Mais uma edição do Sonora [+] promete animar o Sesc Rio Preto

23/08/2022

Compartilhe:


Uma programação dinâmica, que mescla diversas linguagens culturais, acompanhada de uma feira cultural, com a presença de artesãos da cidade e de toda região. Isso é o Sonora [+], projeto do Sesc Rio Preto que já se tornou uma tradição na unidade e que atrai diferentes públicos. No dia 25 de agosto, quinta, a partir das 16h começa a programação da edição de agosto do Sonora [+], aberta para toda a comunidade, comerciários ou não.

A primeira delas, talvez a atividade que pode ser considerada o fio condutor das propostas do projeto, é justamente a Feira Cultural Independente, que acontece por intermédio do projeto “Tecendo a Rede de Saberes”, com foco na valorização social. Nesta feira, artistas e artesãos de Rio Preto e região, que participam das ações de valorização social do Sesc, são convidados a exporem e comercializarem seus produtos diretamente ao público frequentador da unidade. A feira acontece até às 21h30 na área externa da Comedoria e é um convite à população para conhecer, valorizar e apoiar os artistas locais.

feira cultural independente, divulgação

Para quem gosta de atividade manuais, uma boa pedida é a oficina de Chaveiro Porta Post-it, com Thama Otsu, artesã. Nesta oficina, os participantes aprenderão a confeccionar um chaveiro porta post-it decorado, com a utilização de materiais simples. Thama já trabalhou com bordado, costura, bijuteria, fotografia e scrapbook (técnica de decoração de álbuns de fotos). A oficina acontece das 17h às 19h no Espaço Oficina 1, com inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Outra opção da programação do projeto para testar as manualidades e criar belas peças artesanais, é a oficina de Tear de Papelão, com a artesã Daniela Faria. Nesta oficina, os participantes aprenderão a construir um tear de papelão e a produzir uma toalha de bandeja, usando a técnica do tear, para tal, o participante terá de prender os fios no tear, criar a trama e fazer o arremate do tecido. A oficina, divertida e educativa, visa ensinar os passos principais para produzir uma tecelagem manual, que poderão desenvolver e utilizar em outros tipos de tear. Daniela tem especialização em Artes Visuais, Intermeio e Educação pela Unicamp e possui uma marca autoral de tecelagem manual. Ela ministra oficinas de arte e artesanato. A atividade também acontece no Espaço Oficina 1, com inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

tear de papelão, divulgação

No Sonora [+] tem espaço para dança e música também, e nessa edição de agosto o Sesc Rio Preto traz uma animada aula aberta com Júlio Alves, professor de danças de salão –   2 Pra Lá, 2 Pra Lá: Aulão de Forró. Nessa aula aberta, voltada para iniciantes e iniciados na dança, Júlio convida o público em geral a praticar passos simples do forró, um dos ritmos mais populares da cultura brasileira. Julio Alves é professor especializado em dança de salão, com formação pedagógica em dança de salão pela academia Ritmus Cia. de Dança. O aulão de danças de salão vai rolar na área da Comedoria, às 19h30.

Pra fechar a programação do dia com chave de ouro, nada melhor que um show de forró, desse modo, quem tiver aprendido os preceitos do ritmo com o professor Julio, pode colocar suas novas qualificações em ação! O Grupo Saculejo chega às 21h com um repertório baseado na obra da velha guarda do forró, apresentando canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino e outros, mas não deixa de fora o forró universitário do Falamansa, Rastapé, Bicho de pé e clássicos de Alceu Valença, Gilberto Gil e Geraldo Azevedo. A Saculejo tem em sua formação a zabumba, triângulo, sanfona e contrabaixo. O show é na Comedoria, gratuito, e promete animar todo mundo na unidade!

grupo Saculejo, foto divulgação

Serviço

SONORA [+]

Dia 25 de agosto, quinta, no Sesc Rio Preto, das 16h às 22h. Atividades gratuitas.

Sesc Rio Preto

Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal

(17) 3216-9300

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.