Abram alas para a folia!

30/01/2024

Compartilhe:

Mais de 150 atividades, grande parte gratuitas, agitam os dias de Carnaval nas unidades do Sesc na capital paulista

Leia a edição de FEVEREIRO/24 da Revista E na íntegra

Cabem muitos carnavais na folia paulistana. Para além dos quase 600 blocos de rua que agitam os quatro cantos da cidade, e das 80 escolas de samba que desfilam no sambódromo, o Sesc São Paulo também oferece uma programação extensa em celebração à maior
festa popular do país. Até a Quarta-feira de Cinzas, as unidades do Sesc atraem vários perfis de foliões em mais de 150 ações, como shows, cortejos, fanfarras, rodas de samba, bailes e vivências. Tem opção até para quem quer fugir do Carnaval.

No Sesc Bom Retiro, no Centro de São Paulo, o projeto Cordão do Bom reúne, entre os dias 9 e 13/2, quase 20 atividades gratuitas, como uma feira de troca de fantasias e adereços; oficinas de automaquiagem, produção de estandartes e abadás, montagem de tiaras, chapéus foliões e penteados divertidos. Ainda na programação, cortejos dos blocos Charanguinha do França, Bonecões, Fervo da Vila e Nu Vuco Vuco; aulas abertas de maracatu, folguedos do Brasil, frevo, axé e discotecagem carnavalesca; além do show Baile da Cris Barulins, com músicas inéditas lançadas no disco Planeta Peteca.

Segundo Ana Emilia de Paula, supervisora de programação do Sesc Bom Retiro, a intenção do projeto Cordão do Bom é “valorizar a cultura do Carnaval de rua e os cortejos inspirados em folguedos populares, tendo como foco o público infantil e incluindo ações especialmente pensadas para a primeira infância, sem deixar de contemplar seus adultos responsáveis”.

A folia segue no Sesc Itaquera com o projeto Zona Leste é o Centro, que celebra a potência foliã da periferia paulistana em oficinas de samba de bumbo, produção de adereços tropicais e construção de máscaras de Carnaval. A unidade também recebe apresentações e cortejos do Baile Brincá, voltado para a primeiríssima infância, da escola de samba Leandro de Itaquera, do Bloco da Madrinha, do mestre Valdeck de Garanhuns e do Bloco União, que conduz uma vivência de samba no pé.

A zona Sul abre alas com Elas fazem a folia, projeto do Sesc Campo Limpo que destaca a atuação das mulheres no fazer carnavalesco. Entre as atividades, oficinas de adereços com fitas, máscaras, ombreiras e passos de axé. A folia continua com apresentações dos grupos Babado de Chita, do coletivo instrumental Amojubá (especializado em ritmos afro-indígenas), da fanfarra Cornucópia Desvairada, da roda Samba de Dandara, do Bloco do Beco e da mestra Nanãna da Mangueira, que celebra 80 anos de vida.

Confira a programação completa das unidades do Sesc São Paulo: sescsp.org.br

A EDIÇÃO DE FEVEREIRO/24 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de FEVEREIRO/24 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.