
Cena de Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso (Divulgação)
Em novembro de 2026, mês em que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o SescTV exibe uma seleção inspirada na mostra OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros, iniciativa do Sesc São Paulo que já soma cinco edições e que apresentou ao público um panorama da produção audiovisual brasileira realizada por cineastas e profissionais negros e negras.
Uma seleção inspirada no OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros reúne longa de ficção e documentários na programação do canal; programas destacam trajetórias, narrativas e experiências da população negra brasileira, ampliando o olhar sobre a história, a cultura e a resistência.
A programação abre no dia 7 de novembro, com o longa de ficção Cabeça de Nêgo, dirigido por Déo Cardoso. O filme acompanha Saulo, estudante que, após sofrer racismo na escola, inicia um movimento de ocupação e resistência. Ao utilizar as redes sociais para denunciar situações de abandono e discriminação, o jovem mobiliza colegas e provoca reflexões sobre educação, desigualdade e direitos.
No dia 14 de novembro, o documentário Dolores Duran – O Coração da Noite, de Juliana Baraúna e Igor Miguel, revisita a trajetória da cantora e compositora que marcou a música brasileira com sua sensibilidade e originalidade. O filme destaca não apenas seu legado artístico, mas também sua postura desafiadora diante do racismo, do machismo e dos rígidos padrões sociais da década de 1950.
Em 21 de novembro é a vez de Brasiliana – O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, dirigido por Joel Zito Araújo. A produção resgata a história da companhia Brasiliana, grupo de teatro, música e dança que percorreu mais de 90 países levando expressões da cultura afro-brasileira a diferentes públicos, tornando-se referência internacional. Com imagens raras e depoimentos de ex-integrantes, o documentário revela uma importante trajetória pouco registrada pela historiografia nacional.
As exibições incluem ainda o filme A Mensagem de Jequi, de Igor Amin, que estreia na TV em 17 de novembro. A obra acompanha Jequi, uma criança quilombola do Vale do Jequitinhonha, que encontra uma forma criativa de alertar outras crianças sobre os impactos que o chamado progresso pode trazer para sua comunidade e para o meio ambiente.
ASSISTA NO SESCTV
Cabeça de Nêgo
Direção de Déo Cardoso
Classificação indicativa: 14 anos
Estreia dia 07/11, sábado, 22h
A Mensagem de Jequi
Direção de Igor Amin
Classificação indicativa: Livre
Estreia dia 17/11, terça-feira, 16h30
Dolores Duran – O Coração da Noite
Direção de Juliana Baraúna e Igor Miguel
Classificação indicativa: 12 anos
Estreia dia 14/11, sábado, 22h
Brasiliana – O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo
Direção de Joel Zito Araújo
Classificação indicativa: 12 anos
Estreia dia 21/11, sábado, 22h
Assista em sesc.tv ou consulte sua operadora
Conteúdo disponível gratuitamente no app Sesc Digital após a estreia no SescTV
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.