Professor Ismail Xavier
Professor Ismail Xavier

Cinema Brasileiro: o Clássico e o Moderno

Curso EAD com Ismail Xavier

EAD Sesc Digital

Duração: 90 minutos

L

atividade online

Grátis

Assista aqui

Curso permanente da plataforma EAD Sesc Digital

Data e horário

De 01/01 a 30/06

Todos os dias

Disponível 24h

Professor Ismail Xavier
Professor Ismail Xavier

No curso, elaborado pelo professor Ismail Xavier, da ECA-USP, um dos principais teóricos do cinema brasileiro e discípulo de Paulo Emílio Sales Gomes e Antônio Candido, vamos percorrer uma importante etapa do cinema brasileiro e mundial, para compreender melhor como se deu a transição entre os estilos clássico e moderno, na passagem entre os anos 1950 e 1960.

Para isso, vamos analisar e comparar cenas de três filmes emblemáticos na história do nosso cinema que têm como tema o cangaço. São eles: O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, uma produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz; Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, ambos representantes do Cinema Novo. Em pauta, neste estudo comparativo, estarão três aspectos relacionados ao estilo dos filmes: luz, movimentos de câmera e montagem. Veremos como variações de linguagem nesses três elementos podem contar histórias bastante diferentes entre si e sugerir as intenções autorais dos realizadores.

Atividade gratuita, sem venda de ingressos.

___________

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.