9ª edição da Semana MOVE reúne centenas de atividades gratuitas de 18 e 26 de setembro

17/09/2021

Compartilhe:

Evento será realizado com ações virtuais e presenciais, respeitando os protocolos de segurança das autoridades sanitárias locais; Iniciativa visa incentivar a prática de atividades físico-esportivas e de lazer 

A Semana MOVE – um dos principais movimentos globais de combate ao sedentarismo – será realizada em 2021 com ações virtuais e presenciais, sempre respeitando os protocolos de segurança das autoridades sanitárias locais, entre os dias 18 e 26 de setembro. 

A 9ª edição do evento, uma iniciativa da ISCA – International Sports and Culture Association com coordenação do Sesc São Paulo na América Latina, visa inspirar as pessoas para a prática regular de atividades físico-esportivas e de lazer, além de ampliar o acesso às diversas modalidades e práticas corporais. 

A Semana MOVE contará, em 2021, com a participação de 9 países do continente americano – Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Além do Sesc SP, o evento reunirá novamente uma fortalecida rede de parceiros – empresas, instituições e pessoas, chamadas “Movedores”, que se mobilizam para atuar em suas comunidades e sensibilizar a população sobre a importância e os benefícios de uma vida ativa e saudável.   

A programação trará centenas de atividades gratuitas voltadas para toda a família, reunindo opções como aulas abertas, cursos, bate-papos com importantes nomes do esporte nacional e produções digitais, como podcasts e webséries. 

“Cada momento da história apresenta um novo desafio, assim como o atual, com o enfrentamento dessa pandemia. Pouco a pouco, tomando os devidos cuidados e seguindo os protocolos de segurança, as pessoas começam a retomar atividades físicas e de lazer, optando por ambientes ao ar livre”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. E complementa: “Contribuir para o aprimoramento da qualidade de vida, por meio de ações permanentes e que proporcionam a formação integral do ser humano é parte da missão do Sesc, que mais uma vez se apresenta como parte integrante da comunidade na construção de ações articuladas e coordenadas, em prol do bem comum”. 

Move Week – É importante ressaltar que a Semana MOVE ocorre desde 2015, tradicionalmente no mês de setembro nas Américas e, em junho, nos demais continentes, com o título de “Move Week”.  Para esta edição, a Semana MOVE e a Move Week estarão conectadas por meio de vídeos produzidos por países e instituições participantes, que compartilharão suas experiências e expectativas em relação à campanha, ressaltando os valores deste movimento.  

 “A Semana Move é uma oportunidade para as pessoas experienciarem as mais variadas modalidades de práticas de esportes e atividade física e, essencialmente, perceberem que atividade física e saúde andam juntos”, declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.  

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 

Navegue pela programação clicando no formato de atividade:

ONLINE

PRESENCIAIS

HÍBRIDAS

E nas categorias:

BATE-PAPOS

CORRIDAS

CURSOS E WORKSHOPS

ATIVIDADES PRÁTICAS

CONTEÚDOS DIGITAIS

APRESENTAÇÕES

AÇÕES ON-LINE

BATE-PAPO

MULHERES QUE CORREM: SESC IPIRANGA NA COMUNIDADE
Bate-papo on-line com Lívia Abade Folha Augusto, Elza Maria Leão Pereira, Francielly Cristina Ribeiro dos Santos e Marina Ribeiro.  
17/9, sexta, das 12h às 14h 
Instagram do Sesc Ipiranga


LIVE: CORRER COM SEGURANÇA: A BIOMECÂNICA APLICADA À MODALIDADE
Bate-papo ao vivo com os educadores físicos esportivos do Sesc Guarulhos: Fabiano Cersossimo e Renata Correia, professores das turmas de corrida da unidade, e a fisioterapeuta Raquel Castanharo, graduada pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Biomecânica da Corrida também pela USP. Durante o encontro, eles falam sobre essa atividade física prazerosa e como praticá-la com segurança. 
Adolescentes | Adultos | Idosos 
Dia 18/9, sábado, das 11h às 12h 
YouTube Sesc Guarulhos


A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS QUE TIVERAM COVID
Conversa sobre a importância da atividade física para as pessoas no pós-Covid. Com Gerson Leite, professor de Educação Física pela UNESP, com Mestrado e Doutorado em Treinamento Esportivo e Pós-Doutorado em Fisiologia pela USP.  
18/9, sábado, das 16h às 17h 
Instagram do Sesc Parque D. Pedro II
 

A CORRIDA COMO ATIVIDADE TRANSFORMADORA DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL
O professor de educação física e técnico de atletismo Julio Cesar da Costa fala sobre os benefícios da corrida, uma das atividades físicas e esportivas mais comuns entre as pessoas. Além de ser acessível às diversas classes sociais, ela propicia benefícios como proteção contra doenças cardiovasculares, melhoria do sono, combate à depressão, redução dos riscos de diabetes, AVC e infartos, entre outros. O professor explica todos esses benefícios e outros mais, além de dar dicas sobre como aproveitar melhor a sua prática da corrida. 
Adolescentes | Adultos | Idosos 
18 a 24/9, segunda, quarta, sexta e sábado, das 10h às 11h 
YouTube do Sesc Registro


LIVE: CORRER COM SEGURANÇA: A BIOMECÂNICA APLICADA À MODALIDADE
Bate-papo ao vivo com os educadores físico s esportivos do Sesc Guarulhos: Fabiano Cersossimo e Renata Correia, e a Fisioterapeuta Raquel Castanharo sobre a prática de corrida.
Adolescentes | Adultos | Idosos
18/9, sábado, das 11h às 12h 
YouTube do Sesc Guarulhos


EXPERIÊNCIAS DE BEM ESTAR
Com mediação de Daniel Cunha, este bate-papo reúne Karen Jonz, Maércio Maia e Thiago Machado para falar sobre temas como “o que é o estado de fluxo?”, “Flow e os impactos na atividade física para um estilo de vida ativo e saudável”, “Flow nos esportes e no alto rendimento”, “Flow e as relações com o bem estar e o desenvolvimento humano”. 

Karen Jonz é atleta de skate. Em 2021 foi a primeira narradora de skate mulher da história, comentando pela TV Globo. Em 2006 foi convidada para seu primeiro campeonato profissional com mulheres e nos próximos anos subiria ao pódium de todos os eventos mais importantes do mundo: Por anos consecutivos, manteve o título de melhor do mundo, (2008, 2009, 2012 e 2014), tornando-se o primeiro ouro brasileiro nos X games e a primeira campeã mundial. 

Maércio Maia é neurocientista e Bacharel em Ciência e Tecnologia, possui dupla titulação pela Universidade Federal do ABC. É pós-graduando em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC-RS. Artista e professor paulistano. Bailarino formado pela Escola Paulista de Dança/SP e pelo Pavilhão D – Centro de Artes. 

Thiago Machado é educador físico, criador do Pirambô – projeto que visa desenvolver as potências do ser humano a partir da relação entre corpo, espaço e movimento pertencente à rede de pesquisa integral bambu. 

Daniel Cunha produz e edita o Podcast Coemergência. Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, atua desde 2010 com produção de textos e vídeos em veículos especializados na área da saúde e medicina integrativa. É professor certificado do programa Cultivating Emotional Balance, do Santa Barbara Institute for Consciousness. 

21/9, terça, das 20h às 21h30 
YouTube do Sesc 24 de Maio

PALESTRA: COMO AS EMPRESAS PODEM INCENTIVAR O USO DE BICICLETAS 
Encontro mensal com gestores de Recursos Humanos e Departamentos Pessoais, para discutir temas relacionados à melhora da promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e de turismo. Nesta edição especial dentro da programação da Semana Move 2021, será abordada a temática da Mobilidade Urbana. Com Willian Cruz, especialista em Mobilidade Urbana e fundador da ONG Vá de Bike.
Adolescentes | Adultos | Idosos
22/9, quarta, das 10h às 12h 
YouTube do Sesc Pompeia
 

AVENTURE-SE! 
Neste bate-papo virtual sobre esportes na natureza, com Dianne Schaldach, Matoso e Lucidio Bertoco, aventureiros e exploradores, falam sobre suas experiências em explorações em meio à natureza e aventuras em caminhos de peregrinação Brasil afora. Participe e se inspire a ter um contato mais próximo à natureza! 
22/9, quarta, das 19h às 21h 
YouTube do Sesc Rio Preto


COMUNIDADE DO CORPO: MOTIVAÇÃO PARA SE MOVER  
Neste encontro teórico-prático os convidados Pablo Santurbano, Thiago Machado e Lara Dias abordam as motivações para a movimentação humana na perspectiva da visão evolutiva e a relação com o conceito de flow, no sentido de desenvolvimento do potencial biológico de movimentação. A proposta é direcionar a atenção na atividade física que promove engajamento e possibilita a construção de experiências positivas, desafiadoras e sustentáveis. 

Pablo Santurbano é fisioterapeuta especialista em Fisiologia do exercício. Atua em Fisioterapia musculoesquelética desde 2006. Autor do livro “Evolução e Movimentação Humana”. Ministra um curso livre para profissionais sobre a importância do entendimento da Evolução Biológica Humana. 

Thiago Machado é educador físico, criador do Pirambô – projeto que visa desenvolver as potências do ser humano a partir da relação entre corpo, espaço e movimento pertencente à rede de pesquisa integral bambu. 

22/9, quarta, das 19h às 21h. 
Sesc 24 de Maio, trasmitito pelo Zoom – Inscrições em inscricoes.sescsp.org.br 
 

COMUNIDADE DO CORPO: FLOW, FELDENKRAIS E O MOVIMENTO NA VIDA COTIDIANA   
Neste encontro teórico-prático os convidados especialistas, Mariana Huck, Maércio Maia e Lara Dias, promovem a prática de Feldenkrais e a reflexão das inter-relações com o estado de fluxo e a percepção do movimento no dia a dia.

Mariana Huck é educadora Somática Feldenkrais (reconhecida internacionalmente pela Feldenkrais Guild of North America). Artista do Corpo, Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo, PUC-SP. Pós-graduanda em Especialización en Desarrollo Infantil Temprano, Universidade Nacional de Cuyo, Argentina. Membro-fundadora da Feldenkrais Brasil. Membro-fundadora da Red Feldenkrais Latino Americana (RedFLA) Membro da Rede Pikler Brasil. 

Maércio Maia é neurocientista e Bacharel em Ciência e Tecnologia, possui dupla titulação pela Universidade Federal do ABC. É pós-graduando em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC-RS. Artista e professor paulistano. Bailarino formado pela Escola Paulista de Dança/SP e pelo Pavilhão D – Centro de Artes. 

23/9, quinta, das 19h às 21h 
Sesc 24 de Maio pelo Zoom – Inscrições em inscricoes.sescsp.org.br


TABELANDO COM CAROL BARCELLOS E RICARDO CAPRIOTTI  
Bate-papo via YouTube sobre o livro “Quebrando os Limites”, da jornalista Carol Barcellos, com mediação de Ricardo Capriotti. Fazer uma ultramaratona no deserto do Atacama, subir em árvores de 100 metros de altura, entrar em cavernas profundas no interior da China e correr no Polo Norte. A partir da vivência dessas aventuras, a jornalista e apresentadora de TV Carol Barcellos conta como aprendeu a superar o medo e ultrapassar os limites.
Adolescentes | Adultos | Idosos 
23/9, quinta, das 19h30 às 20h45 
YouTube do Sesc Santo Amaro 


LIVE: PÉROLAS DO ESPORTE
Com Isabela Paquiardi e mediação de Natália Fonsati 
Neste projeto mensal, em formato entrevista, você conhece alguns atletas nascidos na região de Birigui, contando sobre sua trajetória esportiva e preparação física. Para inaugurar o projeto, conversaremos com a jogadora de vôlei Isabela Paquiardi, nascida em Birigui e que defende atualmente a equipe do Brasília.   
23/9, quinta, das 19h30 às 20h30 
Instagram do Sesc Birigui
 

COMUNIDADE DO CORPO: FLOW, EDUCAÇÃO SOMÁTICA E PRÁTICAS ORIENTAIS (Sesc 24 de Maio) 
Neste encontro teórico-prático os convidados especialistas, Rosângela Acioli, Maércio Maia e Lara Dias, unem três universos: a educação somática, as práticas orientais e o estado de fluxo, promovendo a prática corporal voltada a percepção de si. 

Rosangela Accioli Miguel é graduada em Educação Física, Pós-graduada em Dança Consciência Corporal. Atua na área de Educação Somática há mais de 30 anos. Como bailarina, integrou a Cia Raça de Dança Origem e participou do grupo Raça Master. 

Maércio Maia é neurocientista e Bacharel em Ciência e Tecnologia, possui dupla titulação pela Universidade Federal do ABC. É pós-graduando em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC-RS. Artista e professor paulistano. Bailarino formado pela Escola Paulista de Dança/SP e pelo Pavilhão D – Centro de Artes. 

24/9, sexta, das 19h às 21h 
Sesc 24 de Maio pelo Zoom – Inscrições em inscricoes.sescsp.org.br   


CORPOS QUE CORREM – SESC IPIRANGA NA COMUNIDADE – RÁDIO HELIÓPOLIS 
“Qual é seu corre?” é o tema escolhido pelo Sesc Ipiranga e que vem norteando ações da unidade desde o Dia do Desafio, no propósito de conscientizar as pessoas para a prática de atividades físicas e também do papel que essas atividades têm como fator de motivação coletiva para engajamento em ações sociais. 
24/9, sexta, das 12h às 14h 
Facebook do Sesc Ipiranga 
 

MOVEDORES TRANSFORMADORES
Palestra com Tiago Camilo e Sandro Soares (Testinha).

Tiago Camilo ingressou no judô em 1987. Dentre suas mais importantes conquistas, estão a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Criou o Instituto Tiago Camilo, localizado no bairro de Paraisópolis, Zona Sul da cidade de São Paulo, que busca implementar políticas favoráveis nas áreas de esporte, educação e cultura aos mais vulneráveis. 

Sandro Soares (Testinha) é skatista desde os 14 anos de idade, aprendeu a cair e a se levantar, a corrigir seu posicionamento e a tentar de novo até conseguir acertar. Com esse aprendizado, transformou o skate em ferramenta de inclusão social. Criou em Poá, no extremo leste da Grande São Paulo, a Associação Social Skate e o projeto Manobra do Bem, por meio dos quais promove a inserção social de crianças da região.
26/9, domingo, das 11h às 12h
Instagram do Sesc Avenida Paulista


COMUNIDADE DO ESPORTE: A PSICOLOGIA DO ESPORTE NAS ATIVIDADES FÍSICAS
A atividade abordará como utilizar a psicologia do esporte na prática esportiva, com estratégias e ferramentas para melhorar a performance a partir de do entendimento da mente dentro do esporte.  Com o psicólogo Fabio Fischer, especialista em Psicologia em Saúde.
Adolescentes | Adultos | Idosos
28 e 30/9, terça e quinta, das 19h às 20h30
Sesc 24 de Maio pelo Zoom – Inscrições em inscricoes.sescsp.org.br 

voltar ao topo

CORRIDAS

CORRIDA VIRTUAL 
Esta ação on-line visa incentivar a prática de atividade física individual. O participante deve se inscrever no link indicado, escolher a modalidade e estar de acordo com as condições do regulamento, nas modalidades 3 km e 10 km de caminhada ou 3 km, 6 km e 10 km de corrida. Cabe ressaltar que deverão ser seguidos todos os protocolos de segurança para a prática de atividades físicas, como uso de máscara e distanciamento social. Na confirmação de inscrição os participantes receberão um tutorial de como poderão comprovar a realização da prova e um certificado de participação. Ainda para esta atividade será proposto um vídeo com exercícios de aquecimento elaborado pelos educadores.
Adolescentes | Adultos | Idosos
18 a 24/9, segunda a domingo, das 10h às 11h 
Atividade realizada pelo Sesc São Caetano. Inscrições em inscricoes.sescsp.org.br 

voltar ao topo

CURSOS E WORKSHOPS

LAÇOS SOCIAIS: INCUBADORA DE PROJETOS SOCIAIS 
Incubadora Social é um espaço que abriga, apoia, qualifica, acompanha projetos/empreendimentos sociais e serve para estimular a capacidade empreendedora e contribuir para o desenvolvimento sustentável de OSCs- Organizações da Sociedade Civil. Existem vários tipos de incubadoras: social, de base tecnológica, de biotecnologia, de empresas tradicionais etc. O curso busca instrumentalizar e auxiliar projetos/empreendedores sociais que trabalhem com esporte e/ou atividade física a se tornarem autônomos e autossustentáveis por meio de capacitação e acompanhamento da implantação das ferramentas. Serão selecionados 10 projetos que trabalhem com o esporte para o desenvolvimento social e que possuem relevância no local onde estão inseridos. Com Alfredo dos Santos, Bea Ribeiro e Waldir Mafra.

Abertura  
Apresentação dos cases Santa Fé Hunters e Vida Corrida. 
10/09, sexta, às 19h.  
 
Módulo – I – Curso de capacitação (setembro) 
Horário: 19h – 21h | Plataforma: Teams  
Pensamento Estratégico – com Alfredo dos Santos Junior 
15, 16 e 17/09, quarta, quinta e sexta  
Princípios Básicos de Governança – com Waldir A Mafra  
21, 23 e 28/09, terça e quinta  
Captação de Recursos – com Beatriz Ribeiro Machado (Bea)  
30/09, 05 e 07/10, terça e quinta  

Módulo – II – Acompanhamento dos projetos (outubro e novembro) 
Acompanhamento dos projetos com 3 reuniões mensais entre professores/mediadores e os gestores dos projetos sociais. Cada professor(a) fará 1 reunião por mês com cada um dos projetos.  

Módulo – III Apresentação das ações desenvolvidas (dezembro)  
Retorno/apresentação do processo/ ações por parte dos gestores dos projetos. 
Ação online pela plataforma Teams oferecida pelo Sesc Consolação. Faça aqui sua pré-inscrição.  


PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL
O curso on-line abordará consequências, possibilidades e alternativas para a pedagogia do movimento, refletindo sobre a atividade física e o esporte no ambiente virtual. Serão discutidos os processos de virtualização do corpo e das relações sociais nas atividades cotidianas e as repercussões desse fenômeno na cultura corporal, apresentando possibilidades concretas de correlação entre os jogos digitais e práticas lúdicas corporais com exemplos práticos de projetos e ações pedagógicas. Mediação: Alan Queiroz da Costa. 

24/09, sexta, das 14h30 às 16h30 – Educação (Física) e Tecnologias/Plataformas Digitais: competências, contextos e perspectivas. Com Gilson Cruz Junior e Allyson Carvalho de Araújo 

1º/10, sexta, das 14h30 às 16h30 – Pedagogia do movimento no ambiente virtual: saúde, práticas corporais e atividade física. Com Braulio Nogueira de Oliveira e Charles Marques 

08/10, sexta, das 14h30 às 16h30 – Pedagogia do movimento no ambiente virtual: Jogos Digitais e Gamificação. Com Silvan Menezes dos Santos e Antonio Fernandes de Souza Junior 

22/10, sexta, das 14h30 às 16h30 – Pedagogia do movimento no ambiente virtual: Mídia-Educação (Física) e Recursos Educacionais Digitais. Com Cristiano Mezzaroba e Dianne Cristina de Souza Senna 

29/10, sexta, das 14h30 às 16h30 – Pedagogia do movimento no ambiente virtual: experiências e possibilidades na Educação Física Escolar. Com Dandara Queiroga de Oliveira Sousa e Archimedes Moura Jr. 

Centro de Pesquisa e Formação. Mais informações aqui  

voltar ao topo

ATIVIDADES PRÁTICAS

CAMINHANDO PARA A CORRIDA 
Com educadores e educadoras de atividades físicas do Sesc Sorocaba 
Nessa série em vídeo, são passadas dicas básicas de como iniciar em um programa de caminhada e também para quem já iniciou, com informações sobre quais os calçados, roupas e demais equipamentos necessários, além de dicas de postura, passadas, ambientes para a prática da caminhada ou corrida e também hidratação e curiosidades sobre essa atividade física tão democrática. 
Educadora: Gildeneide 
1º vídeo – Equipamentos (calçado, roupas) 
2º vídeo – Locais (esteira, rua, parques) 
3º vídeo – Posturas (inclinação tronco, braços, joelhos, pisadas) 
4º vídeo – Transição caminhada para corrida 
1 a 22/9, quartas, das 10h às 11h 
Instagram do Sesc Sorocaba


CADA UM NO SEU RITMO 
Sessão de exercícios físicos ao som de estilos musicais que marcaram época, abrangendo os diversos grupos musculares com apoio rítmico, alternando frequência, intensidade e estímulos. Intensidade: Moderada. Com a educadora Juliana Pereira e o educador Nathan Lopes. Para todos os públicos. 
18/9, sábado, das 10h30 às 11h30 
Instagram do Sesc Bom Retiro


MOVIMENTO, ENERGIA E O TEMPO 
Com Iara Oliveira 
Podemos afirmar que o tempo em nossa vida flui em CICLOS… E você já ouviu falar no Ciclo Circadiano? Os mecanismos fisiológicos que regem as nossas atividades diárias – como acordar, dormir, sentir fome ou estar ativo – são pautados por esse ciclo, que se relaciona diretamente com as ações de hormônios como o cortisol e a melatonina. 
Na aula de abertura da Semana Move, vamos fazer uma sequência de exercícios que visam despertar o nosso corpo, promovendo energia e disposição para um dia mais saudável e ativo!
Para encerrar a Semana Move, a proposta é realizar uma série de movimentos que proporcionam o relaxamento do corpo e mente, buscando o necessário equilíbrio em nosso cotidiano. Para todos os públicos. 
18 e 25/9, sábados, das 10h às 11h 
YouTube do Sesc Campinas  


FESTIVAL SEMANA MOVE – CORPO EM MOVIMENTO 
A proposta do Festival é reunir e apresentar diversas possibilidades de dança e atividades físicas, que estimulem uma vida mais saudável. Para tanto, as aulas serão estruturadas de uma forma em que o expectador poderá somente contemplá-las ou ainda replicar em casa. Com educadores do Sesc Belenzinho.
18/9, sábado, das 11h às 12h10 
25/9, sábado, das 15h às 16h10 
YouTube do Sesc Belenzinho 


MANHÃ ZEN – SEMANA MOVE 
Nessa Manhã Zen, Patrícia Dias, ciclista integrante da equipe Team Hells do Rio de Janeiro, profissional de Educação Física e professora de Yoga, realizará uma atividade prática. 
Adolescentes | Adultos | Idosos 
19/9, domingo, das 10h às 11h
Instagram do Sesc Pompeia 

 
AULA ON-LINE CAMINHADA MEDITATIVA

Caminhada na praia com a intenção de proporcionar uma experiência áudio guiada, na qual o público terá contato com: a contemplação do ambiente e sons, a atenção à respiração e a sua profundidade, o contato com si mesmo, a observação das percepções dos sentidos, ritmo, sentimento de gratidão entre outras possibilidades de percepção. Para todos os públicos. 
20/9, segunda, das 12h às 13h 
InstagramFacebookTwitter e YouTube do Sesc Bertioga


GINÁSTICA PARA TODOS 
A Ginástica Para Todos engloba manifestações como dança, teatro, folclore, circo, entre outros, com objetivo de oportunizar a participação do maior número possível de pessoas, independentemente da idade, habilidade ou sexo. Com Cristiane Chapinotti Regina Martins. 
21/9, terça, das 9h30 às 10h20 
Pela plataforma Teams – Sesc Carmo 


MOVE CRIANÇAS (3 A 6 ANOS) – VAMOS BRINCAR
Atividade on-line para as crianças de 3 a 6 anos brincarem juntas com as educadoras do Sess, Amanda e Carina. Serão estimuladas a criatividade, a coordenação, a concentração e as habilidades motoras. 
Crianças 
21/9, terça, das 18h40 às 19h20 
Pela plataforma Teams – Sesc Piracicaba


PÍLULAS: “CAMPANHA A PÉ AO TRABALHO” 
Com Instituto Corrida Amiga 
A atividade é realizada com base no guia do transporte a pé, contemplando vídeos curtos que abordarão dados impactantes e curiosidades de mobilidade urbana. Principais abordagens: transporte a pé, segurança viária / segurança pessoa, preparação da mochila, higiene, planejamento de rota 
21 a 24/9, terça a sexta, 17h 
Instagram do Sesc Ribeirão Preto
 

AULA ON-LINE CAMINHADA EM TRILHA  
A atividade é voltada para quem já tem adotado a caminhada como atividade física. A proposta é estimular a buscar por novas possibilidades existentes na região e aproveitar esta oportunidade para abordar características deste tipo de prática como o contato com a natureza, a preparação – vestimenta, calçados, segurança, hidratação, acessórios; observação e olhar atento exigidos na trilha, tanto para riscos como para contemplação da fauna e da flora, preservação, níveis e intensidades da trilha, entre outras possibilidades de abordagem. 
Dia 22/9, quarta, das 12h às 13h 
Sesc Bertioga pelo InstagramFacebookTwitter e Youtube 


RITMOS BRASILEIROS: SAMBA ROCK 
Com o educador Ricardo Henrique do Sesc Pompeia e a educadora Luciene Amaral do Sesc Bom Retiro. O Samba Rock surgiu na década de 50 em São Paulo e se destacou nas décadas de 60 e 70 como uma classificação de estilo musical aliado à dança também. A atividade será realizada ao vivo pelo Instagram do Sesc Bom Retiro. Intensidade: Moderada. Todos os públicos. 
22/9, quarta, das 19h às 20h 
Instagram do Sesc Bom Retiro 


TREINAMENTO PERFUMADO – XIANG GONG 
O Treinamento Perfumado tem sua origem no Xiang Gong e eecebe este nome devido às fragrâncias que são percebidas pelos praticantes durante a aula. Esta técnica é praticada por milhões de pessoas em toda a China, proporcionando enormes resultados terapêuticos. Com Ana Luisa, educadora física do Sesc Pompeia.  
23/9, quinta, das 9h30 às 10h20 
Instagram do Sesc Carmo 


EXPERIMENTAÇÃO PARA CORREDORES DE MEIA DISTÂNCIA E CORRIDA DE AVENTURA 
“Qual é seu corre?” é o tema escolhido pelo Sesc Ipiranga e que vem norteando ações desde o Dia do Desafio, no propósito de conscientizar as pessoas para a prática de atividades físicas e também do papel que essas atividades tem como fator de motivação coletiva para engajamento em ações sociais.
23/9, quinta, das 7h30 às 8h30 e das 17h50 às 18h50 
Ação Online do Sesc Ipiranga para alunos inscritos – Agendamento presencial na Unidade


O QUE TE MOVE A DANÇAR?
Vivência de dança, com desafios coreográficos, realizada por dois dançarinos profissionais de modalidades diferentes na dança. Eles performam uma coreografia de até 1 minutos, e convidam o público a aceitar o desafio de repetir a coreografia a sua própria maneira. As pessoas que aceitarem o desafio, terão seus vídeos publicados nos stories do Sesc Interlagos. Para todos os públicos. 
22 e 23/9, quarta e quinta, das 15h às 16h 
Instagram do Sesc Interlagos 


CAMINHAR CONTEMPLATIVO
Com Hugo Peroni, fotógrafo e criador do grupo Desbravadores de Sampa  
Caminhar é parte da vida: contribui para a saúde, é necessário em deslocamentos diários e também é fonte de inspiração artística. A partir dessa compreensão, o fotógrafo propõe um caminhar contemplativo pelo espaço onde cada pessoa estiver, seja meio urbano ou não, com o objetivo de aprimorar o olhar para as belezas do percurso, além da prática de atividade física. Compartilhe sua experiência conosco!  
Para todos os públicos.
24/9, sexta, das 15h às 15h15 
Instagram do Sesc Birigui


NA BATIDA DO HIP-HOP 
Com o Monitor de Esportes Mauricio Nunes, do Sesc Itaquera, e o Educador Daniel Campos, do Sesc Bom Retiro. O público aprenderá alguns passos simples do Hip-Hop, uma dança urbana divertida e cativante. A atividade será realizada ao vivo pelo Instagram do Sesc Bom Retiro. Intensidade: Moderada. Todos os públicos. 
25/9, sábado, das 10h30 às 11h30 
Instagram do Sesc Bom Retiro


AULA VIRTUAL DE KARATÊ PARA CRIANÇAS 
Uma atividade prática da modalidade Karatê, para crianças de 6 a 13 anos, com o objetivo de apresentar a modalidade e estimular a prática esportiva. 
Crianças de 6 a 10 anos: 25/09 (sábado), às 9h 
Crianças de 10 a 13 anos: 25/09 (sábado), às 10h30 
Com a professora Maria Silva, atleta e Sensei 2º Dan de Karatê 
Crianças | Adolescentes 
25/9, sábado, das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30 
Pela plataforma Teams – Sesc Piracicaba
 

AULA ON-LINE CAMINHADA EDUCATIVA 
A partir de uma caminhada na pista do Sesc Bertioga, a atividade aborda a prática enquanto possibilidade de acesso a todos públicos tomando-se seus devidos cuidados, apresentando possibilidades de educativos para prevenção de lesões mais comuns como canelite, fascite plantar entre outros e estratégias para aprimoramento da caminhar. Como forma de estímulo à adoção da prática de caminhada. 
Para todos os públicos 
Dia 25/9, sábado, das 12h às 13h 
InstagramFacebookTwitter e YouTube do Sesc Bertioga


YOGA E CICLOS FEMININOS 
Com Mônica Rehder 
Todas as mulheres, em sua natureza, vivem um ciclo a cada 28 dias aproximadamente. Com o passar dos anos e a chegada dos confortos tecnológicos, essa conexão natural com os ciclos foi deixada de lado, ou passou a ser vista como não importante. Porém, os ciclos femininos não deixam de existir, pelo simples fato de não olharmos para eles. Nessa aula de yoga, a educadora Mônica nos convida a conhecer, observar a natureza da mulher e atuar respeitando e reconhecendo as potencialidades de cada fase desse ciclo.   
Para todos os públicos 
Dia 26/9, domingo, das 10h às 11h 
YouTube do Sesc Campinas

voltar ao topo

CONTEÚDOS DIGITAIS

O QUE TE MOVE? 
Qual é a sua maior motivação a continuar se movimentando, se desenvolvendo e evoluindo? E como tudo isso te transforma? Nesse vídeo, os educadores do Sesc Interlagos mostrarão pelo que eles se movem e chamarão o público a se mover junto com eles. Para todos os públicos.  
18/9, sábado, das 15h às 16h 
Facebook e Instagram do Sesc Interlagos


PODCAST ESPORTE EM DIÁLOGO
Tema: Campanhas de incentivo ao esporte: estratégias e desafios
Com Maria Luiza de Souza Dias, gerente da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, e Fábio Henrique Miranda dos Anjos, assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP.
20/09, segunda, às 10h
Google Podcasts do Sesc Santo André
 

MOBILIDADE COM SENTIDO 
A atividade propõe relacionar a mobilidade urbana e atividade física, na intenção de mostrar aos interessados possibilidades e benefícios do transporte ativo (bicicletas e caminhadas) por meio de depoimentos e dicas com alunos e funcionários. Será um ciclo de 5 conteúdos veiculados por 5 dias durante a Semana Move, incluindo materiais gráficos e vídeos depoimentos, que acompanham a trajetória e o uso da bike por diferentes atores e com diferentes desdobramentos. Com a educadora Zaíra Santos. Para todos os públicos.  
20 a 24/9, segunda a sexta, das 10h às 10h15 
Facebook e Instagram do Sesc Santana


“QUAL O SEU CORRE?” SOB A PERSPECTIVA DOS REFUGIADOS 
“Qual é seu corre?” é o tema escolhido pelo Sesc Ipiranga e que vem norteando ações desde o Dia do Desafio, no propósito de conscientizar as pessoas para a prática de atividades físicas e também do papel que essas atividades tem como fator de motivação coletiva para engajamento em ações sociais. Ação Online. 
25/9, sábado, das 10h às 11h 
FacebookInstagram e YouTube do Sesc Ipiranga


EXPLORANDO A REGIÃO 
Para inspirar as pessoas a explorarem atividades ao ar livre e com distanciamento, o Sesc Pinheiros, por meio da equipe de educadores fisicoesportivos, Daniel Amorim Santos, Claudio Castilho e Arturo Alcorta, apresenta uma web série pelos seus arredores, com oportunidades de exploração pelo público de forma segura e com personagens inspiradores dessa região. A proposta é composta por experiências diversas de relação com a cidade por três óticas: do skate, da corrida e do ciclismo.
Vídeo 1 – Skate com Daniel Amorim Santos 
Vídeo 2 – Corrida – Com apresentação do educador Denivaldo Pereira Cunha
Vídeo 3 – Ciclismo – Com Arturo Alcorta, professor e autor da revista bicicleta, militante das causas da bicicleta e apresentação da educadora Janaina Lopes de Arruda. 
18 a 25/9, quartas e sábados, das 10h às 11h 
YouTube do Sesc Pinheiros 
 

VÁ DE BICICLETA: MIGRAÇÃO E REFÚGIO NA CIDADE
O percurso “Vá de bicicleta: migração e refúgio na cidade” será disponibilizado em formato digital (PDF) durante a Semana MOVE, de 18 a 26/9. Nele, haverá um percurso especialmente elaborado, convidando o público a reconhecer na cidade de São Paulo, especialmente em sua região mais central, locais e organizações que se identificam com o refúgio e a migração, sejam eles pontos de acolhimento, prestação de serviços ou produções culturais.
Adultos | Idosos
18 a 26/9, segundas a domingos, das 7h às 20h 
Facebook e Instagram do Sesc Vila Mariana


O PODER DA BIKE 
Esta proposta visa relacionar mobilidade urbana e atividade física, na intenção de mostrar aos interessados possibilidades e benefícios do transporte ativo, por meio de uma produção audiovisual que dará dicas de como pedalar na cidade com mais agilidade e segurança, com cenas que simulam um deslocamento de bike até a unidade do Sesc Santana. Parceria com o Instituto Aromeiazero. Para todos os públicos.
19/9, domingo, das 10h às 11h
Facebook e Instagram do Sesc Santana


PODCAST CORPO CONSCIENTE: EXPERIÊNCIAS DE BEM ESTAR 
Série composta por três episódios com convidados que abordam como suas experiências corporais promovem o estado de fluxo, o flow. Abordará como percorrer o caminho que leva a este estado por meio da atividade física e esporte provocando autoconhecimento, conexão com o prazer, a felicidade e a satisfação. Com Daniel Cunha e convidades.
Episódio 1 – Experiências de fluxo nos esportes – Com Vinicius Cauhi (recordista Sul-americano de High Line) e Thiago Machado. 
18/09, sábado, das 10h às 11h 
Episódio 2 – Experiências de fluxo na prática corporal, dança e capoeira – Com Puma Camille e Máercio Maia.
19/09, domingo, das 10h às 11h 
Episódio 3 – Estado de fluxo e as relações com a vida cotidiana – Com Viviane Mosé.  
20/09, segunda, das 10h às 11h 
YouTube do Sesc 24 de Maio
 

WEBSÉRIE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA 
Com Ballas Produções 
A websérie é composta por três episódios abordando a importância da prática regular de atividade física e esporte por pessoas com deficiência; Parceria e “mini documentário” do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), que completa 25 anos de atendimento na cidade de Jundiaí (Programa de Referência nacional); Acessibilidade e democratização dos espaços para atividade física, esporte e lazer. 
20 a 24/9, segunda, quarta e sexta, das 14h às 15h 
FacebookInstagram e YouTube do Sesc Jundiaí  

voltar ao topo

APRESENTAÇÕES

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA COM PALHAÇOS 
Apresentação com o palhaço André Lolo e sua trupe, com desafios de equilibrismo e malabarismo e desafios corporais, para as crianças fazerem em casa. A proposta conta com 3 atletas patetas que têm como objetivo comum desafiar o público infantil a se divertir dentro do universo de um corpo circense. Para todos os públicos. 
22 a 24/9, quarta a sexta, das 10h às 11h 
YouTube do Sesc Interlagos

voltar ao topo
 

ATIVIDADES PRESENCIAIS

MARATONA DE REVEZAMENTO MOVE BRASIL 
A Maratona de Revezamento Move Brasil busca desafiar corredores e corredoras a montarem uma equipe para realizarem juntos ou separados a distância mais longa das provas de Atletismo: a Maratona. São possíveis as seguintes configurações: Duplas 21,097 km, Quartetos 10,55 km e Octetos 5,30km. Adolescentes | Adultos | Idosos. 
18 a 26/9, segundas a domingos, das 7h às 23h59 
Inscrições pelo e-mail corridavirtual.24demaio@sescsp.org.br
 

CAMINHADA DE REGULARIDADE
Com educadores e educadoras de atividades físicos esportivas do Sesc Sorocaba 
Concentração Ginásio Sesc Sorocaba. Percurso até o Parque da Biquinha e retorno ao Sesc. 
Pontos de controle com desafios com alguns exercícios e quizzes relacionados aos jogos olímpicos e paralímpicos e esportes em geral. 
Inscrições de equipes de 2 a 6 participantes.  
 25/9, sábado, das 9h às 12h 
Atividade Externa, realizada pelo Sesc Sorocaba, com agendamento para alunos inscritos nos Programas Permanentes

voltar ao topo
 

ATIVIDADES HÍBRIDAS

 EU DANÇO, VOCÊ DANÇA, TODO MUNDO DANÇA 
Com as educadoras Laís Delbuque e Luciene Amaral. O público aprenderá a combinar passos de dança que se destacaram nos anos 60, 70, 80, 90 e 2000. A atividade acontecerá simultaneamente no Sesc Bom Retiro, mediante agendamento prévio de pessoas matriculadas na turma de Ginástica Multifuncional, e também será transmitida ao vivo pelo Instagram. Intensidade: Moderada. Todos os públicos.
21/9, terça, das 19h às 20h 
On-line pelo Instagram do Sesc Bom Retiro e presencial para alunos da turma de Ginástica Multifuncional


EDUCATIVOS, CONSCIÊNCIA CORPORAL E GESTOS ESPECÍFICOS BENEFICIANDO A CORRIDA
Com a professora Simone Machado 
Neste encontro, iremos convidar os alunos que praticam corrida por meio do Clube da Corrida e Caminhada do Sesc em Registro ou sob orientação de assessorias de corridas presentes na cidade, para se apropriarem de dicas e orientações sobre a utilização de educativos de corrida como ferramenta de melhoria de desempenho e prevenção de lesões, por meio da fala da Professora de Educação Física, Simone Machado – atleta de corrida de rua e proprietária da SM Assessoria Esportiva. 
22/9, quarta, das 19h às 20h30 
Ação para alunos inscritos nos Programas Permanentes do Sesc Registro (on-line e presencial)

Selecionamos aqui apenas alguns destaques, mas diversas atividades acontecerão por toda a América Latina. Acompanhe a programação completa nas redes sociais das unidades do Sesc São Paulo e buscando pela #semanamove e #semanamuevela.

voltar ao topo

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.