Agendamento de Grupos Sesc Interlagos

03/03/2022

Compartilhe:

Um dia de lazer pelos espaços verdes do Sesc Interlagos

O Programa de Agendamento Educativo do Sesc Interlagos proporciona o acolhimento de grupos, com o intuito de contribuir para a ampliação de conhecimentos, estimular as habilidades do indivíduo, as relações coletivas e o convívio com o meio ambiente. Para isto, através da mediação de uma equipe multidisciplinar ou passeio autogerido, a unidade oferece atividades socioeducativas, culturais, esportivas e recreativas voltadas a escolares, universitários, organizações não governamentais, associações, empresas, entre outros.

Para a participação de grupos organizados como: escolares, universitários ou instituições de outra natureza, o primeiro passo é fazer o pré-agendamento disponível diretamente na atividade de interesse. Após o preenchimento do formulário de pré-agendamento, a nossa equipe do núcleo de agendamento, entrara em contato para confirmar a visita.

Informações importantes:
O atendimento de grupos agendados bem como do núcleo responsável pelo atendimento, funcionam de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h. 
Os agendamentos estão sujeitos a disponibilidade de vagas.
Todas as informações necessárias para o dia da visita serão enviadas por e-mail no ato da confirmação.

Confira o cardápio de atividades disponíveis para agendamento:


Exposição Darwin, O Original

Exposição Darwin, o original (Foto: Renata Teixeira)

A exposição “Darwin, o original” está em cartaz até 26 de fevereiro de 2023. A mostra apresenta, por meio de peças audiovisuais, maquetes e obras interativas a vida, as teorias e o legado da revolucionária produção científica de Charles Darwin (1809-1882), famoso naturalista, biólogo e geólogo inglês, conhecido mundialmente por suas contribuições ao conhecimento da origem e evolução das espécies na Terra.

Com linguagem interativa, amparada no uso da tecnologia digital e em formatos diversos, a exposição é acessível para diversas faixas etárias e dá a cada visitante um maior número de caminhos e possibilidades para se chegar às reflexões e conteúdos propostos pela narrativa da exposição. Saiba mais

Para iniciar seu pré-agendamento acesse: Exposição Darwin, o original

Faixa etária indicada: a partir de 8 anos. 

Dias e horários: quarta a sexta, das 10h10 às 15h40.

180 vagas por dia.   


Um dia de Lazer (com ou sem piscina)

Mirante da Represa Billings (Foto: divulgação)

A proposta da atividade é um passeio livre, onde os integrantes do grupo poderão visitar de forma autônoma os espaços da unidade como as instalações lúdicas, campo de futebol, pista de atletismo, quadras poliesportivas, ginásio, áreas para piquenique, viveiro de plantas, bosque das araucárias ou até mesmo usufruir do nosso conjunto aquático que possui três piscinas (infantil, infantojuvenil e uma adulta).  
 
Para iniciar seu pré-agendamento acesse: Um dia de lazer (com ou sem piscina)

Faixa etária indicada: Livre.  

Dias e horários: quarta a sexta, das 9h às 17h. 

1000 vagas por dia.  (com piscina) 

3000 vagas por dia (sem piscina)  

*Sujeito a disponibilidade de vagas no estacionamento para Ônibus/Vans. 


Projeto Viva o Verde

O Viva o Verde é um projeto educativo de sensibilização às questões socioambientais por meio de atividades vivenciais mediadas pela equipe de agentes de educação ambiental do Sesc Interlagos. 

Trilha Billings

Passeio pela Trilha Billings (Foto: Divulgação)

Trilha mediada pela equipe de agentes de educação ambiental em área de recomposição de Mata Atlântica às margens da represa Billings, passando por matas ciliares, áreas de nascente, lagos e pelo Bosque das Araucárias. Durante o trajeto é possível observar a biodiversidade local e suas interações ecológicas, aspectos da flora e fauna, e refletir sobre temas socioambientais importantes para o nosso contexto: perspectivas históricas e urbanísticas de construção da represa Billings; manutenção das áreas verdes urbanas; conservação ambiental; recomposição florestal; e o papel das florestas na produção de água, proteção dos mananciais, na regulação do clima e manutenção da vida. Nesta visita o público poderá conhecer a instalação interativa Observatório da Paisagem Sesc Interlagos, um conjunto de painéis fotográficos que ajudam a compreender aspectos da hidrografia, geografia, áreas verdes e ocupação urbana do extremo sul de São Paulo. 

Vagas temporariamente esgotadas.

Faixa etária indicada: a partir de 7 anos. 

Dias e horários: quartas e quintas, das 10h às 12h e das 14h às 16h. 

40 vagas por período.  


Trilha Caminho das Águas

Caminho das águas (Foto: André Bueno)

Nesta atividade o público é convidado a percorrer o caminho das águas no Sesc Interlagos, passando por áreas de nascente, matas ciliares, pequeno curso d’água e lago central, até chegar ao Mirante Billings, excelente local para contemplação da represa. Um dos pontos do trajeto é a exposição Água Viva, um conjunto de instalações que estabelece a relação entre água e resíduos e a problemática do tempo de decomposição dos diferentes materiais. Durante o percurso é possível abordar diversos temas relacionados à água, suas dinâmicas ecológicas, sua relação com a floresta e os modos de cuidado e conservação deste elemento fundamental à vida.

Vagas temporariamente esgotadas.

Faixa etária indicada: a partir de 7 anos.  

Dias e horários: quartas e quintas, das 10h às 12h e das 14h às 16h. 

40 vagas por período.  


Expedição Viveiro

Crianças em contato com a horta agroecológica do Sesc Interlagos (Foto: Divulgação)

Visita mediada ao Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos, onde é possível conhecer a dinâmica de funcionamento dos seus espaços verdes educadores e estruturas sustentáveis: horta agroecológica, estufa de plantas, pomar, orquidário, composteiras e minhocário, sistema de captação e armazenamento de água da chuva (cisternas), alameda de mudas nativas de Mata Atlântica e o espaço lúdico Jardim das Brincadeiras. A partir de uma proposta vivencial, com linguagens adaptadas às diferentes faixas etárias e aos interesses dos grupos, o público é convidado a observar as interações ecológicas dos ambientes naturais e seus ciclos, e poderá experimentar diferentes aromas, cores, texturas e sabores.  

Vagas temporariamente esgotadas.

Faixa etária indicada: a partir de 4 anos.  

Dias e horários: quartas e quintas, das 10h às 12h e das 14h às 16h.  

40 vagas por período.  



Tesouros da Mata 

Crianças em contato com elementos da natureza (Foto: Divulgação)

Nesta atividade de caráter lúdico e educativo, as crianças vão percorrer áreas verdes e trilhas do Sesc Interlagos em busca dos tesouros da mata: uma diversidade de plantas, pedrinhas, sementes, frutos, gravetos, formatos, sons, aromas, texturas e sensações. Num percurso guiado pelo olhar atento e curioso da criança, nos deparamos com as belezas e surpresas que um ambiente vivo e biodiverso oferece. Durante o trajeto o público é convidado a observar, coletar, investigar e interagir em uma atividade que valoriza o protagonismo da criança, a relação em grupo, a experiência brincante e o encantamento com a natureza. Vi

Vagas temporariamente esgotadas.

Faixa etária: de 5 a 10 anos.  

Atendimento: quartas e quintas, das 10h às 12h e das 14h às 16h.  

40 vagas por período.  


Viveirista Mirim

Viveirista mirim em contato com a terra (Foto: Divulgação)

Nesta atividade a proposta é que as crianças possam interagir com o ambiente natural a partir de uma experiência lúdica e prazerosa, valorizando o brincar como linguagem fundamental da infância e a importância do convívio com a natureza para desenvolvimento integral da criança. Terão oportunidade de conhecer espaços do Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos, como a horta agroecológica, bosques e pomares, e o Jardim das Brincadeiras onde poderão vivenciar práticas de cultivo e cuidado com o ambiente (semear, adubar, colher, regar…) e usufruir do potencial brincante oferecido pela natureza e seus elementos. 

Vagas temporariamente esgotadas.

Faixa etária: de 3 a 10 anos. 

Dias e horários: quartas e quintas, das 10h às 12h e das 14h às 16h. 

30 vagas por período.  


Espaços Verdes Educadores

Horta agroecológica do Sesc Interlagos (Foto: Divulgação)

Nesta atividade professores e educadores poderão conhecer os espaços verdes educadores e estruturas sustentáveis do Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos (áreas de reflorestamento, horta agroecológica, compostagem, minhocário, cisternas para armazenamento e uso de água da chuva, Jardim das Brincadeiras) e experienciar práticas e metodologias educativas que exploram o potencial lúdico-pedagógico das áreas verdes. A atividade é um convite a exercitar o olhar para a natureza presente ao redor, a aperfeiçoar as práticas educativas ao ar livre, e a intervir nos espaços de atuação de modo a ampliar as oportunidades de convivência das crianças e jovens com a natureza.

Vagas temporariamente esgotadas.

Público atendido: grupos de professores, educadores e equipe de gestão escolar.

Dias e horários: quartas e quintas, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

40 vagas por período.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.