Inspira – ações para uma vida saudável

13/04/2020

Compartilhe:

Surgido para celebrar o Dia Mundial de Saúde, que acontece em 7 de abril, o projeto acontece, este ano, exclusivamente em ambiente digital, por conta das ações de contenção do coronavírus.
Em sua terceira edição, ele agora apresenta vídeos que abordam o bem-estar da mente, a saúde emocional e a solidariedade em tempos de isolamento social.

Nesta série, o Coletivo Dudu Badé, o fisioterapeuta Marcelo Anselmo e a especialista em meditação e Yoga Marcela Maia nos ensinam, de forma prática, algumas técnicas para passarmos por esse período de tantas incertezas causadas pelo enfrentamento à pandemia. 

Abayomis Afetivas

“Encontro precioso”. Esse é um dos significados da palavra iorubá “Abayomi”. Neste vídeo, as irmãs Ana e Amanda, do Coletivo Dudu Badé, nos contam um pouco da história dessa bonequinha de pano. Com origem nos navios que levavam africanos escravizados para outros continentes, a boneca Abayomi é, sobretudo, um elemento de resistência e de possibilidades.

Integrando a programação do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável, o coletivo nos ensina como fazer nossa própria Abayomi utilizando itens que temos em casa. Que tal trazer as crianças para frente da tela e dividir um momento juntos?

Procure aquela peça de roupa que você não usa mais e prepare-se para fazer a sua Abayomi. Você vai precisar de:

– Retalhos pretos ou marrons
– Retalhos coloridos e estampados
– Cordao ou fita
– Tesoura sem ponta.

Quando terminar, lembre-se de tirar uma foto e enviar para aquela pessoa especial que vai receber a sua boneca Abayomi.

Automassagem guiada – Um carinho para o nosso corpo

Que tal dar uma atenção especial para o corpo – nosso companheiro de toda as horas? Entra dia, sai dia e lá está ele, firme e forte. Nada mais justo do que lhe proporcionar um relaxamento, não é mesmo?

Para nos ajudar, Marcelo Anselmo, da Plenitude Bem-estar, produziu esse vídeo para o projeto Inspira – Ações para uma vida saudável, que neste ano acontecerá inteiramente nos canais digitais do Sesc São Paulo.

O fisioterapeuta nos ensina como proporcionar um momento de automassagem com uma bolinha. Não tem bolinha? Sem problemas. Um limão ou um punhado de feijões dão conta do recado. 

Prepare o seu cantinho e assista ao vídeo para aprender manobras de automassagem:

Aprendendo a Meditar

O cortisol é um hormônio muito importante para o nosso corpo: ele nos faz reagir e lutar. Mas, quando em excesso, ele é responsável pelo estresse. Por isso, é importante que suas doses estejam equilibradas no organismo.

A meditação é um valioso instrumento que ajuda a regulação desse hormônio.

Marcela Maia, especialista em meditação e Yoga, foi convidada para participar do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável e nos ensinará alguns passos da técnica. Nos proximos quatro vídeos, você poderá experimentar a meditação na sua casa. Para começar, basta arranjar um cantinho em que possa se sentar, no chão ou em uma cadeira. Vamos lá?

1. Uma pausa cronometrada

2. Diminuindo a ansiedade

3. Filtrando o consumo de informações

4.Amigos de nós mesmos

Acompanhe o portal e as redes sociais do @Sescsp para assistir a toda a programacao do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.