâneo. O trabalho de elaboração dos textos busca transformar experiências individuais em narrativas capazes de estabelecer conexões com questões sociais, culturais e políticas mais amplas, servindo como base para a criação dos microfilmes.
A etapa final é dedicada à realização dos projetos. Com acompanhamento e orientação ao longo do processo, os participantes desenvolvem a montagem dos vídeos, integrando imagens de arquivo, locução, trilha sonora, recursos gráficos e estratégias de edição. O percurso culmina na finalização e exibição coletiva de microfilmes de até seis minutos, criando um espaço de troca, reflexão e debate sobre os trabalhos produzidos e as possibilidades da linguagem audiovisual como ferramenta de expressão artística e leitura crítica da realidade.
Atividade gratuita. As inscrições podem ser feitas via e-mail com carta de interesse para: cursos.cinesesc@sescsp.org.br a partir do dia 21/9
Com Eliane Caffé, cineasta, roteirista e pesquisadora, Eliane Caffé iniciou sua formação em cinema na Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños, em Cuba, e aprofundou seus estudos na Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha. Diretora de filmes como Kenoma, Narradores de Javé, O Sol do Meio-Dia, Era o Hotel Cambridge e Filhos do Mangue, desenvolve uma trajetória marcada pela experimentação da linguagem audiovisual e pelo diálogo com comunidades e grupos sociais em contextos urbanos e rurais. Seu trabalho busca integrar criação artística, participação coletiva e reflexão sobre questões sociais, políticas e culturais.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.