A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia – o lugar da cultura

14/04/2023

Compartilhe:

A pesquisa “A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia – o lugar da cultura” é fruto de uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

Surgiu com o intuito de entender o impacto das ações promovidas pelo Sesc São Paulo para a produção de saúde, compreendendo que essas ações, envolvem não apenas as iniciativas dos profissionais da saúde, como também as práticas esportivas, artísticas e culturais realizadas nos espaços de convívio da instituição.

Durante a elaboração da proposta de investigação, os pesquisadores envolvidos se depararam com o acontecimento pandêmico que privou todas as pessoas da possibilidade de convivência, experimentações e trocas presenciais.

Com a mediação de alguns artistas, foi proposto um “questionário on-line”, como uma trilha reflexiva, onde os participantes puderam compartilhar suas experiências, preocupações com a saúde e estratégias de reinvenção da vida cotidiana, depois de um longo período vivendo sob a pandemia, com uma atenção especial ao lugar da cultura e do mundo digital, assim como as possíveis contribuições do Sesc neste processo.

Todo esse processo resultou nesta publicação, em que os leitores encontrarão um resumo dos resultados de uma experiência complexa e sensível de produção de dados, além de entrar em contato com processos de inovações metodológicas e análises que produzem um testemunho dos padecimentos e invenções da experiência pandêmica que atravessamos todos nós, culminando com uma produção de dados sobre a vida ativa, desejante e imaginativa na pandemia.

Seu lançamento foi realizado em fevereiro de 2023 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, e contou com a presença de Ricardo Rodrigues Teixeira, Rogério da Costa e Sabrina Ferigato.
A mediação ficou por conta da jornalista e apresentadora Adriana Couto.

Confira na íntegra:

Ricardo Rodrigues Teixeira é médico sanitarista, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenador da Diretoria Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Rogério da Costa é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Coordenador do Laboratório de Inteligência Coletiva – LInC. Graduado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e doutorado em História da Filosofia – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne).

Sabrina Ferigato é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Graduada em Terapia Ocupacional, com aprimoramento em Saúde Mental pela Unicamp, Mestrado em Filosofia Social – PUC-Camp, doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP). Credenciada junto aos Programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e ao programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Unicamp.

Foto: Rafael Botas

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.