Venha Experimentar Música no Sesc São José dos Campos

15/07/2022

Compartilhe:

O projeto VEM – Venha Experimentar Música – do Sesc SP é um convite a participar da experiência do fazer musical de forma livre, informal e lúdica. É a oportunidade de conhecer sons, notas, ritmos, instrumentos e timbres e ter contato com a prática musical, independentemente de idade ou conhecimento prévio.  

As atividades acontecem de 23 a 31/7, nas unidades Consolação, Vila Mariana, Guarulhos, Ribeirão Preto, Santos e São José dos Campos. 
 
Em São José dos Campos, estão entre os destaques da programação as atividades conduzidas pela ANARQUESTRA, uma livre improvisação musical ativa e social, que, através da comunicação não-verbal, exalta sensibilidades, possibilita a atenção e o respeito sobre si e sobre o outro: a experiência do comum, do bem público. Quase todos os instrumentos utilizados são construídos, em parte ou integralmente, com materiais retirados da condição de lixo urbano que são então poeticamente ressignificados. 

Atividades especialmente pensadas para crianças também ocupam a unidade no período do projeto, como a Instalação musical “Brincadeiras Sonoras”, conduzida pelo projeto artístico-pedagógico A.girar. O grupo atua para inspirar criação que promova experiências sensíveis de troca e expansão entre pessoas por meio da brincadeira, do corpo, da expressão, da valorização dos saberes populares. 

Outra vertente que compõe a programação é a produção de beats eletrônicos, na vivência orientada por Master San, que é instrumentista com formação acadêmica em contrabaixo e produtor musical, além de engenheiro de som e sound designer.

As atividades são todas gratuitas, com necessidade de retirada de senhas para algumas delas.

Confira a programação completa do VEM em São José dos Campos: 

Ocupa-Som ANARQUESTRA 
Com ANARQUESTRA 

Nessa interação livre e coletiva, o público é convidado a criar, de modo intuitivo, recreativo e lúdico. Não é preciso saber tocar os instrumentos, já que não é necessário nenhum tipo de virtuosismo, conhecimento prévio ou técnico para a obtenção de sons, sendo a única necessidade o uso da sensibilidade, tanto na escuta como na expressão sonora. 

Dia 23, sábado, das 13h às 18h. 
Solário. Grátis. Livre. Vagas limitadas.  
 


Parque Sonoro 
Com ANARQUESTRA 

Os parques sonoros são construídos considerando diversos instrumentos, tanto em material quanto em possibilidades sonoras. Canos, panelas, copos de iogurte, colheres, hashis, bandejas, sobras de madeira, e o que mais encontrarmos disponível para sua construção, transformam-se em instrumentos de uso intuitivo, como resultado da pesquisa e inventividade da luteria experimental. 

De 23 a 31, terça, quinta e sexta, das 7h30 às 21h30; quartas, sábados e domingos, das 10h30 às 18h30. 
Convivência. Livre. Grátis. Vagas limitadas. 


 
Luteria Lúdica 
Com ANARQUESTRA 

Venha construir seu instrumento, usando objetos do dia a dia, materiais que seriam descartados e que podem ganhar nova vida produzindo sons, criando música. Tampinhas de garrafa transformam-se em carrilhões; guitarras monocórdicas surgem de latas de tomate; madeiras velhas viram reco-recos e molhos de chaves podem se tornar chocalhos. Uma experiência artesanal musical e um convite para renovar seu olhar sobre o que é música e como ela pode surgir. 
 

Dias 23 e 27, sábado, das 10h30 às 12h30; quarta, das 15h às 17h. 
Oficina. Livre. Grátis. Vagas limitadas. Senhas no local 30 minutos antes.  
 


Brincadeiras Sonoras 
Com A.girar

Instalação musical na qual bebês, crianças e seus acompanhantes são convidados a explorar uma paisagem sonora composta para a brincadeira. A música chega através do afeto, da percepção com todos os sentidos, timbres, alturas, ritmo e movimento. 

Para bebês e seus responsáveis. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.  

Dia 24, domingo, das 10h30 às 14h30. 
Sala Corpo e Arte. Livre. Grátis. 
Para bebês e seus responsáveis. 
Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.  


Rodinha da Ivone 
Com Núcleo Caboclinhas. 

Numa Roda de Jongo da Serrinha, a menina Lara descobre uma forma de viajar pelo tempo, conhecendo Dona Ivone Lara, que a apresenta a lugares, momentos e mulheres que fizeram e fazem parte da história do samba. O espetáculo homenageia a obra de Dona Ivone, numa roda de samba para crianças, que acolhe a todas as idades. 

Dia 24, domingo, 15h. 
Solário. Livre. Grátis. 
Vagas limitadas. 


Beat! Vamos fazer! 
Com Master San 


Uma imersão no universo da arte do beatmaking, em que os participantes poderão interagir diretamente com as icônicas MPC’s – principal interface de produção musical – e conhecer os principais fundamentos para produzir um beat, seja qual for o estilo, utilizando recursos como samples & loops, entre outros sons, instrumentos e efeitos. Todo o contexto histórico, artistisco e tecnológico será abordado na arte do beatmaking em seus principais fundamentos, os principais artistas, as icônicas máquinas usadas em produções, e a diferença entre estilos (boom bap, trip-hop, trap, etc). Do analógico ao digital, dos idos anos 1990 até a geração atual. 

Dia 27, quarta, das 13h às 18h. 
Solário. Livre. Grátis. 
Senhas no local 30 minutos antes. Vagas limitadas.  

Beat! Vamos fazer! Foto: Chico Mitre
Beat! Vamos fazer! Foto: Chico Mitre

Tambor de Lata 
Com Flávio Itajubá, artesão de instrumentos musicais 

Confecção de tambores feitos a partir de latas, couro e do processo de trançado, proporcionando a interação entre crianças e adultos, tendo como resultado final um instrumento que pode auxiliar na introdução da criança ao universo musical.  

Dia 30, sábado, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h. 
Oficina. Livre. Grátis. Vagas limitadas.  


Vem tocar maracatu 
Com Flávio Itajubá, artesão de instrumentos musicais. 


Você conhece os instrumentos do Maracatu? Venha experimentar o som forte da alfaia, a marcação da caixa e chacoalhar dos agbês, além de tocar, dançar e conhecer o universo do maracatu. 

Dia 30, sábado, das 16h30 às 18h. 
Oficina. Livre. Grátis. 
Vagas limitadas.  

Vem tocar maracatu
Vem tocar maracatu

Roda Musical – Exploração de Instrumentos 
Com Badalu, educação musical na primeira infância 

Na roda, são exploradas músicas brasileiras, autorais e do mundo, cada uma contando seu caminho, com muita diversidade musical, e proporcionando experiências lúdicas para ficar na memória. 

Dia 31, domingo das 10h30 às 12h.  
Sala Corpo e Arte. Livre. Grátis. 
Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.  


Criança Que Canta Também Dança
Com Núcleo Caboclinhas. 

Espetáculo para as crianças dançarem e conhecerem ritmos e danças brasileiras como coco, samba de roda, ciranda, baião e carimbó. As composições da cantora e compositora Hilda Maria trazem como tema os mitos folclóricos brasileiros como curupira, saci-pererê. A bailarina Ana Claudia Lima conduz as coreografias e convida o público a aprender de forma simples e divertida. Um show interativo para se divertir, aprender e gastar muita energia. 
 

O Núcleo Caboclinhas é formado por artistas apaixonadas pelos costumes brasileiros. Iniciaram suas atividades em 2007 e, desde então, apresentam espetáculos, vivências artísticas, shows musicais que resgatam e preservam temas da cultura popular brasileira em sua musicalidade, danças, cores, autores, e tudo mais que faz parte deste universo. 

Dia 31, domingo, 15h. 
Solário. Grátis. Vagas limitadas. 
 

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO VEM EM TODAS AS UNIDADES PARTICIPANTES.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.