A poesia de Oswald de Andrade para ouvir

07/12/2022

Compartilhe:

Em 2022, centenário de comemorações da Semana de Arte Moderna e ano 468 da deglutição do bispo Sardinha, o poeta Augusto de Campos e o músico Cid Campos tomaram a iniciativa de resgatar e disponibilizar ao público o CD Ouvindo Oswald, dedicado à obra do modernista Oswald de Andrade. Lançado inicialmente em 1999, em pequena tiragem, o trabalho, até então pouco conhecido, recebe uma nova edição remasterizada pelo Selo Sesc e disponível exclusivamente em versão física na Loja Sesc. Para celebrar o lançamento, no dia 15 de dezembro, às 21h, o Sesc Ipiranga recebe uma apresentação poético-literária com Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Omar Khouri, Paulo Miranda e Walter Silveira sob direção artística de Cid Campos. 

Augusto de Campos possuía uma fita de rolo com a cópia de várias leituras originais de Oswald de Andrade, totalizando aproximadamente 12 minutos. Há muitos anos essa fita havia sido passada a ele e a Haroldo de Campos por Rudá de Andrade, filho do poeta modernista e Patrícia Galvão. As gravações domésticas teriam sido registradas por volta de 1950. Improvisadas, as gravações têm grande importância, não só pelo seu valor histórico, mas pela graça e pela emoção com que Oswald diz os seus poemas, num raro documento de sua voz.  

Com esse material, Cid procedeu uma restauração completa da gravação com extremo cuidado, procurando reduzir o chiado natural da fita antiga. O objetivo era obter uma melhor audibilidade, a fim de encontrar um equilíbrio sonoro que preservasse o mais possível o timbre da voz do poeta. Augusto, por sua vez, sugeriu que o repertório fosse ampliado, convidando poetas dedicados à poesia de invenção, para fazerem oralizações de poemas para complementar o CD. Elaborou um roteiro e convidou Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Lenora de Barros, Omar Khouri, Paulo Miranda, Walter Silveira e Arnaldo Antunes, todos eles admiradores da obra de Oswald, além de participar ele mesmo de algumas leituras. Também realizou o projeto gráfico do encarte do CD.

Gravado em São Paulo, no MC2 Studio, ficou a cargo de Cid a produção e direção musical do CD, além da edição das vozes e do tratamento sonoro dado a elas. Com recursos digitais, foram criadas, entre outras intervenções, montagens e tratamento sonoro, uma textura musical, que se poderia chamar de “cama musical sonoro-eletrônica tupiniquim”. Essa música, mesclada à leitura de fragmentos dos dois manifestos de Oswald, Poesia Pau-Brasil e Manifesto Antropófago, por Décio Pignatari, acabou por dar “costura” ao disco. Com o título Ouvindo Oswald, e duração aproximada de 50 minutos, o álbum está agora disponível para venda online na Loja Sesc e a partir de 15 de dezembro nas unidades do Sesc na capital e interior de São Paulo.

Sobre a possibilidade de poder ouvir a voz de Oswald de Andrade, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma: “O ato de ouvir é mais íntimo, nos aproxima de um personagem que é histórico. Porque Oswald de Andrade não foi apenas um escritor brilhante, um polemista e agitador cultural com inacreditável poder de síntese. Ele é figura fundadora das reflexões sobre o Brasil e a brasilidade. Pode ser colocado não apenas ao lado de seu colega e amigo Mário de Andrade, mas de grandes estudiosos como Caio Prado Júnior, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Antônio Cândido, pois é sem dúvidas um verdadeiro intelectual, que ajudou a criar um pensamento autônomo da cultura brasileira.” 


CD Ouvindo Oswald está disponível para venda na loja virtual do Sesc e a partir de 15 de dezembro nas unidades do Sesc na capital e interior. Ingressos para a apresentação de lançamento com participações de Cid Campos, Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Omar Khouri, Paulo Miranda e Walter Silveira disponíveis no link

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.