Marisa Bentivegna - Foto: Ricardo Ferreira
Marisa Bentivegna - Foto: Ricardo Ferreira

Iluminação Cênica

Curso EAD com Marisa Bentivegna

EAD Sesc Digital

Duração: 80 minutos

L

atividade online

Grátis

Assista aqui

Curso permanente da plataforma EAD Sesc Digital

Data e horário

Todos os dias

Disponível 24h

Marisa Bentivegna - Foto: Ricardo Ferreira
Marisa Bentivegna - Foto: Ricardo Ferreira

Este curso, organizado em seis aulas de 15 minutos, introduz as questões técnicas e artísticas mais relevantes relacionadas à Iluminação Cênica. As aulas têm formato dinâmico, com entrevistas com Chico César, Nelson Baskerville, Marcelo Romagnoli e Cristiane Paoli Quito, especialistas nas áreas de música, teatro, teatro para crianças e dança, mescladas com informações técnicas sobre os refletores e equipamentos mais encontrados nos espaços artísticos do Brasil e do mundo. Além de seus acessórios como gelatinas, difusores, gobos, facas, íris, lâmpadas, barndoors e lentes.

Vamos também, através de links e da apostila do curso, nos familiarizar com o vocabulário comum aos técnicos de luz e iluminadores. Para contextualizar e ilustrar as aulas, faremos ainda um breve passeio pelas histórias do teatro e da iluminação. Os refletores vão ser apresentados pelas características que os aproximam. Vamos falar dos PCs e de todos os tipos de Fresnéis. Conheceremos o Elipsoidal e, como ele é um refletor com sistema óptico mais complexo, vamos dedicar um tempo maior a ele. Depois falaremos da família de lâmpadas PAR e, na sequência, entraremos no universo dos refletores eletrônicos, como as pares LED e os Moving Lights. Por fim, no último encontro, as informações técnicas e artísticas apreendidas possibilitarão o desenho de um mapa de iluminação, ou seja, saberemos colocar no papel as ideias e os detalhes técnicos para tornar realidade um projeto de luz.

Indicado para iniciantes (sem nenhum contato prévio com o assunto) e iniciados, como diretores, cenógrafos, figurinistas, produtores e intérpretes, e também para pessoas que já atuam em luz e pretendem buscar novas informações e abordagens na sua área.

Atividade gratuita, sem venda de ingressos.

___________

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.