Celebrar com diversidade e com orgulho!

25/06/2021

Compartilhe:

Buscando criar um espaço de diálogo, respeito e transformação social, o Sesc São Paulo realiza diversas atividades que dão visibilidade à comunidade LGBTQIA+. São ações transversais que procuram ir além das efemérides de um dia ou mês do ano. Afinal é sempre hora de desconstruir preconceitos, celebrar a diversidade e a livre expressão das diferenças!

Reunimos aqui algumas dessas atividades que têm acontecido nas unidades. Vem com a gente descobrir talentos, trocar experiências e romper preconceitos?

À minha mãe e ao meu pai, com Orgulho

Acolhimento, felicidade, rompimento, dor. Assumir-se LGBTQIA+ pode significar muito, de muitas formas diferentes. O Sesc Santo André convidou pessoas LGBTQIA+ a contarem como foi o momento de se assumir para alguém especial da família – pais, avós, tios, os protagonistas de seus núcleos familiares, laços de sangue ou coração. O resultado foi emocionante e agora ocupa um grande mural no Espaço de Tecnologias e Artes da unidade, além de se desdobrar em diversas atividades, de bate-papos a oficinas. Acesse na plataforma medium. 


Questões de gênero e as juventudes: que papéis te representam?

Os jovens artistas Baobá e Kalu se reuniram no espaço do Juventudes no Sesc Guarulhos para conversar sobre gênero e identidade, compartilhando suas experiências, descobertas e enfrentamentos.


Adoção homoparental

Como parte das reflexões sobre o preconceito sofrido pela população LGBTQIA+, o Sesc Vila Mariana trouxe informações sobre a adoção por casais homoafetivos. 

https://www.instagram.com/p/CPTG06Jrwv2/

Vozes do Centro – População LGBT+

No centro de São Paulo, instituições desenvolvem projetos no atendimento à população LGBTQIA+ que promovem o acolhimento, a qualificação e auxílio para busca de empregos e geração de renda. A roda de conversa do Sesc Consolação abordou essas experiências:

TRANSfaladas: histórias em curso

Com diferentes formações e expressões, AHigor, Erika, Gabriel, Ludmila, Raphaella e Zahara contam brevemente suas histórias neste vídeo do Sesc Registro. Além da descoberta sobre si, as trajetórias incluem a luta por direitos básicos e respeito.


The Sounds of Love

Em performance poderosa para o Sesc Parque Dom Pedro II, a canceriana Calupsyta Zabelê, diretamente do seu isolamento, interpreta sucessos e faz uma ode a todo tipo de amor:


desMONTAÇÃO

A série “desMONTAÇÃO”, ação do Sesc Interlagos para o projeto Legítima Diferença, traz seis drag queens se desmontando enquanto falam sobre si e suas experiências (+ uma performance artística de um drag king!) Assista ao depoimento de Natasha Princess:

Dicas para despertar sua Diva
A drag queen Sheyla Müller invadiu o Instagram do Sesc Santana para dar dicas de comportamento, maquiagem e empoderamento drag para despertar a diva que habita em todo mundo. 

https://www.instagram.com/p/CNa1bPWgdrP/

Acompanhe os vídeos completos nos destaques do Instagram.com/sescsantana 

Boteco da Diversidade

Com o tema “Racialidades Transviadas”, esta edição do Boteco da Diversidade reúne performances, depoimentos e experimentos cênicos protagonizados por bichas pretas que fogem dos padrões estéticos e estereótipos. Com a particição de House of Zion, Bruxa Travesti, Jup do Bairro, Barbara Hugo, Lucas Veiga, Félix Pimenta, Pablo Moreno, Samuel Gomes, Thiago Torres (Chavoso da USP) e a legendária Márcia Pantera. Assista!


Esporte Diverso
“Transexualidade e Esporte” foi o tema deste bate-papo promovido pelo Sesc Pinheiros que reuniu a atleta Tifanny Abreu, profissional do voleibol, mulher trans; a deputada estadual de São Paulo Erica Malunguinho, educadora, primeira mulher trans ser eleita para Assembléia do Estado; e Leonardo Peçanha, educador e consultor, também apresentador e colunista do Ludopédio. 

Ah, a série também já discutiu a inclusão dos corpos diversos e da questão de gênero nas práticas esportivas. Assista aqui.

Diversidade, respeito e luta! 

Em artigo, Denise Mariano, uma das gestoras do Sesc, fala sobre a luta histórica contra o preconceito no Brasil a partir de sua vivência como uma mulher negra e lésbica. Leia aqui. 

Denise Mariano

+++ Projeto Legítima Diferença

Acesse sescsp.org.br/legitimadiferenca e saiba mais sobre o projeto em rede do Sesc SP dedicado à desconstrução de estigmas e preconceitos. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.