Boca de Cena 2025: o amor como ato revolucionário

01/04/2025

Compartilhe:

O mundo está em constante transformação, e o teatro sempre acompanhou essas mudanças, refletindo sobre nossa existência e os desafios do tempo presente.

No Sesc Itaquera, o projeto Boca de Cena – que chega à sua quinta edição em 2025 – apresenta uma curadoria especial de espetáculos teatrais e de dança que abordam o amor não apenas como um sentimento, mas como uma ação, um instrumento de transformação social e individual.

Confira nosso histórico de espetáculos em 2025

O amor para reencantar o mundo

O conceito que orienta esta edição do projeto parte da ideia de que, em um mundo marcado por conflitos e crises, resgatar o amor como força motriz da vida em sociedade é essencial. A partir dessa reflexão, o Boca de Cena 2025 propõe um olhar sobre o amor que transcende o âmbito romântico e se expande para os campos político, familiar e comunitário.

Tenha Cuidado! É O Meu Coração e LEVANTE – Maio de 2025

Tenha Cuidado! É O Meu Coração
Tenha Cuidado! É O Meu Coração

Em Tenha Cuidado! É O Meu Coração, Mayk Ricardo parte da biologia do coração — órgão vital que simboliza os sentimentos afetivos e bombeia vida ao corpo — para desenvolver uma reflexão poética e crítica sobre os atravessamentos estéticos, políticos e sociais que marcam os corpos negros.

Já o espetáculo LEVANTE, com dramaturgia de Andrezza Czech e direção de Eliana Monteiro, aborda a trajetória de dois casais de mulheres em tempos diferentes, mas em lutas semelhantes. De um lado, personagens que atravessam os principais marcos do movimento lésbico-feminista durante a ditadura militar brasileira; de outro, mulheres que enfrentam a violência dos dias atuais sem abrir mão do amor e da resistência.

A obra resgata momentos históricos como a Operação Sapatão e o Levante no Ferro’s Bar, nos anos 1980, e conecta essas memórias a episódios contemporâneos de lesbofobia, como o ocorrido em 2018. Em cena, o riso, o afeto e a força são formas de existir onde muitos esperam apenas silêncio e dor.

Magnólia – Abril de 2025

O espetáculo Magnólia, com concepção e direção geral de Marina Esteves, foi apresentado no mês de abril no Sesc Itaquera, emocionando o público com uma potente e poética narrativa afro-futurista.

A obra traz à cena Magnólia, uma mulher negra que, exausta dos fardos impostos por seu gênero e sua raça, decide se despir de tudo e ascender aos céus. Em sua jornada, ela ultrapassa os prédios, as nuvens, a lua e as estrelas, tornando-se um corpo incandescente no firmamento — um cometa, um OVNI, um ser mitológico. Lá do alto, ela compartilha sua história, que reverbera como um grito ancestral e libertador.

No auge de sua trajetória, Magnólia começa a cair. E, em queda livre, incorpora outros corpos celestes, aquece-se como um meteoro e, ao tocar a terra, provoca uma explosão transformadora. Surge, então, um novo continente: a África, mãe de todos os tempos.


Sesc Itaquera – Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Horário de funcionamento: quarta a domingos e feriados, das 9h às 17h – Acompanhe também no Instagram

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.