Prata da Casa: conheça os artistas que se apresentam em agosto

30/07/2022

Compartilhe:

Com o objetivo de dar espaço a novos artistas do cenário musical brasileiro, o Prata da Casa retoma as atividades a partir deste mês. Serão shows gratuitos de artistas que estão em início de carreira, sendo duas apresentações por semana, sempre às quintas-feiras, a partir das 20h30, na Comedoria do Sesc Pompeia. Haverá retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria da unidade.

Para o retorno da programação, que celebra 23 anos de contribuições à música brasileira, o Prata da Casa recebe, na primeira noite de shows, 4 de agosto, duas potências da nova geração musical: a MC Brisa Flow, artista ameríndia, que pesquisa e defende a música indígena, e a rapper paulista Bia Doxum

Brisa Flow_Camila Sanchez
Brisa Flow | Crédito: Camila Sanchez

Brisa de la Cordillera, nome completo de Brisa Flow, apresenta o repertório de “Janequeo”, seu mais novo trabalho. No show, a MC, apresenta a mescla do hip-hop com a cultura dos povos andinos, influencia que receber da criação de seus pais artesãos araucanos, em Minas Gerais.  

“Feliz por esse momento de tocar no Sesc Pompeia. Palco onde passaram artistas muito talentosos de vários lugares do mundo. Tenho certeza que será um show lindo com essa banda incrível que vai me acompanhar. Estou muito animada e espero todos lá!” Brisa Flow

Bia Doxum | Crédito: Luiz Franco

Dona de um timbre belo e diferenciado, a cantora paulistana Bia Doxum tem se destacado no cenário do rap nacional e explora muito bem as nuances sonoras que envolvem o universo da música negra. Suas canções enfatizam a luta feminista e enaltecem a cultura de matriz africana. E ela faz isso de forma muito doce, enquanto celebra o amor e as conexões que podem surgir desses encontros.

“Poder levar o show ATÙNWÁ pra um palco tão importante como o Sesc Pompeia é de fato um marco importante pra minha carreira. Meu canto leva pro Projeto Prata da Casa a força e o encanto dos orixás e da magia afro-brasileira, a raiz forte do hip hop e a beleza do amor e do afeto.”Bia Doxum

11 de agosto

Jéssica Caitano é de Triunfo, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, terra de lendários repentistas nordestinos. Em parceria com o produtor Chico Correa, ela assina o projeto “Surra de Rima”, em que desenvolve sua poesia com flow agressivo e empoderado. A narrativa de Jéssica representa a mulher nordestina, suas lutas e a conexão com a terra. No show que ela apresenta no Prata festa e terreiro são apresentados como lugares de consciência. Uma poderosa celebração!  

“O show Surra de Rima é: Verso muderno saindo da brasa
Esquentando a rima no pé da orêia
O mote é dobrado que nem tapioca
E os pé quando samba o barro incendeia
É RAP e RAPente na Surra de Rima com mais poesia correndo na veia
No beat e na prosa tem tem ginga pesada
Com Jéssica Caitano e Chico Correa 💥 “
– Jéssica Caitano

O rap também é o fio condutor de Cronixta. Nascido e criado em Belém, no Pará, os gêneros latino-brasileiros e as sonoridades amazônicas dão o tom e o groove do seu trabalho. Cronixta vai apresentar reflexões sobre mudanças climáticas, negacionismo e desmatamento no show intitulado “Maiandeua”

De acordo com o rapper, “o primeiro show que assisti foi no Sesc Pompeia, assim que cheguei em São Paulo, e no dia do show foi uma energia especial, e naquele momento eu conversei baixinho comigo mesmo e disse: ‘Quero subir nesse palco um dia, vou subir nesse palco um dia’.  Anos depois e mágica da floresta aconteceu. Eu e geral da minha equipe estamos muito felizes de pisar nesse solo sagrado da música brasileira e feliz também por ser no projeto que me fez conhecer grandes nomes da música do nosso país. Vamos conectar e instalar o nosso Wi-fi da floresta!”

18 de agosto

Berra Boi é um trio instrumental da Paraíba que mistura sonoridades urbanas e nativas da América Latina e da África, passeando por beats de funana, ragga, dub, cumbia e baião. Essa mistura bebe em diversos estilos festivos dos guetos do planeta. O trio formado por Lucas Dan, Chico Correa e João Cassiano Silva vem atuando em palcos de música instrumental, festas e projetos de artes experimentais.  

O Prata da Casa é uma janela de oportunidades para artistas mais independentes da cena musical do nosso país. Para a gente, levar nosso som paraibano para São Paulo é incrível, vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade e com certeza vamos fazer todo mundo dançar”Chico Correa, drum machine, sampler e guitarra da Berra Boi

Sexteto Sucupira traz a cultura regional nordestina com seus baiões, xaxados, xotes e ijexás. O grupo reside no Rio de Janeiro, mas faz uma mescla do universo do forró e jazz com as heranças culturais ibéricas, africanas e da música caribenha. Guitarras incendiárias, bandolins acelerados, saxofones, pifes e apitos loucos se misturam com a percussão, contrabaixo e bateria numa verdadeira alquimia musical! 

Nós, do Sexteto Sucupira estamos muito felizes em participar do projeto Prata da Casa no SESC Pompeia.
Já faz alguns anos que começamos a vir tocar regularmente em São Paulo e fomos criando uma relação de carinho com essa cidade e seu público, que muitas vezes tem ido depois nos assistir nos nossos bailes no Rio de Janeiro, onde realizamos nosso baile “forró jazz cigano tropical” semanalmente na Fundição Progresso. Com certeza será um marco pra nossa carreira poder apresentar nosso som no respeitadíssimo palco do SESC Pompeia. Só temos a agradecer a oportunidade. Esperamos honrar esse momento, fazendo com que o público curta o nosso som viajante que mescla o universo do forró e jazz às heranças culturais ibéricas, africanas, orientais e caribenha.”
Sexteto Sucupira

25 de agosto

Luiza Brina é cantora, compositora, arranjadora, produtora musical e multi-instrumentista. Ela está em turnê com o show do último disco, “A Toada Vem É Pelo Vento”. A artista mineira revisita a obra, mesclando em seu repertório composições próprias e em parceria com nomes como Luizga, César Lacerda e Thiago Amud. No palco, assumindo voz, violão e guitarra, Luiza se une a cinco instrumentistas, permeando sua sonoridade com baixo acústico, percussões e sintetizadores, levando suas toadas para um novo contexto. Um espetáculo pra cantar junto!  

Luiza Brina | crédito: Silas H

Eu sou de Minas, e desde que cheguei a São Paulo sinto o Sesc Pompeia um dos principais palcos da cidade. A Choperia, então, onde pude ver da plateia inúmeros shows de grandes artistas, e pude me apresentar com a minha banda, Graveola, um punhado de anos atrás, é um palco muito luminoso pra mim. Estar nessa seleção do Prata da Casa, projeto que já abriu caminho pra tantos artistas que adoro, é poder celebrar esse disco que lanço agora da forma mais completa que eu poderia imaginar, ombro a ombro com tanta gente que escuto e troco. O show que farei é o primeiro da turnê em celebração ao “A toada vem é pelo vento”, teremos formação completa, com violão, baixo acústico e um naipe muito especial de percussões até teclado, baixo elétrico, sintetizadores e cassetes no palco. É uma atualização desse trabalho, e estrear no Pompeia vai ser forte pra gente. Espero que pro público também!” – Luiza Brina

Acompanhado de sua banda, o capixaba Fabriccio vai apresentar no Prata um show exclusivo do disco “Selva”. Esse trabalho abre caminhos para falar sobre leveza e afeto; e o amor cantado por um homem negro em tempos de violência. Fabriccio Oliveira é de Vitória, Espírito Santo, e o contato muito presente que ele teve com o mar cria a sintonia vital que se reflete em sua musicalidade. A construção musical do álbum mescla elementos da MPB com referências do reggae, rock, R&B e soul, drum and bass e jazz. Um show de afetividade preta, sensibilidade masculina, espiritualidade e autoconhecimento.  

O artista diz que “O Sesc Pompeia faz parte do meu imaginário afetivo com música, tanto pelos shows que vi lá e que marcaram pra mim pessoalmente os anos morando em SP, quanto shows de um passado mais distante mas que pra qualquer um como eu que acaba colhendo e preservando muito dos nomes, lugares e épocas que vimos em documentários, entrevistas que acabar fazendo o nome “Sesc Pompeia” criar links imediatos com shows e momentos que marcaram época como “O começo do fim do mundo”, é uma honra poder mostrar as músicas do “Selva” com a banda completa, e celebrar essas memórias afetivas em forma de música.”

______________________________________________________________________________________________________________________________

SERVIÇO 

Prata da Casa – Agosto de 2022: 
 
4/8 (quinta-feira), 20h30, Brisa Flow e Bia Doxum   
11/8 (quinta-feira), 20h30, Jéssica Caitano e Cronixta    
18/8 (quinta-feira), 20h30, Sexteto Sucupira e Berra Boi    
25/8 (quinta-feira), 20h30, Fabriccio e Luiza Brina 

 
Comedoria Sesc Pompeia 
Grátis. 18 anos 
 
Sesc Pompeia 
Rua Clélia, 93 – Pompeia – São Paulo/SP  
Não temos estacionamento. 

 
Protocolos de segurança 
O uso da máscara, cobrindo boca e nariz, é recomendado. Se você apresentar os sintomas relacionados à Covid-19, procure o serviço de saúde e permaneça em isolamento social. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.