Só me interessa quem não sou eu: Culturas Populares e Modernismo Paulista

05/07/2022

Compartilhe:

Por Caio Csermak

RESUMO

Abordo neste artigo o papel que as culturas populares tiveram no contexto
da Semana de Arte Moderna de 1922, sobretudo nos seus desenvolvimentos
posteriores. Combinando a análise de textos dos próprios
modernistas com revisões historiográficas sobre a Semana de 1922 e sobre
o Modernismo Paulista, investigo como os modernistas estabeleceram
visões e usos diversos das culturas populares que vão desde a constituição
de discursos nacionalistas com elementos autóctones até o desenvolvimento
de ferramentas de criação estética. Analiso que lugar as culturas
populares tiveram e têm nos vários desdobramentos estéticos e políticos
do Modernismo Paulista, dando especial atenção aos trabalhos de Mário
de Andrade e de Oswald de Andrade e à ocupação do espaço do Theatro
Municipal de São Paulo. Em seguida, abordo os mesmos temas a partir de
uma perspectiva reversa, interpretando o Modernismo Paulista através
de categorias das epistemologias populares.

Palavras-chave: Culturas populares. Semana de Arte Moderna de 1922.
Modernismo Paulista. Antropofagia. Folclorismo.

ABSTRACT

In this article I address the role played by popular cultures in the
context of the ‘1922 Modern Art Week’ and, especially, in its subsequent
developments. Combining text analysis of Brazilian modernists with historiographic
reviews of the ‘1922 Week’ and of the São Paulo’s Modernism,
I investigate how Brazilian modernists established diverse views
and uses of popular cultures in the country, which range from the constitution
of nationalist discourses comprising autochthonous elements to the
development of tools for aesthetic creation. I analyze which position popular
cultures occupy since then in the various aesthetic and political developments
of the São Paulo›s Modernism, paying special attention to the
work of Mário de Andrade and Oswald de Andrade and to the occupation

Só me interessa quem não sou eu: culturas populares e Modernismo Paulista
of the Theatro Municipal de São Paulo. Afterwards, I approach the same
issues from a reverse perspective, interpreting the São Paulo’s Modernism
itself through categories coming from popular epistemologies.

Keywords: Popular Cultures. 1922 Modern Art Week. São Paulo’s Modernism.
Anthropophagy. Folklorism.

Para ler o texto completo, é só baixar o artigo:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.