Inscrições abertas para o curso Diálogos sobre Gestão Cultural do Sesc

28/08/2021

Compartilhe:

Série de encontros faz parte do Circuito Sesc de Artes – Praças Digitais/2021

De 1 a 4/9, o Sesc São Paulo realiza o curso on-line e gratuito “Diálogos sobre Gestão Cultural”, com a proposta de promover o debate entre gestores e profissionais culturais que atuam na esfera pública, privada e do terceiro setor em 157 municípios de São Paulo. O curso faz parte do Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais, cuja programação mais ampla, com mais de 250 atividades gratuitas, acontece de 8 a 19/9, com mais de 250 atividades on-line. 

Durante quatro dias, o curso “Diálogos sobre Gestão Cultural”, que contemplará reflexões sobre a atual crise do setor, sobre como o ambiente digital transformou a maneira como a sociedade está consumindo cultura e quais são as perspectivas para os próximos meses, entre outros temas de interesse da atualidade, em um diálogo aberto com especialistas, pesquisadores e autores do campo da gestão pública da cultura, das políticas culturais e tecnologias digitais. 

A abertura acontece no dia 1/9, quarta-feira, a partir das 16h, com a presença de Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, e dos convidados Bianca Santana e Guilherme Varella, que debatem o tema “Cultura para Transformar”. 

As vagas são limitadas e os encontros acontecem na plataforma Zoom. Para participar, é preciso se inscrever em: https://bit.ly/CursoGestaoSesc  

Acompanhe a programação completa do curso: 

1/9 – QUA – 16h | ABERTURA 

Danilo Santos de Miranda, filósofo, cientista social, diretor Regional do Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. É conselheiro de diversas entidades e membro da Art for the World (Suiça). 

Cultura para Transformar | com Bianca Santana e Guilherme Varella 

Os impactos da crise e de que forma a cultura pode apoiar na compreensão do cenário atual, bem como ajudar nas adversidades contemporâneas. 

Bianca Santana é jornalista, doutora em Ciências da Informação (ECA-USP) e autora dos livros “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” (Cia. Das Letras) e “Quando me descobri negra” (SESI-SP) 

Guilherme Varella é pesquisador, advogado, gestor cultural e músico. Foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e executivo na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Hoje atua como Diretor do Instituto Cultura e Democracia. 

2/9 – QUI – 16h 

Gestão Cultural em Tempos de Crise | Com Isaura Botelho e Silvana Lumachi Meireles 

Desafios das políticas públicas de cultura diante da crise. Os impactos da pandemia na Gestão Cultural. 

Isaura Botelho é gestora cultural desde 1978, especializada no planejamento e formulação de políticas públicas de cultura, envolvendo instituições como Funarte, Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura (MinC).  

Silvana Meireles é gestora cultural e atual Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco. Foi Secretária Nacional de Articulação Institucional do MinC, tendo sido responsável pelo Sistema Nacional de Cultura e pelo programa Mais Cultura. 

3/9 – SEX – 16h 

Atividades Culturais e o impacto digital | Com Thiago Carrapatoso e Tiaraju Pablo D`Andrea 

As tecnologias digitais e as possibilidades de ação cultural. A programação cultural on-line e os novos públicos. Políticas Culturais e Tecnologias Digitais. 

Thiago Carrapatoso é jornalista e mestre pelo Center for Curatorial Studies (CCS) no Bard College (NY). Atuou na fundação da Casa de Cultura Digital e no Movimento Baixo Centro. É autor da pesquisa “A Arte do Cibridismo” da Funarte.  

Doutor em Sociologia, Tiaraju Pablo D’Andrea é professor da Unifesp, coordenador do Centro de Estudos Periféricos e autor do livro “40 ideias de Periferia” (Dandara Editora). 

4/9 – SÁB – 16h 

Reflexões sobre a Lei Aldir Blanc e Plano Nacional de Cultura | Com Ana Paula do Val e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira 

Os impactos da Lei Emergencial da cultura nos municípios brasileiros. Desafios para a implantação da legislação nos municípios. 

Especialista em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII (França), Ana Paula do Val é mestra em Estudos Culturais pela EACH-USP e pesquisadora do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR).  

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira é artista circense, docente e pesquisadora de artes e políticas culturais. É doutora pela USP e pós-doutoranda no Instituto de Artes da Unesp. 

—  

O Circuito Sesc de Artes é uma ação do Sesc São Paulo, que acontece desde 2008. Em 2021, o evento acontece totalmente on-line, no formato de Praças Digitais, com a maior parte da programação concentrada entre 8 e 19 de setembro.   

Acompanhe em sescsp.org.br/circuitosescdeartes  

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.