Abril Indígena no SescTV

01/04/2022

Compartilhe:

Todos os anos, durante o Abril Indígena, o Sesc São Paulo intensifica as atividades que focam nas lutas, nos modos de viver e nos ensinamentos dos povos indígenas. E em 2022 o evento apresenta o tema SP: Terra indígena, que busca dar visibilidade para a presença indígena nos territórios do estado de São Paulo, estimulando o protagonismo dos índios provenientes tanto de aldeias, comunidades e Terras Indígenas, quanto de contextos urbanos.

E o SescTV reserva para este mês uma seleção de atrações que dialogam com as ações planejadas para o Abril Indígena, dando espaço para as produções originais criadas pelos povos indígenas e também para conteúdos inéditos que exploram a riqueza de toda a história deles pelo território brasileiro.

Amazônia, Arqueologia da floresta

Em parceria com os moradores da aldeia Palhal, da etnia Tupari, escavações encontraram vestígios preservados por milênios entre camadas de conchas e terra no sítio arqueológico Monte Castelo, em Rondônia.

São restos de fauna, sementes de plantas, cerâmicas e ossos humanos, indícios de como viviam os povos da Amazônia há 4.000 anos. Produzida pelo SescTV, a série de quatro episódios tem direção de Tatiana Toffoli e condução do arqueólogo Eduardo Góes Neves.

Segundo Eduardo, durante a gravação a equipe observou diversos pontos de contato entre o modo de vida dos tupari e os vestígios encontrados pelos arqueólogos, comprovando que eles guardam um saber ancestral em suas roças, na forma de pescar, na produção de bolsas, cestos, cumbucas, flechas e tantos outros materiais que usam no dia a dia.

“Ao conviver com os tupari, fica evidente que os povos da Amazônia vivem em cooperação com a floresta.”

Eduardo Góes Neves

Eduardo Góes Neves falou com a Revista E, e a matéria completa já está disponível: Arqueólogo da floresta.

A série Amazônia, Arqueologia da floresta estreia no SescTV no dia 30 de abril, às 20 horas, e também poderá ser assistida na íntegra no nosso site: www.sesctv.org.br/amazonia

E o SescTV reserva para este mês uma seleção de atrações que dialogam com as ações planejadas para o Abril Indígena, dando espaço para as produções originais criadas pelos povos indígenas e também para conteúdos inéditos que exploram a riqueza de toda a história deles pelo território brasileiro.

Cine Kurumin

Desde 2011 o Festival Internacional de Cinema Indígena — Cine Kurumin exibe produções audiovisuais com temática indígena e reúne cineastas de diferentes etnias, em um dos mais importantes festivais dedicados exclusivamente à exibição de produções audiovisuais com temática indígena no Brasil.

E neste ano o SescTV vai exibir obras audiovisuais que participaram da última edição do festival, selecionadas para integrarem a programação especial do canal ao longo do mês de abril — mas que irão permanecer disponíveis no site no site do SescTV após a estreia: www.sesctv.org.br/ai.

Fazem parte das atrações a animação Mitos Indígenas em Travessia — que aborda seis histórias indígenas dos tempos antigos de diversas etnias — Kaapora, o Chamado das Matas — em que a própria Kaapora e outros personagens espirituais conduzem a narrativa sobre a ligação dos povos indígenas com a terra e sua espiritualidade — e Pi’õnhitsi: Mulheres Xavante sem Nome — sobre as dificuldades da realização do ritual de iniciação feminino na comunidade Xavante.

Além das obras selecionadas pelo festival, o site do canal também disponibiliza documentários como A’uté A’uwê Uptabi: Ser criança A’uwêKunhangue Arandu: A sabedoria das mulheresBaré: Povo do rio e Dasiwa’uburéze: Nossa cultura.

A programação especial do SescTV faz parte do Abril Indígena, uma ação em rede do Sesc São Paulo que valoriza e difunde a diversidade dos povos indígenas no Brasil e chega a sua quarta edição em 2022, reunindo bate-papos, oficinas, atividades artísticas, séries, documentários e apresentações presenciais e online durante o mês inteiro, em diversas unidades.

A identidade visual desta edição do Abril Indígena traz a obra “Brasil Terra Indígena”, gentilmente cedida pelo artista Denilson Baniwa. Você pode saber mais sobre ela aqui.

Conheça a programação completa do projeto em www.sescsp.org.br/abrilindigena

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.