Animerp movimenta o Sesc Rio Preto de 10 a 12 de junho

08/06/2022

Compartilhe:

Após dois anos sem o evento presencial, a expectativa para o Animerp 2022 é grande. Mais de 1600 pessoas confirmaram presença nas mídias sociais, em postagens sobre o maior evento da cultura pop oriental e geek do Sesc SP. 

A nova edição do Animerp acontece nos dias 10, 11 e 12 de junho, com uma programação gratuita, e atrai não só aficionados de Rio Preto, como dos arredores da cidade. Este ano, além dos tradicionais desfile cosplay e vivências de Kpop, vale destacar os geek shows com The Kira Justice (dia 11, sábado, às 20h) e Eve (dia 12, domingo, às 19h). 

“Nós oferecemos uma programação geek que acontece mais em grandes centros. O Animerp é, possivelmente, o maior evento geek do Sesc SP e um dos maiores eventos geek do estado de São Paulo”, afirma Fernanda Silvestre, técnica de programação do Sesc Rio Preto. 

A proposta temática do Animerp 2022, no universo invertido, aborda de forma lúdica a ficção do horror. Em um contexto de isolamento social vivido durante dois anos de pandemia, muitas angústias ainda são mais difíceis de serem elaboradas. Nesse sentido, a escolha do tema deste ano surge como uma brincadeira. “O mundo virou de ponta cabeça e ficamos sem saber o que fazer. Nós, enquanto adultos, conseguimos conversar um pouco mais e externar essas inseguranças. Mas jovens e crianças ainda têm essa dificuldade. A ideia é fazê-los brincar com o medo e, de uma forma catártica, liberar um pouco disso que ainda estamos passando. Deixar tudo meio feio para depois a gente tentar deixar o mundo mais bonito”, diz Fernanda.  

Em uma abordagem política, a ficção do horror colabora para que possamos lidar melhor com os males reais e confrontar emoções obscuras; uma maneira de elaborar os próprios fantasmas, como explica o professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Júlio França: “O horror ficcional funcionaria assim como uma espécie de vacina que amenizaria as dores dos horrores reais e que (…) [nos inocularia] com injeções de horror imaginário contra o pânico que aflora diante dos horrores reais soltos na Terra”. 

As edições anteriores do Animerp têm muitas histórias. A ideia de um evento que contemplasse a cultura pop oriental e geek começou tímida. De 2001 a 2005, consistia numa exibição de animês. Em 2011 ele se tornou um evento de fato, com diferentes atrações. Sua última edição presencial, em 2019, foi um sucesso com o tema “Que a Força esteja com você!”. Neste ano, diante da grande expectativa do encontro presencial, o Sesc Rio Preto preparou uma programação com mais de 40 atividades gratuitas que abrangem os diferentes grupos dentro desse universo que é o Animerp: os que gostam de super-herois e HQ’s, os amantes de mangás, animês e culinária japonesa e a galera do kpop e das séries coreanas. 

A programação é elaborada com artistas locais e convidados, tendo como fio condutor a questão da diversidade, propondo uma discussão transversal sobre etarismo, racismo, lgbtqia+fobia, misoginia. 

“Colocar essa diversidade em destaque mostra um dos nossos grandes valores, porque a gente tem um compromisso de fazer com que esse meio geek seja menos tóxico, porque sabemos que existe um público dentro dele que é muito extremado. Então, a gente procura, por meio dessas programações e discussões, tornar o ambiente mais saudável, um lugar onde todo mundo se sinta confortável para curtir”, explica a técnica Fernanda Silvestre. 

Toda a unidade do Sesc Rio Preto se caracteriza para o evento, numa ambientação com a identidade visual, neon nomeando as salas principais, grafite na área externa da Comedoria e até um cardápio especial elaborado para o Animerp 2022. Você também pode entrar no clima curtindo a playlist do evento no Spotify

O Animerp 2022 acontece no Sesc Rio Preto nos dias 10, 11 e 12 de junho. Na sexta, dia 10, é possível curtir um esquenta: tem a DJ Luizy Lebrusky fazendo o Monstruosom, num set list com pitadas de Kpop, pop brasileiro e músicas geeks. E quem quiser entrar no clima, ainda na sexta, tem o Zumbifique-se, maquiagem característica com Ari Cipolato, antes da sessão do filme Invasão Zumbi 2

No sábado (dia 11, às 14h), tem o bate-papo Vozes do Terror, com a dubladora Úrsula Bezerra, conhecida como a voz dos personagens Goku criança (no animê Dragon Ball) e Naruto Uzumaki (do animê Naruto). Quem conduz a conversa é a jornalista Carol Costa, do @theenemybr.  

Outro encontro imperdível acontece no dia 12, domingo, às 13h: Terrores reais, com Ilana Casoy e Raphael Montes, escritores do livro “Bom dia, Verônica”, e roteiristas da série homônima, que está na segunda temporada na Netflix.  

E como sobreviver a um ataque zumbi, você sabe? Com base em divulgações científicas, o bate-papo com Lucas Miranda, do canal Ciência Nerd, acontece no domingo (dia 12, às 14h), para você saber o passo a passo, de acordo com a ciência, de como sobreviver a uma invasão. 

E para descontrair os medos, destacamos duas oficinas fofas e deliciosas. Criando Monstros, com artista plástica Daniela Águas, acontece no sábado e domingo (dias 11 e 12, das 13h às 16h) e vai transformar bonecos de pano em pequenos monstros. Já para os comilões, a oficina Culinária: Dalgona, com o chefe de cozinha Lucas Trujilo, será realizada no sábado e domingo (dias 11 e 12, das 14h30 às 15h30) e vai ensinar aos participantes o preparo da dalgona candy, biscoito inspirado na série sul-coreana “Round 6”. 

E o tradicional Desfile Cosplay, anima ainda mais os dois dias de evento. Os talentosos cosplays se apresentam no Ginásio de Esportes da unidade, sábado (dia 11), das 18h30 às 19h30, e domingo (dia 12), das 17h30 às 18h30. 

Toda as atividades do Animerp são gratuitas e a programação completa pode ser conferida aqui

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.