Dia Mundial do Lazer 2023 – Lazer para Transformação Social 

11/04/2023

Compartilhe:

Neste ano o “Dia Mundial do Lazer” chega a sua 3ª edição, com o tema “Lazer para Transformação Social”, que vem reconhecer o papel fundamental no desenvolvimento individual e comunitário, melhorando as relações sociais e, muitas vezes, tornando-se um espaço de expressão e engajamento nas camadas diversas e flutuantes da sociedade.    

O evento irá ocorrer no dia 16 de abril, tendo o Sesc São Paulo como um dos parceiros nessa realização, que é uma iniciativa da Organização Mundial de Lazer (WLO) coordenada neste ano pela Vancouver Island University (Canadá) e a University of Otago (Nova Zelândia).  

O Sesc SP tem como objetivo oferecer opções ativas de lazer ao público, com programações práticas, teóricas e transversais, com a intenção de produzir um olhar cuidadoso ao incentivo, adesão e permanência nas atividades físico-esportivas, reforçando o lazer como algo fundamental para a humanização das pessoas.  

Participam desta edição 17 unidades unidades do Sesc São Paulo: Campo Limpo, 24 de Maio, Belenzinho, Carmo, CPF, Florêncio, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompéia, Santo Amaro, Vila Mariana, Bertioga, Jundiaí, Piracicaba, Rio Preto e Sorocaba.

Confira os destaques de programação abaixo: 


SESC 24 DE MAIO 

Lazer Sobre Patins: Vivência de Patinação 

Atividade dedicada ao Dia Mundial do Lazer.
Dia 16/4, domingo, das 10h às 17h. 

Vivência de Patins em comemoração ao Dia Mundial do Lazer.  

Atividade aberta ao público que proporcionará uma experiência divertida treinando seu equilíbrio, força muscular das pernas, destreza sobre as rodinhas e sem contar a sensação de liberdade.  

Aula Aberta de Triatlo Dia Mundial do Lazer 

Com educadoras(es) do Sesc 24 de Maio.
Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 12h. 

Aula Aberta de Triatlo com a equipe de educadoras(es) do Sesc 24 de Maio. 

O Triatlo é um esporte que abrange 3 modalidades: a natação, a corrida e o ciclismo. Possui provas de diferentes características, distâncias, os mais tradicionais e disputados são o short triatlo (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), o triatlo olímpico (1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida) e o Ironman (3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida).

A proposta das aulas abertas é proporcionar ao público o contato com essa modalidade. 

Apresentação Esportiva de Patinação Artística 

Dupla de atletas de patinação artística.
Dia 16/4, domingo, das 15h às 16h30. 

Apresentação esportiva de patinação artística com dupla de atletas da seleção brasileira Rafaela Freitas e Gustavo Moura. A patinação artística representa a confluência do esporte e arte sendo semelhante a patinação artística no gelo.
 

SESC BELENZINHO 

Enduro do Lazer 

Atividade com o grupo Corrida Amiga.
Dia 16/4, domingo, das 8h às 13h. 

O Sesc participa da 3º edição do Dia Mundial do Lazer, evento de iniciativa global da Organização Mundial do Lazer (WLO) com ações em diversos estados do país. 

Nesta edição, a data tem como tema “Lazer para Transformação Social”, que busca discutir como essa atividade se constitui parte essencial na promoção da saúde, bem-estar e ferramenta de desenvolvimento para indivíduos e comunidades. 

Em comemoração ao Dia Mundial do Lazer, teremos a atividade: “Enduro do Lazer”; 

O Enduro apresenta as atividades lúdicas para cada ponto de checagem ao longo dos trajetos e em cada local, existirá uma atividade surpresa, contendo desafios de movimentos corporais, atividades de convivência, diversidade e empatia. Com isso, buscaremos explorar formas divertidas de ocupar os espaços urbanos, praticar atividade física e promover cidadania, saúde e bem-estar.
 

Foto: Zé Carlos Barretta/Divulgação Sesc.

SESC BERTIOGA 

Canoagem no Rio Jaguareguava 

Com Onda BGF.
Dia 16/4, domingo, das 8h30 às 12h. 

Neste esporte aquático o participante, através da remada nas águas calmas e cristalinas do Rio Jaguareguava, poderá conhecer trechos de mangue, caminhar em praias que se formam nas marés baixas a cada curva do rio e banhar-se em suas águas cristalinas. O passeio conta com caiaques duplos adaptados, proporcionando conforto e segurança para pessoas com e sem deficiência. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. Recomenda-se usar roupas de banho, levar protetor solar, repelente, chapéu e água. 

Duração: 3 horas. 

Nossos Parques, Nosso Quintal – Trilha do Guaratuba 

Dia 16/4, domingo, das 9h30 à 12h30. 

Iniciativa da gestão do Parque Estadual Restinga de Bertioga e do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Bertioga, junto às Associações Locais de Monitores Ambientais Autônomos – AMOLB e ABECO com o apoio do SESC Bertioga. 

Todos os meses acontecem visitas gratuitas e monitoradas, mediante inscrição prévia, a uma das trilhas dos Parques Estaduais. O objetivo do programa é ampliar o diálogo com a comunidade local de Bertioga, utilizando o conhecimento e a troca de experiência como ferramentas para a conservação da natureza, ampliando a visibilidade e o entendimento da comunidade sobre o que são as áreas protegidas, sua importância e os serviços ambientais prestados por elas. 

Trilha do Guaratuba.
Já imaginou andar em uma floresta preservada cercado (a) pelo verde da natureza, e nesta trilha se deparar com um lindo poço verde de águas cristalinas?  No passeio, os participantes fazem uma caminhada em trilha plana, de fácil acesso e ao final da trilha, podem se banhar.  A trilha está inserida em duas áreas naturais protegidas: o Parque Estadual Restinga de Bertioga e o Parque Estadual Serra do Mar- Núcleo Bertioga, um local repleto de belas paisagens e grande diversidade de fauna e flora.  

Distância total: 8 km                                                                         

Para participar da atividade, é obrigatório o uso de tênis. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. Recomenda-se usar roupas confortáveis, levar água, um alimento leve, repelente, protetor solar e boné.  
Duração: 4 horas.

Grátis. Inscrição no local do ponto de encontro da trilha, a partir de 1 hora de antecedência da atividade.   
Ponto de Encontro: entrada da trilha do Guaratuba (Rua P Um, do Loteamento Costa do Sol – Guaratuba.
+9 anos

SESC CAMPO LIMPO 

Movimento Consciente. 

Aulas abertas de Pilates de Solo, Fortalecimento de Core e Mobilidade Articular.

Dia 16/4, domingo, das 10h15 às 11h.
Dia 16/4, domingo, das 11h15 às 12h.
Dia 16/4, domingo, das 12h15 às 13h. 

Aulas abertas dedicadas ao desenvolvimento da consciência corporal, voltado para o movimento e que oferecem aos participantes a junção de diferentes
práticas corporais, como Pilates de Solo, práticas para o fortalecimento de core e de mobilidade articular, proporcionando assim uma vivência ampla de técnicas, métodos e filosofias. 

Ao longo do projeto serão trabalhados: exercícios respiratórios, de fortalecimento, estabilização, mobilidade articular, alongamento, consciência corporal, exercícios posturais e também de relaxamento. 

A prática será baseada no Método Pilates, em princípios da Yoga, na técnica Hipopressiva e com contribuições do estudo das Fáscias Musculares e da Biotensegridade. 

Cada exercício, em sua integridade, será adequado ao grupo de alunas e alunos participantes, através da proposição de diferentes graus de dificuldade e com opções para que todos consigam realizar as atividades sem qualquer risco. 

Para além das práticas, serão transmitidas informações básicas sobre cada técnica, como: seus princípios, os benefícios e a importância, orientações de como utilizar cada material e a forma de execução mais adequada dos movimentos. 

Com o educador em atividades físico-esportivas Thiago Almeida e a professoras(es) contratadas(os).
 
De 26/02 a 17/12. Domingos às 10h15, 11h15 e 12h15.  

A partir de 12 anos. Vagas limitadas, distribuição de senhas com 15 minutos de antecedência. 

Aulas abertas de skate em modalidade street e mini ramp 

Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 18h30.

Aulas abertas de iniciação ao skate, praticadas sobre pista “mini-ramp” e sob a orientação de professores experientes nesta que é uma das modalidades mais novas a integrar o quadro de modalidades dos jogos olímpicos e na qual o Brasil se apresentou enquanto um dos grandes protagonistas em Tóquio 2021. 

Com empréstimo de skates e capacetes. 

Terça a sexta das 13h30 às 21h30 e sábado, domingo e feriado das 10h30 às 18h30. Livre.
 
Praça Esportiva 

Recreação orientada nas modalidades de Shuffleboard, Badminton e jogos e brincadeiras tradicionais. 

Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 18h30.

No mês de março a Praça Central e a Praça das Corujas do Sesc Campo Limpo estarão ainda mais divertidas! 

Com montagem e oferecimento de atividades diversas e para todas as idades, como o shuffleboard, o badminton, o tamboréu, o slackline, jogos e brincadeiras infantis e o paraquedas lúdico, a unidade convida todos e todas para momentos de muito movimento e muita diversão.  

Vem brincar e jogar com a gente!  

Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.
 
 SESC FLORÊNCIO DE ABREU
 
Tênis de Mesa 

Com Hugo Hoyama.
Dia 14/4, sexta, das 10h às 15h. 

Em 2023 o Dia Mundial do Lazer tem como tema “Lazer para transformação social”, com especial atenção a mobilizar novos espaços e dialogar com as instituições do entorno.  

Hugo Hoyama, (CREF: 058862-P/SP) 53, pratica o esporte há 48 anos.  Defendeu a Seleção Brasileira por 26 anos e participou de todas as competições importantes da modalidade.
 
Ao longo desses anos foram:
 
24 participações em Campeonatos Mundiais, de 1987 a 2019 (6 como técnico); 

9 participações em Jogos Pan-Americanos (87, 91, 95, 99, 03, 07, 11, 15/técnico, 19/técnico); 

15 medalhas em Pan-americanos, sendo 10 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze; 

8 participações em Jogos Olímpicos (92, 96, 00, 04, 08, 12, 16/técnico, 21/técnico).
 
Esteve no comando da Seleção brasileira feminina do Brasil, de 2013 a 2021, onde conquistou os seguintes resultados: 

– Campeonato Latino-Americano;

– ouro equipes (2013, 2014, 2015, 2016 e 2018); 

– Mundial de Equipes da 2ª Divisão – ouro (2014 no Japão).

*título inédito; 

– Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto / Canadá (2 medalhas de prata) *medalhas inéditas na competição; 

– Campeonato Pan-Americano de Equipes – ouro (2017 e 2018), prata 2019; 

– Jogos Pan-Americanos 2019 de Lima / Peru (2 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze); 

– Técnico da equipe brasileira feminina nos Jogos Olímpicos do Rio 2016; 

– Técnico da equipe brasileira feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. 

Foto: Anderson Rodrigues/Divulgação Sesc.

SESC ITAQUERA 

Brincar de Jogar!  

Com Educadores em Atividades Físicas e Esportivas do Sesc SP.
Dia 16/4, domingo, das 13h às 16h. 

O esporte e o lazer são direitos de todos, o Brincar de Jogar faz parte da programação do Dia Mundial de Lazer e visa incentivar a diversão, a socialização, integração, experimentação e a prática de modalidades esportivas através de mini jogos.
 

SESC JUNDIAÍ 

Fragmentos de Lazer -uma pausa ativa para a poesia ao vivo 

Com o escritor Daniel Viana, a Cia. Guardanapos Poéticos.
Dia 15/4, sábado, das 12h às 14h. 

O artista e escritor Daniel Viana, com sua máquina de escrever e sua paciente atenção, ouvirá os participantes que se dispuserem a contar suas vivências no tempo livre, o que é o lazer e como essas pessoas aproveitam as experiências de lazer. Após a conversa, cada um receberá um texto inspirador para lembrar de incluir em seu cotidiano pausas e pílulas de descanso e fruição. com Daniel Viana, da Cia. Guardanapos Poéticos.

Pebolim Humano 

Dia 15/4, sábado, das 14h às 18h.
Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 14h30.

Pebolim Humano Inflável é a versão gigante do clássico pebolim, é um animado jogo que diverte jovens e adultos todos poderão ter a experiência de jogar futebol com os movimentos controlados e muito trabalho em equipe. Medindo 8,00m x 4,00m, o pebolim é confeccionado com nylon emborrachado e barras de ferro revestidas com tecidos. As faixas que prendem os jogadores contêm velcro e são super confortáveis, podendo ser reguladas. Jogam até 12 jogadores por partida. 
 
A atividade irá acontecer na FEPASA em frente a casa verde. 

Abracabana! 

Com Volta e Meia.
Dia 16/4, domingo, das 10h às 14h. 

As cabanas são um dos lugares preferidos das crianças. Há um mistério que as convida a entrar e descobrir quais surpresas estão guardadas em seu interior.  

A brincadeira de explorar e investigar torna-se instigante neste ambiente lúdico.   

Em cada cabana, elementos surpresos para sentir, tocar, descobrir através dos sentidos: objetos sonoros, texturas diversas, cores, cheiros, espaços e formas.   

As cabanas produzidas em papelão com elementos para a exploração sensorial em seu interior. 
Os educadores fazem o acolhimento e a mediação necessária. 

Festival de Tênis de Mesa 

Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 14h30. 

Festival de tênis de mesa para estimular a prática da modalidade, o festival será para todas as idades, todos poderão testar suas habilidades e se divertir com os amigos, e ter a oportunidade de descobrir uma nova maneira de praticar um esporte no momento de lazer. 

A atividade irá acontecer na comunidade da FEPASA em frente a casa verde.
 
Criando Beats 

Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 13h. 

É uma vivência voltada a iniciação à produção musical, criação e edição de músicas autorais com instrumentos virtuais, a partir do software livre para computador Tracktion Waveform Free, que pode ser baixado e utilizado gratuitamente.
 

Estação de Autocuidado: escaldapés
Com Ane Rocha.
Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 14h.

O objetivo desta proposta é oferecer aos moradores do Jardim Fepasa instrumentos/conhecimentos sobre a importância do autocuidado no dia a dia. Para tanto, será montada uma estação com ervas para o preparo de escalda-pés. Após a apresentação de seus benefícios e de ervas que podem ser utilizadas, cada participante poderá produzir o seu a partir de suas necessidades individuais.
75 vagas.

Grátis.

Espaço Autocuidado
Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 13h.

O objetivo é oferecer aos moradores do Jardim Fepasa instrumentos/conhecimentos sobre a importância do autocuidado no dia a dia. Serão oferecidos diversos materiais como bolinhas de tênis, bolinhas de cravo, massageadores de madeira etc., para utilização espontânea de quem se interessar, e também mini aulas de automassagem, além de uma estação de ervas para o preparo de um escalda pés.

Brincadeiras de Rua
Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 14h30.

Foto: Bruna Queved/Divulgação Sesc.

Aula de Hip Hop
Dia 16/4, domingo, das 11h30 à 12h30.

Hip Hop é um dos estilos de dança que constitui as chamadas “Street Dances” ou  “Danças Urbanas” no Brasil São danças vernaculares afro-estadunidenses de contexto urbano pós funk. Especificamente o Hip Hop teve origem em Nova York por volta de 1980, em ambientes de festas conhecidas como Block Parties. 

A ideia da oficina é trabalhar os fundamentos da dança e principalmente autonomia para descoberta de movimentos corporais. 

Pele Rara
Dia 16/4, domingo, das 13h às 14h20.

SESC PINHEIROS

Dia Mundial do Lazer – Pedala Cidadão – Parques Villa Lobos, do Povo e Ibirapuera
Dia 16/4, domingo, das 8h às 16h.

Para o mês de abril o Pedala Cidadão fará uma atividade para comemorar o Dia Mundial de Lazer; visitaremos 3 grandes parques, são eles: Parque Villa Lobos, Parque do Povo e o Parque do Ibirapuera. Percurso aproximado de 24,7 Km com longas retas e algumas subidas durante todo o trajeto.

O uso de máscaras cobrindo boca e nariz é recomendado para adentrar na unidade.
A partir de 18 anos. Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 04/04/2023.

Hidroanimação Com a Bateria Feminina
Dia 16/4, domingo, das 10h30 às 11h30.

Aula aberta com característica recreativa, que estimula a integração entre os participantes. Com acompanhamento musical.
 
A Bateria Feminina conta com musicistas atuantes e experientes no cenário musical brasileiro. 

Criada pela artista Silvanny Sivuca, a Bateria Feminina desenvolve uma performance rica em musicalidade, carisma e alegria, cheia de boa energia, com a força dos instrumentos de percussão e a dinâmica do desfile interativo, a mobilidade é uma de suas características marcantes. 

Acesso ao conjunto aquático mediante a apresentação da Credencial Plena Sesc e do exame dermatológico atualizado.
 
SESC PIRACICABA

Dia Mundial do Lazer: Esportes e jogos
Dia Mundial do Lazer no Barranco Cultural. 

Dia 16/4, domingo, das 9h às 12h.

No dia mundial do lazer, haverão aulas abertas de flag football, jogo do taco e barangandão que celebram brincadeiras e atividades esportivas que são facilmente incorporadas na rua, quadra ou no espaço aberto da comunidade  promovendo bem estar social e coletivo, tendo o lazer como um direito social.
Dia 16, domingo, 09h00.
Barranco cultural – Bairro Santa Fé/Piracicaba. Grátis. Qualquer idade.

Circuito Esportivo do Dia Mundial do Lazer
Dia 16/4, domingo, das 10h às 17h.

Conjunto de atividades e brincadeiras esportivas, para atender crianças a partir de 3 anos e família, estimulando práticas que contribuem para o lazer e qualidade de vida das pessoas. 
   
SESC POMPEIA

Vivência de Biribol
Com Equipe Viva Mais por você.
Dias 15 e 16/4, sábado e domingo, das 14h às 17h. 

O biribol, conhecido como vôlei na piscina, é um esporte aquático muito semelhante ao voleibol. A modalidade foi instituída no município de Birigui, interior de São Paulo

SESC RIO PRETO

Enduro A Pé
Com o Instituto Corrida Amiga.
Dia 16/4, domingo, das 9h às 12h30.

No ‘Enduro a Pé’, as pessoas participantes serão conduzidas por um percurso de regularidade e, no trajeto, passarão por pontos de controle. Em cada local, existirá uma atividade surpresa, contendo desafios de movimentos corporais, atividades de convivência, diversidade e empatia. Com isso, buscaremos explorar formas divertidas de ocupar os espaços urbanos, praticar atividade física e promover cidadania, saúde e bem-estar. 

O Enduro, além da diversão, lazer e movimento do corpo, conecta as pessoas à cidade, a partir da interação com o espaço urbano e incentivo à mobilidade ativa.  Para esta atividade também teremos uma cartilha digital, com detalhamento do trajeto proposto e vários pontos de interesse para conhecer em Rio Preto.


SESC SANTO AMARO 

Vivência de Beach Tennis (instituto Ação Geral e Instituto Prof)
Dia 16/4, domingo, das 14h às 17h.

Em 16 de abril, acontece o “Dia Mundial do Lazer”, uma iniciativa da Organização Mundial de Lazer, que no ano de 2023 será coordenado pela Vancouver Island University (Canadá) e a University of Otago (Nova Zelândia), com o Sesc SP como um dos parceiros nessa realização.
 
O tema escolhido pelos coordenadores para esse ano é “Lazer Para Transformação Social”, com o qual, se busca reconhecer a importância do Lazer como fundamental no desenvolvimento individual e comunitário,  promovendo qualidade de vida e bem-estar. 

Sendo assim, o Sesc Santo Amaro propõe uma Vivência de Beach Tennis para jovens do Instituto Ação Geral e Instituto Prof, com o objetivo de proporcionar uma experiência com o Beach Tennis, que apesar de ser uma modalidade que está crescendo rapidamente, é pouco acessível por conta do alto custo para a prática.

SESC SOROCABA 

Ludus – Espaço Pirambô de jogos e atividades de lazer
Com profissionais do Pirambô.

Dias 1/4, 8/4, 15/4, 22/4, 29/4/4, sábados, das 10h às 13h30;
Dias 2/4, 9/4, 16/4, 23/4, 30/4/4, domingos, das 10h às 13h30;
Dia 21, sexta, das 10h às 13h30;
Dia 1, segunda, das 10h às 13h30.

 
ESTAÇÃO DE EQUILÍBRIO
Aqui será possível testar e trabalhar o seu equilíbrio através das barras de ligação, slack de bambu, perna de pau de bambu, rola rola e bastões para serem equilibrados de diversas maneiras.
 
ESTAÇÃO DE MALABARES E JOGOS
Nesta estação será possível aprender malabares com bolinhas, claves e bastões de bambus, além de aproveitar os jogos piampesca, pirambol e jogo da velha humana.
 
ESTAÇÃO DE AÉROS
Com os pés fora do chão será possível descobrir diversas formas de se movimentar pelo triângulo e trapézio de bambu.
 
ESTAÇÃO DE MOVIMENTO E DESAFIOS
Nesta estação será possível experimentar diversos movimentos novos além de realizar desafios e descobrir possibilidades incríveis do nosso corpo.
 

Vivência em Beach Tennis
Com Gustavo Galego, Giovana Toyosato e Guilherme Oliveira, professores de Educação Física e especialistas nas modalidades.

Dias 1/4, 8/4, 22/4, 29/4/4, sábados, das 10h às 13h30;
Dias 2/4, 9/4, 23/4, 30/4/4, domingos, das 10h às 13h30;
Dia 21, sexta, das 10h às 13h30;
De 11 a 13/4, terça a quinta, das 9h30 às 11h;
De 11 a 13/4, terça a quinta, das 17h30 às 19h;
Dia 16/4, domingo, das 10h às 18h.

O beach tennis é um esporte praticado em uma quadra de areia com raquete, bola e rede, que pode ser disputado individualmente, entre duas duplas ou quartetos. 

Essa nova onda, que lembra o tênis de quadra, também chegou ao Sesc Sorocaba. 

E não é por menos que este esporte é cada vez mais procurado: fácil de aprender, jogar e muito divertido. 

Brincando com o ioiô
Com profissionais do Planeta ioio.
Dias 15 e 16/4, sábado e domingo, das 10h às 13h30.

A equipe do Planeta IoIô ensina pessoas de todas as idades manobras como: dorminhoco, cachorrinho passeando, meia volta, catarata, trevo, cachorrinho pulando a cerca, balanço, voltas e voltas de forma simples e divertida.
Sábado e domingo público do LUDUS. 

Jogos e Brincadeiras Tradicionais
Com equipe Qualyt Ville.

De 11 a 14/4, terça a sexta, das 8h às 11h;
De 11 a 14/4, terça a sexta, das 14h às 17h;
Dias 15 e 16/4, sábado e domingo, das 10h às 13h30. 

Amarelinha, 5 marias e peteca são algumas das brincadeiras que você vai vivenciar conosco.

Os jogos têm como principal função oferecer entretenimento, lazer e diversão aos participantes, além de proporcionar benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos, como o desenvolvimento do raciocínio lógico e o auxílio na coordenação motora. 

Os jogos não têm limite de idade, bem como podem ser praticados de forma individual ou coletiva. 

Pílula de Acessibilidade – Lazer para todas as pessoas
Com CESEC, Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos e Ari Protázio, especialista em acessibilidade.
Dia 11/4, terça, das 10h às 11h.

O Dia Mundial do Lazer tem o objetivo de fomentar debates, discussões e reflexões sobre o lazer como direito social e sua importância na vida cotidiana, bem como expandir e promover o lazer globalmente, reconhecendo que as barreiras ainda existem para muitos em todo o mundo.
 
O primeiro Dia Mundial do Lazer aconteceu em 2021 e foi coordenado pelo WLCE/USP (Centro Mundial de Excelência em Lazer/Universidade de São Paulo), LAGEL (Laboratório de Gestão de Experiências de Lazer) e pelo Sesc em São Paulo. Os participantes foram estimulados a criar diferentes iniciativas que valorizavam a cultura local por meio de atividades que possibilitaram a troca de experiências e reflexões sobre as barreiras socioeconômicas, culturais e físicas para o lazer no contexto atual e futuro. Foram promovidas centenas de atividades temáticas de lazer realizadas em todo o mundo, entre elas aulas, debates, lançamentos de livros, oficinas, congressos, seminários etc.
 
Em 2022, a coordenação mundial foi realizada pela Universidade da Ilha de Vancouver com a colaboração da Universidade do Québec à Três-Rivieras, ambos Centros de Excelência da WLO. 

Foto: Mirella Ghiraldi De Castro/Divulgação Sesc.

Curso de Beach Tennis – Turma 1
Com João Marcelo Miranda, mestre e doutor em educação física (USJT-SP), professor, pesquisador e treinador de beach tennis.

Dias 11 e 13/4, terça e quinta, das 19h30 às 21h30.

O curso é voltado para praticantes, profissionais de educação física e professores de beach tênis. Nele, serão apresentados, por meio da pedagogia do esporte, técnicas, procedimentos, materiais e estratégias de aulas individuais e em grupo, para quem deseja iniciar uma turma ou aperfeiçoar uma já existente. 

Curso de Beach Tennis – Turma 2
Com João Marcelo Miranda, mestre e doutor em educação física (USJT-SP), professor, pesquisador e treinador de beach tennis.

Dias 12 e 14/4, quarta e sexta, das 19h30 às 21h30.

O curso é voltado para praticantes, profissionais de educação física e professores de beach tênis. Nele, serão apresentados, por meio da pedagogia do esporte, técnicas, procedimentos, materiais e estratégias de aulas individuais e em grupo, para quem deseja iniciar uma turma ou aperfeiçoar uma já existente. 

O cultivo de plantas como forma de lazer 

Com agentes de educação ambiental do Sesc Sorocaba.

Dia 13/4, quinta, das 9h às 11h.

Dia 14/4, sexta, das 14h às 16h. 

O Lazer e as pessoas idosas 

Com profissionais do Clube do Idoso de Sorocaba.

Dia 13/4, quinta, das 14h às 16h.

A atividade contempla um bate-papo, seguido de aula prática, apresentando 
benefícios do lazer na vida das pessoas idosas, bem como várias possibilidades de lazer, esportivos, socioeducativos e artísticos, para frequentadores do Clube do Idoso, Chácara do Idoso e público do Sesc.
 
HidroShow
Com educadores de atividades físico esportivas do Sesc Sorocaba.

Dias 15 e 16/4, sábado e domingo, das 15h às 15h30.

Aula show com movimentos coreográficos simples e músicas que remetem ao lazer.
Necessário credencial plena e exame dermatológico válidos.

Skate no Pitico é Lazer! Aula Aberta
Com o instrutor Alexandre Franja e equipe da Super House Skate Is Cool.
Dia 16/4, domingo, das 10h às 12h.

Nesta aula aberta os participantes têm a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar suas habilidades em cima do Skate, de forma segura e divertida, com a equipe de instrutores da equipe Super House Skate Is Cool.
Haverá empréstimo de skates e equipamentos de segurança, caso não tenham.

Aulas Abertas e Vivências em Beach Tennis e Futvôlei
Com Gustavo Galego e Guilherme Oliveira, professores de Educação Física e especialistas nas modalidades.

Dia 16/4, domingo, das 10h às 18h.

Aulas abertas e vivências em esportes de areia que fazem sucesso quando o assunto é lazer. Beach Tennis e Futevôlei são apresentados pelos profissionais das modalidades nas duas quadras de areia, nos formatos de aula aberta e vivência.
R. Anselmo Rolim, s/n – Vila Angélica, Sorocaba – SP

Skate no Pitico é Lazer! Apresentação, Vivência e Pista Aberta de Skate
Com Diego Bigode, Ítalo Romano e Leonei Mart, skatistas profissionais.
Dia 16/4, domingo, das 12h às 16h.

Foto: Zé Carlos Barretta/Divulgação Sesc.

Apresentação e vivência com profissionais como Diego Bigode – Único brasileiro a realizar a manobra “Heel Flip 360 Indy Grab” – Campeão Brasileiro na modalidade Mini Ramp. 

Ítalo Romano – O skatista Ítalo Romano que ficou conhecido em 2011 ao se tornar o primeiro skatista sem as pernas a encarar, com êxito, a temida Megarrampa de Bob Burnquist desafiado pelo apresentador Luciano Huck.

Leonei Mart – 1º. skatista profissional de Sorocaba com grande relevância no cenário esportivo. Carismático e muito admirado por uma geração de skatistas sorocabanos. 

R. Anselmo Rolim, s/n – Vila Angélica, Sorocaba – SP
 
Skate no Pitico é Lazer! Festival Skate Park.  

Com equipe Super House Skate is cool.
Dia 16/4, domingo, das 16h às 18h.

Para coroar o Dia Mundial do Lazer, realizamos o Festival de Skate Park em formato de torneio com baterias separadas por faixas etárias, onde os participantes  colocam em prática suas melhores manobras nas modalidades Mini Ramp e Street Park na pista do Centro Esportivo Pitico.

R. Anselmo Rolim, s/n – Vila Angélica, Sorocaba – SP, na zona norte.

 Obrigatório uso de equipamento de segurança.
 
SESC VILA MARIANA

Assoc. Paulista Kobudo de Ju Jitsu /Copa Kids de Jujitsu – 2023  
Dia 16/4, domingo, das 8h às 17h
 
Brincadeiras que transformam
Dia 16/4, domingo, das 10h às 18h 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.