Cred: Ethel Braga
Cred: Ethel Braga

Foi o rio quem disse

Com Plataforma Casca

24 de Maio

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local:  Área de Convivência | 3º andar

Datas e horários

31/10 a 01/11

31/10 • Sábado • 16h00
01/11 • Domingo • 16h00
Cred: Ethel Braga
Cred: Ethel Braga

Duas meninas, uma vinda de Alagoas e outra de Minas Gerais, se encontram após se mudarem para São Paulo. Juntas enfrentam os desafios da migração, especialmente na escola. Com saudade de suas terras natais, embarcam numa viagem imaginária pelo Rio São Francisco, onde aprendem a superar medos e descobrem a força da amizade. Ao compartilhar saberes, fortalecem suas identidades e encontram coragem para seguir.

Criado por artistas migrantes residentes em São Paulo, o espetáculo infantojuvenil “FOI O RIO QUEM DISSE” propõe uma jornada de autodescoberta e pertencimento, explorando questões como bullying e o impacto da migração regional na vida das crianças.

Permeada de música e dança, a peça acompanha a trajetória de Chica e Maria, que encontram na imaginação um refúgio para os desafios da mudança. Juntas, as protagonistas embarcam em uma viagem pelo Rio São Francisco, conhecido também como Opará, onde o percurso das águas se transforma em um caminho de descoberta, superando medos e desentendimentos. A amizade entre elas surge como força vital para enfrentar as adversidades da nova realidade.

A encenação mescla elementos da cultura popular e do contemporâneo, criando um universo visual único, onde memória e invenção se encontram. Tradicionalismo e movimento se entrelaçam no palco, convidando o público a refletir sobre a importância da cultura na construção de identidades e na formação das relações sociais.
A peça tem como objetivo falar mais sobre a multiplicidade cultural existente no território brasileiro. Além disso, visa contribuir com o combate à xenofobia ao contar histórias de pessoas e movimentos culturais importantes para construção do nosso país.

Ficha técnica
Direção: João Filho
Assistente de direção: Júlia Anastácia
Dramaturgia: Lorena Tófani
Elenco: Cris Cunha, João Filho, Joelle Malta e Lorena Tófani
Desenho de luz e operação: Lucas Pradino
Trilha sonora: Cris Cunha
Operação de som: Lucas Tancsik
Música original “Peixe por ser Peixe”: Francis Severino
Cenário e figurino: Lorena Tófani
Costureiras: Georgina Paula Cruz de Campos e Suzana Pereira Damaceno
Fotografia: Ethel Braga
Produção de campo: Maísa Castro
Produção executiva: Morocha Produções e Plataforma Casca
Idealização: Plataforma Casca

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.