Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! ganha formato híbrido em 2022

26/09/2022

Compartilhe:

Realizada pelo Consulado da Alemanha em São Paulo e pelo Sesc São Paulo, a mostra de filmes dirigidos por cineastas alemãs acontece de 29 de setembro a 5 de outubro

O cinema feminino da Alemanha é destaque mais uma vez no Brasil. A terceira edição da “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!” ultrapassa o online e ganha exibições presenciais também no CineSesc, em São Paulo. De 29 setembro a 5 de outubro, o festival promovido pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e pelo Sesc São Paulo, contará com sete filmes legendados em português; sendo 21 exibições no CineSesc e dois filmes com acesso gratuito via plataforma Sesc Digital. A mostra conta com o apoio do Goethe-Institut.

A sessão de abertura é gratuita e acontece no CineSesc em 29 de setembro, às 20h, com o filme “Preciosa Ivie”. Nele, a diretora Sarah Blasskiewitz conta os dilemas de uma afro-alemã sendo confrontada com sua história após a morte de seu pai e reencontro com uma meia-irmã. Outros destaques são os títulos inéditos “A Última Execução”, “A Morte da minha mãe”, “Casulo”, “A Filha” e “A Semente”. Os ingressos já estão disponíveis para compra online, clique aqui para adquirir o seu.

O público que não estiver em São Paulo também poderá acompanhar a Mostra pela internet e assistir a dois títulos, gratuitamente para todo o Brasil, na plataforma Sesc Digital. “A Professora de Violino”, fica em cartaz de 29/9 a 05/10 e “Preciosa Ivie” fica disponível por 48h no fim de semana, a partir das 20h de 30/09. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa.

A atual cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, primeira mulher a assumir o cargo em 150 anos de representação alemã no estado, elogia o projeto e afirma: “As mulheres na direção dos filmes, mostrando a perspectiva das ideias do feminino, é crucial para o avanço da igualdade de gênero em todas as áreas. Estamos orgulhosos de trazer títulos tão diversos e premiados e esperamos que o público se divirta muito nas sessões ao vivo e online”.

A primeira e segunda edição da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! foram realizadas em 2020 e 2021, na plataforma Sesc Digital, e apresentaram ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã expressa em obras produzidas por cineastas germânicas. Títulos como “Transtorno Explosivo”, de Nora Fingscheidt, e “24 Semanas”, de Anne Zohra Berrached, premiados no Festival de Berlim, foram exibidos nas mostras que celebram ainda o Dia da Reunificação da Alemanha, comemorado em 3 de outubro.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.