O futuro não está dado

01/02/2022

Compartilhe:

A capacidade de computar, analisar e processar dados extrapolou os laboratórios científicos para aproximar-se cada vez mais de nosso cotidiano, abrangendo diversos aspectos das nossas vidas. A mineração e análise de dados permite gerar correlações e identificar padrões – antes imperceptíveis – que podem ser utilizados para resolver questões de ordem política, econômica e social.

Com o desenvolvimento e aplicação cada vez mais ampla da inteligência artificial, decisões passam a ser tomadas por cálculos automatizados sem a intervenção crítica da mente humana. O controle desses dados por um número reduzido de atores implica em um controle considerável dos rumos tomados pela sociedade. A ampla influência de condutas que a aplicação desses dados, alheia ao debate crítico, pode envolver é considerada por pesquisadores como um sequestro de futuro.

O projeto O futuro não está dado oferece ações formativas que discutem criticamente o armazenamento, processamento e análise de dados. O conjunto dessas ações apontam para a necessidade de retomá-los, pensá-los a partir de perspectivas críticas, produzindo conhecimento que possam servir de base para as transformações que queremos em nossa sociedade.

Pretende-se, assim, oferecer um espaço para discussão e prática crítica dessas questões. Com isso, garantimos os direitos de acesso à informação e de participação políticas, bem como o uso responsável e ético desses dados, considerando as questões de privacidade e vigilância.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.