Retratos

04/01/2023

Compartilhe:

Retrato, do latim retrahere (copiar) é um gênero na pintura, ou na fotografia onde a intenção é descrever um sujeito humano.

Elaborado a partir de modelo vivo, documentos, fotografias, ou com o auxílio da memória, o retrato em si nos remete à idéia de que a arte deve ser um reflexo da realidade.

Em suas mais variadas interpretações.

A série “Retratos” traz 3 nomes da fotografia brasileira que nos encantam com seus registros ímpares, dotados de técnica, talento e sensibilidade.

E busca explorar um pouco do olhar fotográfico e da visão de mundo de cada um deles, suas inspirações e suas concepções.

O primeiro traz um depoimento do fotógrafo pernambucano José de Holanda, que retrata para capas de discos, divulgação e revistas, de artistas como Chico César, Lia de Itamaracá, Margareth Menezes, Emicida, Liniker, Mano Brown e Siba.

O segundo episódio traz um relato de Alê Ruaro, fotógrafo especializado em retrato, tem sido reconhecido pelo público especializado através de prêmios, exposições e publicações, tal como seu último livro: “São Paulo S.M.” e que tem um amplo trabalho dedicado à desconstrução de estereótipos e preconceitos, a partir da exposição da diversidade.

E encerramos a temporada com um depoimento da artista artista visual e fotógrafa multimídia Raquel Brust, que desde 2008 desenvolve o Projeto Giganto, projeto de intervenção urbana com fotografia hiper-dimensionada que propõe reflexões sobre a cidade e as relações humanas.

Apreciem sem moderação.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.