A CIDADE ESTÁ ARTISTA | Edição 2023 do FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro

01/07/2023

Compartilhe:

Leia a edição de julho/23 da Revista E na íntegra

De 20 a 29 de julho, diversos artistas e companhias teatrais ocupam a cidade de São José do Rio Preto (SP), no noroeste paulista, para celebrar a edição 2023 do FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro. O evento, com 54 anos de história, é um dos mais antigos festivais de artes cênicas do país, proporcionando um espaço de discussão e reflexão sobre esta linguagem artística, com uma programação que reúne espetáculos e atividades formativas voltadas à democratização da produção, acesso e fruição cultural.

Correalizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pelo Sesc São Paulo, o FIT é, segundo Thiago Freire, gerente do Sesc Rio Preto e coordenador geral do festival, um marco para a cidade. “É muito significativo para um município do interior de São Paulo se colocar como ponto de encontro, uma espécie de encruzilhada onde criadores com diversas origens e diferentes preferências criativas encontram-se com públicos igualmente diversos.” Para além disso, segue Freire, “é muito rico o modo como a cidade, em seus equipamentos públicos, praças, ruas e nas instalações do Sesc, mobiliza-se para receber artistas e promover o acesso das pessoas a uma programação sempre inovadora e dinâmica”, completa.

Pedro Ganga, secretário de cultura da cidade e também coordenador geral do festival, defende o FIT como um espaço de resistência. “Assim como outros festivais de teatro, o FIT é exemplo da força da escuta na cultura e na arte. É vitrine para o cenário teatral, reunindo produções variadas de diferentes países e regiões, que permite a troca de experiências entre artistas e público.”

A curadoria, composta por Fernanda Julia Onisajé (BA), Fernando Yamamoto (RN) e Tommy Della Pietra (SP), propôs uma grade de programação composta por 30 espetáculos, representados por Argentina, Brasil, Portugal e Reino Unido. Na abertura, dia 20/7, às 20h, será apresentado, no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal da cidade, o espetáculo De Tempo Somos, do Grupo Galpão (MG).

Confira a programação completa: fitriopreto.com.br

“É muito rico o modo como a cidade, em seus equipamentos públicos, praças, ruas e nas instalações do Sesc, mobiliza-se para receber artistas e promover o acesso das pessoas a uma programação sempre inovadora e dinâmica”

Thiago Freire, gerente do Sesc Rio Preto e coordenador geral do FIT

A EDIÇÃO DE JULHO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JULHO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.