Afetos e sabores no encontro do Chef Rodrigo Oliveira com o Sesc 24 de Maio

07/05/2018

Compartilhe:

O almoço de domingo, com toda sua vocação para reunir gente, foi pretexto para muitos encontros no Sesc 24 de Maio. A Virada Cultural marcou a estreia do projeto Chef Convida. Durante dois dias, a unidade contou com um cardápio especial, fruto da parceria entre o chef Rodrigo Oliveira e a equipe do Sesc.

Foi o ponto alto de um processo trabalhoso, que se estendeu desde a concepção dos pratos, passando pelos testes até chegar ao serviço propriamente dito. Além de colaborar na coordenação da cozinha, Rodrigo também circulou pela comedoria conversando com as pessoas que escolheram o Sesc como lugar para almoçar.


Rodrigo Oliveira acompanhou de perto o serviço no balcão.

Aqui e ali, os comentário exalavam, tal qual o aroma de comida no ar:  “Tá gostoso, heim?”, “E esse molho nem é picante, é até adocicado”, “Acho que nunca comi em um restaurante de chef”. Aí chegamos a um ponto crucial, levantado pelo chef Rodrigo no bate-papo que completou a programação: a acessibilidade.
“O exclusivo está fora de moda. Já existem tantas situações em que as pessoas estão separadas. Será que até pra comer tem que ser assim?”.


O convidado circulou junto com Michael Ferrari, da equipe de cozinha do Sesc, conversando com o público

Sobre o Mocotó

O Mocotó é um restaurante de comida tradicional nordestina localizado na Vila Medeiros, zona norte da cidade de São Paulo. O local, hoje premiado internacionalmente,  teve sua origem em uma modesta casa do norte, aberta em 1973 pelo pai de Rodrigo. Na época o lugar servia – do jeito que dava – um único prato: o Caldo de Mocotó.

Ainda criança, Rodrigo começou a lavar as louças do estabelecimento. Todos os dias ia até o restaurante para dar conta da tarefa. “Hoje eu sei que ia até lá pra conseguir ficar mais tempo com meu pai”, conta. Durante muito tempo ele nem imaginava que a cozinha poderia ser sua profissão. Até que em 2003 conheceu uma pessoa que estudava gastronomia e decidiu se lançar neste desafio.

Rodrigo afirma que pertence ao time dos esforçados “A gente sabe que às vezes o talento acomoda”. E defende que um chef de cozinha deve entender mesmo é de gente: “Mais do que qualquer técnica, é preciso saber lidar com pessoas”.

Parceria

A atividade também foi um grande desafio para a equipe da cozinha do Sesc. Executar as receitas da maneira certa, com a tarefa de servir mais de mil pessoas no almoço não é simples. Com o trabalho empenhado, tudo se desenrolou bem e os sabores foram aprovados pelo chef convidado e pelo público. “Foi uma experiência incrível. Muito planejamento, empenho, carinho, dedicação e amor”, conta Michael Ferrari, um dos responsáveis pela cozinha do Sesc 24 de Maio.


O trabalho na cozinha foi supervisionado de perto.

Parceria de verdade tem troca! E nesse sentido, o prato mais emblemático do cardápio foi o Casadinho Sesc Mocotó: “Quando a equipe do Mocotó conheceu o pão desenvolvido pelo Sesc 24 de Maio, eles acharam que devia acontecer uma mistura, servido o pão com o recheio desenvolvido pelo restaurante”, conta Adriana Iervolino, coordenadora da Alimentação do Sesc 24 de Maio.

Quer experimentar pratos desenvolvidos por chefs renomados na Comedoria do Sesc? Fique atento, o Chef Convida continua e em breve o Sesc 24 de Maio irá divulgar o próximo convidado.  

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.