Mostra “Cidade Para Pessoas” expande o projeto “Isto Não é um Mapa” e discute Direito à Cidade no Sesc Bom Retiro

30/03/2022

Compartilhe:

Desde março, a mostra “Cidade Para Pessoas” dá continuidade ao projeto “Isto Não é um Mapa”, realizado pelo Sesc Bom Retiro. Com foco no Direito à Cidade, desta vez a programação apresenta uma série de cartografias afetivas, poéticas, sociais e micropolíticas em múltiplas linguagens, que exploram e refletem sobre os diferentes desdobramentos temáticos que dizem respeito à discussão sobre a cidade.

O projeto é realizado desde 2020, com o período de pandemia, que ressignificou a relação das pessoas com o território de diversas maneiras, trazendo novos desafios e acentuando alguns já antigos, com o aumento da desigualdade social. “Em meio à pandemia intensificamos a relação com o território junto a agentes, coletivos e organizações que atuam na região. Este caminho nos trouxe até esta edição do projeto que promove reflexões sobre a construção coletiva da cidade”, relembra Affonso Lobo, técnico da equipe de programação do Sesc Bom Retiro.

Das apresentações de teatro do Núcleo Pele, coletivo teatral do Grajaú, na zona Sul da cidade, ao grupo Circo Teatro Palombar, da Cidade Tiradentes, zona Leste, passando pela participação da liderança indígena e integrante do coletivo Jaraguá é Guarani, Ara Mirim, do território Indígena Jaraguá, na zona noroeste, o projeto traz um olhar atento para a diversidade de raça, de gênero e também territorial. O objetivo é conectar o público com diferentes espaços da cidade, seja na integração mais direta entre centro e periferias, ou na concepção mais ampla e abstrata, ao propor uma troca múltipla entre as pessoas e suas subjetividades e como elas também não apenas se relacionam, mas constituem esses espaços.

A mostra também provoca a reflexão sobre quem tem direito de ocupar a cidade, principalmente em meio às consequências socioeconômicas que vieram com a crise sanitária causada pela pandemia. A população em situação de rua, por exemplo, cresceu mais de 30% entre 2019 e 2021 em São Paulo, de acordo com um censo realizado pela prefeitura. A tensão entre violência e especulação imobiliária em regiões como a chamada “Cracolândia”, local marcado pela vulnerabilidade social que se localiza na região do Sesc, também se intensificou.

Cidade Para Pessoas” surge após a edição “Moradia”, realizada em 2021, fruto do interesse em trazer inclusive a intersecção entre moradia e gênero com o foco em pessoas trans e travestis (transvestigêneres), destacando o quão importante são as casas e/ou espaços de acolhida como territórios de afeto, pertencimento, liberdade e (re)existência. Nesta edição, foi apresentada uma série de vídeos produzidos a partir de depoimentos de pessoas que vivem ou viveram situações de moradia vulnerabilizada no centro da cidade de São Paulo. Eles estão disponíveis no canal do Sesc Bom Retiro no YouTube e você pode conferir o primeiro abaixo:

A primeira edição, “Protagonismo e Articulação do Território”, realizada entre novembro e dezembro de 2020, produziu uma série de webdocumentários sobre o trabalho realizado por diversos agentes que atuam no centro da cidade de São Paulo: Cia Pessoal do Faroeste, UNEAFRO, Pastoral do Povo da Rua, Casa Florescer e Abrigo Dom Bosco. Teve como abertura o documentário realizado em parceria com o Sesc Vila Mariana, dentro do projeto Teatro e Ação Social, com a Cia Mungunzá de Teatro, Coletivo Tem Sentimento, Casa do Povo e ONG Mulheres da Luz — em campanhas contra a fome na periferia e no centro da capital durante a pandemia. Assista aqui.

Em seguida, no início de 2021, a série de podcasts “Lugar de Música” (também disponível no YouTube) abordou a produção musical do território, com reflexões sobre a materialidade da apresentação ao vivo, as formas de circulação e consumo da música. Foram feitas entrevistas com representantes de importantes blocos de carnaval de rua do centro de São Paulo como Ilu Oba De Min, Ilu Inã, Classe A, Blocolândia, Minhoqueens e Agora Vai.

Na edição deste ano, o projeto apresenta pela primeira vez uma mostra com programação extensa e presencial para os públicos, após os fechamentos causados pela pandemia nos últimos dois anos. Ao todo, são mais de 40 eventos, incluindo os filmes e debates, apresentações musicais, de dança, teatro, literatura, circo e performances, além da programação voltada para crianças e pessoas idosas.

Confira a programação completa na página da Mostra ou no programa digital abaixo:

Isto Não é um Mapa – Cidade para Pessoas

De 03 março a 29 de maio

Local: Sesc Bom Retiro


COMPROVANTE DE VACINAÇÃO

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município). O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto. Recomendamos o uso de máscara. O uso de máscaras permanece obrigatório nos espaços de atendimento odontológico, ambulatórios e locais de exames dermatológicos. Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.


Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3332-3600

Siga o @SescBomRetiro nas redes sociais | Facebook, Instagram, Twitter e Youtube /sescbomretiro

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.